28.11.2022

Ei, Gente! :)

Muitas vezes uma sinopse conduz o leitor a pensar: mais um clichê literário vem aí. Porém, eu acredito que muitos, principalmente, do gênero chick lit, podem nos surpreender.

Calma, eu explico! Era uma vez, uma doutoranda que precisava de um namorado de mentira para que um plano funcionasse…. Fingir namoro em livro é uma premissa bem comum, né? É óbvio que ambos vão se apaixonar hahaha! Tipo novela, que a gente não precisa assistir para saber o final.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Porém, um clichê quando é bem escrito e com pequenos detalhes que surpreendem, faz tudo valer a pena. Esse mini contexto anterior que citei de namoros falsos, por exemplo, a diferença estava na protagonista. A personalidade, não estar presa naquela temática de que tudo é fácil para ela e por aí vai. Juro, são coisinhas que tornam essas histórias “mais da mesma” diferentes de verdade.

A gente até sabe o desfecho, porém, o chegar nele que faz o leitor ir até o capítulo final. Entendem? Claro, tem muito livro repetitivo e cansativo. Em contrapartida, tem muita coisa boa por aí que, às vezes, não pegamos para embarcar por ter um certo receio com clichês.

E sabe, por aqui, um romance água com açúcar é tudo o que eu preciso. Mesmo que o final já esteja entregue, desde a primeira página. Seja para sair de uma ressaca literária ou entrar no clima de Natal. Então, na minha humilde opinião: sim, clichês merecem ser lidos! Alguns vão ser mais um na listinha, outros vão ocupar o topo de favoritos do ano! ♥

Querem exemplos? Fiz uma listinha com algumas histórias que se encaixam nesse post. Aliás, clicando em cada título, já abre a resenha de cada uma. ;-)

1. I Love NY
2. Para todos garotos que já amei
3. Conto – Contrato de Natal
4. A hipótese do amor
5. Quase rivais

Crédito da Montagem: Pequena Jornalista
Crédito das Imagens dos livros: Amazon

É isso, pessoal. Agora me contem o que acham sobre clichês que encontramos nos livros. E podem indicar algum que marcou a vida de vocês! :)

Beijos, Carol.

Post Antigo: Ler ou não a sinopse?
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  • Oieee. Tudo bem?
    Eu curto muito ler clichês, não tenho nenhum problema quanto a isso. Como você falou, tudo depende de como o autor vai trabalhar o desenvolvimento do seu enredo e a forma como ele vai nos fazer ter química com seus personagens. Adorei as dicas. Bjus

  • carol

    Lia: Exatamente! Um bom livro, independe se é clichê ou não, tem de ter esses pequenos detalhes que fazem a diferença! ♥