19.11.2025

Ei, Gente! :)

Finalizei mais um livro que comprei na Bienal desse ano. \o/ Hoje, vou falar sobre “Balela“, da autora brasileira Solaine Chioro.

Vamos lá? Boa resenha!

Livro: Balela | Autora: Solaine Chioro | Editora: Alt | Número de Páginas: 234 páginas (livro físico) | Nota: 3,5 livros
Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Sinopse: Pietra só queria ter paz. Aos 25 anos, acaba de ser demitida de um emprego que odiava em uma área que não tinha nada a ver com ela. O problema é o medo de desapontar a sua mãe! Então, decide não contar a verdade para a família e se muda para o apartamento do padrinho Lunito, que é um dos poucos que sabe sobre a demissão!

Mas é difícil fugir das ligações insistentes da mãe, sempre querendo saber como anda o trabalho e planos para o futuro profissional. Para despistar, ela inventa que está namorando e muda o foco da conversa. Porém, outro problema surge: sua mãe quer saber o nome do genro e acaba perguntando para o seu padrinho, que acaba falando “Eric“, o vizinho insuportável.

Em uma onda de mentiras, Pietra precisa convencer a todos que os pombinhos de mentira estão verdadeiramente apaixonados. Enquanto isso, precisa descobrir como conciliar seus sonhos e sua carreira. E, talvez, nesse meio tempo descubra que Eric não seja tão irritante!

Opinião da Pequena: Esse é o segundo livro da Solaine que eu leio. Ela tem uma escrita leve e que quando você percebe já está nas últimas páginas da história!

Confesso que Reticências conquistou mais o meu coração, mas “Balela” também tem uma premissa divertida de embarcar. Aquela que a gente já imagina onde vai dar, só que não importa, é tão legal quanto.

Tem representativade e acho que pode ajudar muitas pessoas a lidarem com diversas questões, mesmo que de forma pincelada. Talvez o público mais novo, se identifique mais, porém isso não significa que os 35+ não vão se identificar, nem que seja nas entrelinhas. Por aqui, me identifiquei com a Pietra, principalmente, no quesito profissional.

Aliás, traz mensagens bem importantes sobre sonhos, carreira. Pensando nisso… É tão doido ter de escolher uma profissão tão cedo e talvez deixar de lado algo que você realmente gosta, né? E chegar ao consenso não é fácil, mas ter apoio faz toda diferença.

Deu um quentinho no coração o desfecho nesse sentido e a conversa com seus pais foi difícil e necessária. E eu preciso falar: adorei a relação dela com o pai e quando ela fala sobre o seu olhar ser parecido com o dele, automaticamente, pensei no meu. :’)

Voltando… Com a mãe a situação é mais complicada, mas acho que deixou tudo mais real. Não foi aquilo de “nunca existiria isso no mundo fora dos livros”, sabem? Enfim… Destaque para o Lunito, seu projeto e preciso dizer que senti falta de ter mais informações sobre o grupo Semba e eu super fiquei imaginando o ritmo da música fictícia “Balela” hahaha.

Crédito da Imagem: Amazon

Quanto ao namoro de mentirinha: Eric é um ótimo candidato! Me diverti bastante com esse personagem e ele deixou tudo mais engraçado, mesmo com os contratempos que já teve. Pietra é mais contida nessa história toda, o que é super compreensível, mas sei lá, queria que ela tivesse entrado mais no clima. E o Bombom foi a cereja do bolo em cada capítulo e virou um dos meus doguinhos literários preferidos. Ah! E no finalzinho, levei um susto, mas passo bem hahaha.

Resumindo: é uma história perfeita para quem quer algo leve, divertido e com lições que marcam, mas que não precisam de reflexões tão profundas, digamos assim. Ah! E para quem leu “Reticências”, saiba que temos atualizações da Joana e do Davi.

Enfim, já leu? Conta o que achou. Ainda não? Recomendo. No mais, podem opinar à vontade!

Beijos, Carol.

Post Antigo: PJ Leu – Vozes Negras
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário