Ei, Gente! :)
Eu amo ler. Muito! Minha mãe nunca foi leitora assídua, mas sempre me incentivou (e incentiva até hoje) e sabe bem o quanto a leitura é tipo uma terapia extra para mim. E isso é uma das coisas que mais me deixa com o coração quentinho. Por mais que eu saiba que o exemplo faz a diferença, incentivar também é peça fundamental.
Não digo incentivar a leitura a qualquer custo, como fazer o outro ler apenas o que você acha que vale. Quando dou um livro de presente, procuro presentear com alguma história que sei que talvez faça mais sentido para o outro. Não adianta eu dar um livro clássico da literatura nacional se eu sei que a minha amiga gosta de romance de época e vice-versa!
E as crianças entram nessa também. Claro, é preciso ter um cuidado para saber se o conteúdo é para aquela idade e tal. Mas apesar de amar as histórias do Ziraldo, nunca vou negar “A princesa desastrada“, da Maidy Lacerda para a minha prima que ama ler. Acho que deixar a pessoa escolher em qual história gosta de embarcar é essencial. Com as ressalvas, óbvio!
Falando nisso, no último domingo, dia 15 de junho, fui com a minha prima e a minha tia na Bienal do Livro. E ela teve o primeiro contato como leitora assídua que vai atrás dos seus autores favoritos e fica com o olhinho brilhando! Ela conheceu a Maidy Lacerda de longe. Abraçou a Thalita Rebouças e conversou com a Flávia Lins e Silva! Ainda teve o prazer de conhecer autoras independentes que escrevem histórias que, provavelmente, vão conquistá-la. Foi lindo de ver! ♥
Ontem, fui com os meus sobrinhos e recebo a mensagem da minha cunhada falando que um deles queria muito voltar porque ficou empolgado com o livro do Homem-Cão! Em cada fila, em cada cantinho desse evento foi empolgante notar que apesar das telas constantes na vida das pessoas, a leitura está em alta sim e incentivar os outros a lerem é uma das melhores coisas. Porque sim, parece piegas, mas ler salva vidas, ensina muito e nos diverte, emociona a cada página!
No 1º dia também conheci uma família, que a filha deles estava já no 3º livro de Harry Potter. E dava para notar a paixão dela por livros. Deu um quentinho no coração, inexplicável. Enfim…
Se você está pretendendo ir ao evento, que acontece até o dia 22 de junho, próximo domingo, por mais cheio que esteja… Vale muito a pena! Estantes infantis, lugares para registrar memórias literárias, principalmente no Pavilhão 2. Aliás, vale foto no mural do Ziraldo. Tá lindo!! E confira a programação, marque o que mais gostar e aproveite! Incentive, compre se for viável e veja o que o outro gosta e você também!
E aqui vai uma ajudinha extra: alguns dos livros que a minha prima e meus sobrinhos garantiram! Obrigada, de nada hahaha. ;)
- Diário de Pilar no México (Zahar – Companhia das Letras – Flávia Lins e Silva – criança de 10 anos)
- Diário de uma garota esquisita (Harper Kids – Thalita Rebouças – criança de 10 anos)
- Diário de uma princesa desastrada (Planeta – Maidy Lacerda – criança de 10 anos)
- O Homem- Cão – volume 1 e 10 (são 12, se eu não me engano, e não precisa ler na ordem – Companhia das Letrinhas – Dav Pilkey – criança de 8 anos)
- A Menina Que Não Sabia Sonhar (Cristina Barretto – autora independente – criança de 10 anos)

♥
É isso, pessoal. Espero que esse post ajude de alguma forma. E, claro, essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta. Aproveitem a Bienal e leiam livros! No mais, podem opinar à vontade.
Beijos, Carol. ♥
Post Antigo: 5 formas de incentivar a leitura
Skoob ♥ Instagram
leia também






Ler faz muito bem para a saúde. Gostei de ver seus familiares alegres e sorridentes na fila de autógrafos.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia