Ei, Gente! :)
Mês das crianças, nada mais justo que uma indicação literária para elas, né? Ao menos, para as maiores. Recebi da Rocco (selo Rocquinho) o livro “O trinca-ferro e o prisioneiro” e resolvi ler para trazer resenha em homenagem a essa época. Aliás, é do autor nacional Cristino Wapichana e ilustrado pela Taísa Borges.
Vamos lá? Boa leitura. ♥

Crédito da imagem: Pequena Jornalista
♥
Sinopse: Um canto de uma ave deveria ser um canto livre, certo? Porém, muitos querem aprisioná-los esses “cantos” dentro de gaiolas. Nesse livro, o autor conta a história de um pássaro trinca-ferro que nasceu para cantar, contudo foi separado de sua família para ser preso em uma gaiola e virasse mercadoria. Longe de seu hábitat natural, é levado para uma cela maior e na companhia de outro prisioneiro e seu canto traz uma importante lição a todos sobre liberdade e justiça.
Opinião da Pequena: É uma história triste, mas necessária. E acho que quando alguém conta para uma criança mais nova – que não saiba ler ainda, por exemplo -, pode florear um pouco, mas sem deixar de lado a importante lição de que nenhuma ave deveria ser presa, principalmente, para fins comerciais.
Eu não sabia sobre esse pássaro trinca-ferro, que pelo que eu pesquisei é um dos mais desejados do Brasil por conta do seu canto. Mas nada mais belo do que deixá-lo cantar de forma livre, né? ♥
Com uma linguagem simples, o autor consegue ensinar que esse destino de gaiola não é legal e é importante que todos tenham essa noção. E quando o prisioneiro entra em ação, tudo aflora mais. Acredito que quando a gente tem ideia do mal que tudo isso faz, desde pequeno, é um jeito de, talvez, mudar esse rumo da história.
Minha opinião é que esse livro é para crianças mais velhas e as menores devem ter a companhia de um responsável para talvez explicar de forma mais lúdica, digamos assim. Ao menos, eu tenho essa impressão. (:
A minha parte favorita é a ilustração de cada página. Taísa Borges mandou muito nas cores, nos traços. Por fim, eu que já tinha nervoso de pássaros presos, agora tenho mais ainda. E no meio do caminho, vou torcer para encontrar, em seu hábitat natural um trinca-ferro e escutá-lo cantar de forma livre. ♥
Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Fica a dica e não deixe de adquirir o seu exemplar de O Trinca-Ferro e o Prisioneiro através do meu link de associado. Ajuda muito o PJ! No mais, podem opinar à vontade.
Beijos, Carol.
Post Recomendado: PJ Leu – A fada mamãe e eu
Skoob ♥ Instagram
leia também






Parece ser uma leitura única e envolvente. Adorei!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia