06.11.2025

Ei, Gente! :)

Quase todos os dias eu recebo sugestões literárias de assessorias no meu e-mail. Se eu conseguisse, indicaria todas e mais um pouco! Mas então decidi que volta e meia eu vou postar as que mais me chamaram a atenção aqui no PJ. Uma forma de ajudar os autores e o trabalho de quem me ajuda diariamente também.

Para esse primeiro post, selecionei 5 livros que curti a premissa e que vocês podem curtir. Vamos lá? Boa leitura!

Crédito da Montagem:
Pequena Jornalista

Para começar, os nacionais. O primeiro foi “Intervalos“, de Cléo Busatto, que convida os leitores a desacelerar para prestar atenção na beleza dos instantes desse mundo contemporâneo. São textos curtos, onde há possibilidade de enxergar com novos olhos os pequenos hiatos do cotidiano! Observação da Pequena: Achei muito interessante a premissa e em breve espero conseguir ler. Acho que tá bem na minha vibe desse final de ano.

O segundo é a coletânea “Estudos em Escrita Criativa no Brasil 2025 – Escritores Brasileiros em Paris / Études en Écriture Creative au Brésil 2025 – Écrivains Brésiliens à Paris“, da escritora Patricia Gonçalves Tenório. É uma obra bilíngue que reúne textos de professores e jovens autores brasileiros – que a propósito foram descobertos no curso gratuito “Estudos em Escrita Criativa Social (EEC Social)” oferecido para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social em Recife. Observação da Pequena: Achei bem interessante a proposta e, até então, não conhecia!

O terceiro é “A amizade e o tempo“, do autor José Eduardo Medeiros. Nessa história, um cientista convida uma jornalista a escrever sua biografia e, entre memórias e contradições, segredos sombrios surgem à tona. É um romance que mistura mistério, lealdade e a fragilidade das lembranças, com ritmo envolvente e final surpreendente. Observação da Pequena: Desde que eu li “Uma vida e tanto”, meu interesse por esse tema de alguém pede para alguém escrever a sua biografia tem me chamado a atenção!

Crédito das Imagens: Divulgação e Amazon | Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

O quarto foi indicação da Giovanna Gregori Pinto, executiva de RH e fundadora da People Leap: “Essencialismo – a disciplinada busca por menos“, de Greg McKeown, que propõe uma abordagem focada no que realmente importa, ensinando líderes a priorizar e simplificar sem perder impacto. De acordo com ela, esse é um dos livros essenciais para executivos, founders e CEOs que desejam liderar com mais consciência, empatia e visão estratégica. Observação da Pequena: Esse também é outro que tenho muita curiosidade para ler e sempre vejo alguém recomendando.

Por fim, o quinto e último livro: “Os astronautas“, de Laura Ferrero, que traz um romance de autoficção. A narrativa parte de uma fotografia da infância que reacende questionamentos sobre a própria família e leva a protagonista a revisitar lembranças marcadas por ausências, traumas e memórias fragmentadas. Com metáforas ligadas à exploração espacial, a autora constrói universos paralelos que traduzem o distanciamento emocional e a busca por pertencimento, mostrando como memórias podem ser reconstruídas e ressignificadas através da literatura. Observação da Pequena: Gosto da ideia de tudo ter começado através de uma foto.

***

É isso, pessoal. :) Qual livro chamou mais a sua atenção? No mais, podem opinar à vontade. Aliás, para garantir o exemplar e ter mais informações o link está no nome de cada obra. Quer enviar alguma sugestão? Anota o e-mail: pequenajornalista@pequenajornalista.com.

Beijos, Carol.

Post Recomendado: Ler ou não a sinopse?
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *