11.05.2021

Ei, Gente! :) E o tema do dia é: você escolhe o livro pela sinopse ou não rola curiosidade? Só compra e vai ou presta atenção em cada palavra do mini texto que conta um pouco da história? Bom, eu tenho uma teoria hahaha. ♥

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Vocês sabem do meu amor por capas literárias, né? Mas eu também sou a doida das sinopses. Se os dois dão match, meu Deus, eu fico doida para burlar a minha leitura atual e correr para saber o que acontece no outro livro.

É muito raro eu não ler essa parte. Acho ela fundamental e, até alguns minutos atrás, eu nem sabia ao certo quem escrevia. Mas pelo que eu pesquisei é o próprio autor. Porém, não sei se funciona com todos. Enfim…

Uma sinopse tem o poder de fazer o leitor querer ler aquela história ou deixá-la para lá. Ao mesmo tempo, essa palavrinha pode nos enganar direitinho. A gente imagina uma coisa e a cada capítulo a gente se depara com outra.

Crédito da Imagem: @lou.click (Pequena Jornalista)

Claro que a surpresa pode ser boa ou não tão boa assim. Digamos, que ler esse resuminho tende a ajudar na expectativa. A frustração vem de brinde, mas quando supera positivamente o que pensei, a sensação é incrível. E quando é na mosca, eu adoro. Por exemplo, o livro “Adultos” (da imagem) me ganhou pela sinopse. Porém, rolou uma mini decepção nesse caso hehehe.

Acredito que as informações principais tem de estar lá, mas não rola entregar tudinho. Se não, perde a graça. Porém, é chato quando não faz o menor sentido. Enfim, mesmo me decepcionando ou me surpreendendo, faz parte do meu ritual ao escolher a próxima história que vou embarcar! Se não tem nada na contracapa, corro para orelha do livro.

Mas sabe, às vezes, eu tenho vontade de me arriscar.… Porém, eu teria de saber, ao menos, qual gênero literário se encaixa… Deus me livre uma capa perfeita, informação zero e o próximo da listinha ser um terror…. Era uma vez uma Pequena Leitora hahaha!

Brincadeirinha. Agora me contem: a sinopse costuma fazer parte do seu ritual ou é um mero detalhe? No mais, podem opinar à vontade. ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: Ops… Queria Ler de Novo!
Fan Page ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  • Acredito que uma sinopse bem escrita é a alma do livro. Gostei muito de conhecer essa teoria literária. Nem sempre leio a sinopse, já que tem horas que leio o livro porque ele tá fazendo um sucesso ou simplesmente porque a capa é bonita.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Oi Cah,
    Então, eu sou do pequeno time que não é influenciado por capas bonitas, então me resta ler a sinopse para ser ou não fisgada pelo livro. Mas, no geral, como eu disse lá no Instagram, por estar dentro da blogosfera e ter muito contato com blogs literários, algo que influencia muito minha leitura são as resenhas. Ás vezes compro um livro sem ler a sinopse por que algum blogueiro ou blogueira literária já falou dele, e em outros momentos eu penso em começar uma leitura, mas antes procuro por resenhas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Um livro que li sem ter olhado sinopse esse ano foi o vergonha, ele é tão bem falado no twitter e tem sempre uns quotes incríveis aí falei vou baixar e ler.
    Não me arrependo nada foi um dos melhores que já li esse ano e vou até comprar ele físico.
    Beijos!
    Pam Lepletier

  • carol

    Sil: É bem isso que você falou mesmo hahaha. ♥
    Emerson: Sim, tem de ser uma equilibrada. Mas às vezes ler sem saber muito o que esperar, pode surpreender. :)
    Leslie: Resenhas são vida! ♥
    Rafaela: Sim, ler a sinopse faz a diferença. Mas às vezes pode ser válido arriscar. :)
    Vanessa: Eu vou me arriscar mais e acho que esse livro você pode gostar, Van. ♥
    Diane: A curiosidade fala mais alto, né? hahaha :)
    Pam: Esse eu não conhecia. Bom saber!! Viu, arriscou e deu certo! ♥