09.04.2017

Ei, Gente! E a primeira entrevista com escritores do ano está no ar! \o/ Dessa vez, entrevistei a Clara Savelli, autora do livro “Mocassins e All Stars” (entre outras histórias), vencedora de prêmios relacionados à Literatura, como Paulo Britto de Literatura de 2011 na categoria Prosa. Ela é tipo mil e uma utilidades: escritora, colunista, redatora, bacharel em Relações Internacional and advogada. Ufa! Espero que gostem. Conta aí, Clara! ;-)

Clara Savelli - PJ EntrevistaPJ Entrevista: Clara Savelli 

1. As histórias que você escreve têm um pouco a ver com algum capítulo da sua vida ou tudo é fruto só da sua imaginação?
R: Olha, é um pouco dos dois. Não tem nenhuma relação direta entre o que eu escrevo e o que acontece na minha vida mas acho que, indiretamente, é possível traçar um paralelo. Eu sou inspirada por pequenas coisas do cotidiano – mas não necessariamente coisas da minha vida. Sou inspirada por aquilo que ouvi na fila do supermercado, por uma frase incrível de uma música, por uma história que uma amiga contou… Escritor é um bichinho especial: ele está sempre pensando o que você diz ou faz que pode estar em um livro!

2. Conte um pouco sobre a sua trajetória literária.
R: Eu escrevo desde que me lembro por gente, mas comecei a fazer isso “para valer” quando eu tinha 16 anos. Foi quando eu comecei a escrever Mocassins e All Stars no falecido Orkut. A comunidade do livro cresceu muito além do que eu esperava e, no final das contas, acabei sendo chamada por uma editora bem pequena para publicá-lo em versão física. Depois de alguns anos de enrolação, a primeira edição de Mocassins e All Stars saiu em 2014. A segunda edição saiu em 2015, por outra editora. Nesse meio do caminho o Orkut morreu e eu fiquei órfã de lugar para escrever. Sou muito motivada pelas postagens online e acho que a troca que esse tipo de escrita possibilita entre autor/leitor me faz ser uma escritora melhor. Por isso, quando descobri o Wattpad, me apaixonei perdidamente! Estou lá até hoje. Tenho dois livros concluídos na plataforma (Acampamento de Inverno para Músicos nem tão Talentosos e Tiete!), três contos concluídos (25 de Dezembro, Reencontros, Trufas e Anjos e Gato Preto) e um livro em andamento (Chinelo e Salto Alto). Somando todas as obras já tenho perto de 3 milhões de leituras na plataforma. Em março a editora Abril lançou um livro que tem um conto meu e conta apenas com “escritores-fenômenos” (eles que chamaram assim, rs) do Wattpad. Ele se chama Mundos Paralelos e está à venda nas melhores livrarias e nas bancas de jornal.

3. Se pudesse dar uma dica de ouro para quem deseja fazer parte desse mundo dos livros, qual seria?
R: Não desista! Nem sempre é fácil, nem sempre é divertido e nem sempre é legal! Qualquer carreira artística é muito complicada e a de escritor não é nada diferente. Vão existir aqueles dias que você vai querer jogar tudo para o alto e se esconder em uma caverna. Eu demorei muito tempo para entender que tudo bem. Isso faz parte do processo de escrita e, acima disso, do processo da vida. O importante é que você sempre tenha claro na sua cabeça: eu amo escrever? É isso que eu quero fazer pelo resto da minha vida? Se sim, dê tempo para você mesmo e continue seguindo em frente. O caminho é cheio de pedras, mas sigamos com esperança. Não desista!

4. Qual é a parte mais doce e amarga de fazer parte desse mundo literário?
R: Na minha concepção, a parte mais gostosa é poder conversar e conhecer meus leitores. No final das contas, eles são a base de tudo e o motivo pelo qual eu escrevo. Sem eles, não sou nada! Como eu disse, a troca que escrever online possibilita é simplesmente incrível. Sem falar que toda vez que eu encontro algum leitor ao vivo tenho vontade de chorar! Obrigada por existirem! A parte mais difícil é o mercado ainda ser tão difícil e fechado aos autores nacionais, de ficção adolescente e comercial. O que eu vejo é que houve uma grande evolução nos últimos anos, especialmente por conta do advento da internet e das mídias relacionadas ao livro (como o próprio Wattpad e a Amazon). Por isso, tenho certeza que vamos evoluir cada vez mais e que o mercado brasileiro ainda vai abraçar muito os autores nacionais! :D

5. Se pudesse salvar três livros de um incêndio, quais escolheria? (não pode escolher os seus hahaha)
R: Ai, meu coração! Provável que eu esquecesse todo o resto e corresse do incêndio com uma mochila cheia de livros, hahaha!
Eu salvaria Diário da Princesa, da Meg Cabot (o um né, porque são 11. Bem que eu queria salvar todos os livros dessa autora maravilhosa!), Três Metros Acima do Céu, do Federico Moccia e Os Treze Porquês, de Jay Asher.

Pergunta Bônus: Quais são as suas manias peculiares como escritora?
R:
 Para todo livro que escrevo, crio uma playlist temática no Spotify ou no Youtube. Nem sempre ouço as músicas enquanto escrevo, mas às vezes sim. Quando estou bloqueada, costumo me afastar do arquivo e ir ouvir essas músicas em outro lugar, carregando um bloquinho. É quase certo que vou desenferrujar, hahaha!

PJ Entrevista - Obras ClaraLivros da Clara (alguns)!
(Chinelo e Salto Alto ainda está em andamento.
Toda 3ª feira tem um pouco mais dessa história no Wattpad ^^)

***

Adorei, Clara. Muito obrigada! Essas entrevistas sempre me dão um empurrão para eu seguir o meu sonho de escrever e a sua não foi diferente. Sucesso sempre e continue essa pessoa mega fofa. E quem quiser saber mais sobre ela (e quiser mais informações sobre os livros e tal) é só clicar aqui, aqui e aqui. Ah! Ela também tem uma coluna no blog Psicose da Nina (outra blogger mega fofa).

E vocês? Gostaram? Já conheciam a Clara? Podem opinar à vontade! E se quiserem ver algum autor aqui no blog, podem enviar sugestões, ok? ;-)

Beijos, Carol

Crédito das Imagens: Clara Savelli 
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

Fan Page ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários