23.07.2024

Ei, Gente! :)

Há séculos não posto teorias (da minha cabeça) sobre o mundinho literário. Dessa vez, vamos falar sobre ele: o tão temido spoiler hahaha. Afinal, será que só tem gente que foge dele ou há quem não ligue para informações antes da hora em uma leitura?

Com base no que vejo no Clubinho e na minha experiência como leitora, trouxe a minha opinião sobre o tema. Vamos lá? Bom post.

Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

Bom, todo mundo foge de spoiler, certo? Afinal, qual é a graça de ler uma história, onde já sabe de algumas informações relevantes? Como quem morre no final, quem fica junto, o plot twist e por aí vai?

Lembro que uma vez na aula da pós, uma amiga falou (sem querer) de um tal livro e soltou “ah, esse autor me irrita, matou a personagem principal” e sendo que eu queria ler “/. Fiquei de boa, mas acabei riscando o título da minha lista de próximos hahaha.

Antigamente, eu soltava alguns spoilers e nem percebia. Porém, cada vez mais tenho cuidado para não falar mais do que devia. Principalmente nas resenhas do blog e no Clubinho do PJ. Não quero que os outros tenham a mesma sensação de desânimo, sabem?

Porém, no Clubinho do PJ descobri que saber de alguns detalhes antes pode incentivar quem está atrasado na leitura. Então, acaba não atrapalhando e, sim, ajudando. Claro, há quem não goste, mas em contrapartida, há quem prefira para saber se vale a pena continuar ou não.

Confesso que por aqui eu só prefiro saber se não tiver jeito. Por exemplo, estou em uma leitura coletiva e estou atrasada nos capítulos, aí vou acabar pegando mesmo e tudo bem! E indo na direção do que falei anteriormente, até me incentiva a continuar lendo. Contudo, se eu tiver escolha, prefiro ficar longe do spoiler.

Crédito da Imagem: Estante da Alê

Ah! Tem gente que tem memória de peixe e acaba esquecendo o que contaram sobre tal livro. Então, spoiler é o de menos. Então, a minha teoria é que tem de tudo um pouco. Aqueles que gostam e aqueles que ficam possessos com informações que não foram pedidas hahaha.

Na minha humilde opinião, o importante é sempre perguntar e respeitar o amigo leitor! Se o spoiler for bem-vindo, fique à vontade. Se não for, segura o final do livro para você! Por fim, sempre alerte se tiver spoiler, a conversa, o post e tal. E não ache também que tudo se encaixa nessa palavrinha. ;-)

Mas agora eu quero saber: qual é a sua opinião sobre spoiler? Problema, incentivo ou depende? No mais, pode opinar à vontade.

Beijos, Carol.

Post Antigo: Ler ou não ler a sinopse?
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Oi, Carol!
    Tudo bem?
    Eu amo spoiler, acredita? Eu não ligo, pelo contrário, às vezes peço pras pessoas me contarem. Isso funciona como um filtro para eu saber se invisto ou não naquela leitura.
    Você já pensou em dar uma chance pro livro que você riscou? Às vezes há tantas outras coisas legais nessa história…

    (Apesar de gostar de um spoiler, eu sempre pergunto pras pessoas que estão ao meu redor se elas gostam ou não. Acho que é um cuidado com quem vai ouvir sobre o livro. Se elas não gostam, tento respeitar.)

    Um beijo carinhoso,

  • Acho que depende. Acredito que no fundo, no fundo, todo mundo gosta de um spoiler. Eu vejo como incentivo, quando leio ou vejo um fico ansioso para saber como isso sucederá na obra.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia