15.08.2019

Ei, Gente! :) A Bienal do Rio está quase chegando e, pensando nisso, resolvi fazer um top 5 com uma das escritoras brasileiras que mais admiro: Thalita Rebouças! São livros que vão além do clássico “Fala Sério, mãe”, mas que estão na minha listinha de “preciso ler” ou “já li”. Então, vamos lá? Bom post! ♥ 

Top - Thalita RebouçasCrédito das Imagens: Saraiva 
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

1. Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática! (Editora Arqueiro) 
Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana (RJ), pois com a crise o pai perdeu o emprego e eles tiveram que sair do lindo apartamento na Barra da Tijuca. Resultado? Sua vida virou de cabeça para baixo! Ela perdeu sua privacidade e sua referências. A parte boa foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying devido ao seu jeitinho peculiar de ser. O problema é que a nossa protagonista está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Seus maiores medos: de ser excluída novamente, de não fazer amigos e sofrer com tudo isso!  Tetê é uma garota divertida, bem-humorada e que adora cozinhar. Porém, está muito mal. Será? Acontece que uma das características dela é ser (um pouco) dramática! Afinal, no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes. Ela já conheceu na prática a palavra amigo! Enfim, com o tempo, ela vai descobrir que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz. :)
Observação da Pequena: Esse é o primeiro da série “Confissões”. Me identifiquei tanto com essa personagem e apesar de ser uma série mais teen, eu aprendi muito. Quer saber mais? Tem resenha aqui.

2. Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado! (Editora Arqueiro) 
Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.”
Observação da Pequena:  Eu não li esse e não faço a mínima ideia do motivo, mas tenho certeza de que assim como o primeiro, vou amar saber mais sobre o Davi.

3. Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz! (Editora Arqueiro) 
Sinopse:  É o terceiro da série, que fala sobre a “vilã”, a Valentina. Com uma complicada história familiar e muitos traumas, Valentina vai contar o seu lado e mostrar por que age como age. Fofocas, intrigas, disse me disse e muito mais!
Observação da Pequena: Apesar de eu não ter lido o segundo da série, estou querendo embarcar logo nesse hahaha! <3

4. Adultos sem filtro e outras crônicas! (Editora Rocco) 
Sinopse: Nesse livro, nossa autora vez  escreve crônicas sobre relações familiares e amorosas, critica a ditadura da beleza, conta como são seus encontros com fãs, celebridades e taxistas, e ainda revela suas imperfeições, provando que a combinação entre ler e rir agrada a qualquer idade.
Observação da Pequena: Um livro que está na minha wishlist: sim ou com certeza?

5. 360 dias de sucesso! (Editora Rocco) 
Sinopse: Um grupo de amigos que só queriam levar um som e se divertir vêem suas vidas virar de cabeça para baixo quando publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. Retratando um fenômeno comum no meio artístico e ainda mais frequente em tempos de internet – a fama instantânea e efêmera. Um livro que fala sobre sonhos, ídolos, romance, traição, escolhas. E, claro, muita música.
Observação da Pequena: Eu jurava que esse livro era de crônicas e eu não faça a mínima ideia do motivo hahaha! Mas hoje li a sinopse e já acrescentei na minha wishlist da Bienal. 

***

É isso, pessoal. Claro, que a Thalita tem outros livros, mas esses estão na minha listinha! Agora me contem: qual livro vocês mais amam dela? E me indicam algum outro? =)

Beijos, Carol.

Post Antigo: A personagem literária mais dramática da vida

Fan Page ♥  Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *