18.04.2025

Ei, Gente! :)

Sexta-feira Santa e uma leitura que fala sobre maternidade. Afinal, Jesus crucificado também tem a ver com a perda de um filho para uma mãe.

Então, para o dia de hoje resolvi falar um pouco sobre o que eu achei de “Ave mãe“, da autora Neusa Azevedo. Vamos lá? Boa leitura. ♥

Livro: Ave Mãe | Autora: Neusa Azevedo | Editora: LC Editorial | Número de Páginas: 87 páginas (livro físico) | Nota: 3,5 livros
Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Sinopse: Ave Mãe é um livro que retrata a luta em busca de se aceitar a morte da mãe. Para isso a autora escreve e em cada palavra escrita a perda vai sendo elaborada. É claro que há muita saudade, mas há também a aceitação de que todos um dia irão morrer. É assim que se fala em flores, em confidências, em costumes e em amor (muito amor). 

Opinião da Pequena: Livros de poesias sempre me fazem refletir. Cada estrofe, palavra escrita! Com “Ave mãe“, da autora brasileira, não foi diferente.

Cada letrinha me fez pensar na saudade que sinto do meu pai. Não sei o que faria sem a minha mãe! E senti, na medida do possível, como a Dona Ronan marcou a vida da Neusa. Não tenho dúvidas, que onde quer que ela esteja, está muito orgulhosa da sua criação.

Alguns poemas fizeram mais sentido para mim. Outros, também, mas talvez em uma intensidade menor, ao menos de acordo com a minha vivência! Porém, todos, sem exceção, são repletos de carinho, saudade, lembranças, amor e um luto que está sendo sentido em cada página.

Destaque para “Sonho com mamãe“, que remeteu aos sonhos diversos que tenho com o meu pai, avô, dentre outras pessoas que sinto tanta falta e acabo matando a saudade através do “fechar os olhos”. “Estrelinhas” também foi um dos meus favoritos! A capa é bem linda e as ilustrações florais idem.

Normalmente, livros do gênero me fazem devorar a leitura. Esse, eu demorei um pouco mais. Por mais que se trate de um tema difícil com delicadeza, algumas horas, precisei parar e respirar um pouco. Mas talvez sejam fases, não sei. Por isso, a nota não máxima.

Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Independente disso, é uma leitura que recomendo. Para quem gosta do estilo de livro ou quer ler mais poemas, de autores nacionais. A escrita da Neusa é fluida, rebuscada e que faz a gente entender a importância da literatura nacional.

Em breve, vou trazer a resenha de “Segredos nossos“, da mesma autora. Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Fica a dica. No mais, pode opinar à vontade! ;-)

Beijos, Carol.

Post Antigo: PJ Entrevista – Neusa Azevedo
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *