Ei, Gente! :) E o top 5 literário da semana é de uma pessoa que é quase impossível não amar o que ela escreve: Martha Medeiros. Eu adoro as crônicas dela, mas percebi que de todos os livros, só li um e leio mais nas revistas e tal. Espero mudar isso o quanto antes! Enquanto isso, segue o que já embarquei e quatro que quero ler logo. Aliás, recentemente, a escritora lançou seu mais novo livro (O meu melhor), que estou louca para embarcar, mesmo que eu veja crônicas repetidas.Enfim, vamos lá? Bom post! ♥
Crédito das Imagens: Saraiva
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista
♥
1. O meu melhor (Planeta Livros)
Sinopse: Martha Medeiros completa 25 anos escrevendo crônicas semanalmente publicadas por jornais em todo o país.Para celebrar este aniversário, ela selecionou as 100 crônicas de maior sucesso em toda a sua carreira.
Observação da Pequena: Teve lançamento desse livro no Rio e eu não consegui, mas quem sabe a autora não volte na Bienal, né? Acho que é uma ótima oportunidade para quem não conhece ou de ler novamente textos, que sempre valem o repeteco!
2. Feliz por nada (L&PM)
Sinopse: Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar.
Observação da Pequena: Esse, por enquanto, foi o único que li da autora. Não lembro se na época, embarquei em todas as crônica, mas nesse que eu descobri, se eu não me engano, que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço!
3. A graça da coisa (L&PM)
Sinopse: Para Martha Medeiros, a grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa – sendo a “coisa”, no caso, a própria vida. É deixar ideias pré-concebidas de lado, saber rir de si mesmo, se reinventar; estar aberto para encontrar o amor onde menos se espera, é transformar a ansiedade em sabedoria, é saber ouvir, é um conjunto de pequenas atitudes que, se colocadas em prática, vão nos ajudar a levar uma vida mais desestressada e, de quebra, nos surpreender.
Observação da Pequena: Achei bem triste essa capa, mas pela sinopse é impossível não querer colocar na lista de próximos livros, né?
4. Felicidade crônica (L&PM)
Sinopse: Pelo que eu entendi, os 20 anos da cronista, foi o pretexto para lançar alguns volumes com crônicas sobre paixão, liberdade e felicidade. Neste volume, o leitor encontrará os melhores textos dela sobre os temas sem os quais uma existência feliz não se dá: curtir a vida, amor-próprio, família e outros afetos…
Observação da Pequena: Acho que de todos os volumes, esse foi o que mais me encheu os olhos. Alguém já leu?
5. Simples assim (L&PM)
Sinopse: A autora não tem solução para os nossos problemas, mas, com seu olhar afiado, aponta pequenezas da vida que tanto trabalho nos dão e nos faz lembrar uma máxima muitas vezes esquecida: a vida está aí para ser vivida. Simples assim! São 100 crônicas que transbordam a perspicácia, o olhar atento e a sensibilidade aguçada da escritora.
Observação da Pequena: É uma das capas mais legais e eu preciso ler esse urgentemente! Levar a vida com esse lema “simples assim”, dá a impressão de ter uma dia a dia mais leve e eu estou precisando muito. Todo mundo, né?
***
É isso, pessoal. :) E o esquema é o mesmo, assim que eu ler esses livros, posto aqui no PJ, ok? No mais, podem opinar à vontade!
Beijos, Carol. ♥
Post Antigo: Livros e Paris
leia também
Deixe um comentário