19.04.2022

Ei, Gente! :)

No Dia do Jornalista (07.04), eu abri uma caixinha de perguntas no Insta sobre essa profissão. Fiquei de responder por lá, mas contrariando a ideia de que todo profissional da área é extrovertido e tal: saiba que aqui encontra-se uma jornalista tímida e que não consegue gravar stories falando se tem alguém em casa hahaha.

Sendo assim, vou responder da forma que acho que me comunico melhor: através de um post escrito. Vamos lá? Boa leitura! ♥

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

1. Como é o mercado de trabalho hoje em dia?
R:
Me formei em 2009. Nessa época, o digital não era tão forte, mas já começava dar as caras. Aliás, essa força faz com que a gente tenha de inovar e se atualizar constantemente. Caso contrário, a gente fica para trás. Algumas coisas são difíceis, mas tendo em mente o que você gosta, é possível olhar para frente sem aquela sensação de “perdi meu tempo”!

2. Já passou algum perrengue na sua profissão?
R:
Alguns hahaha. Uma vez colaborei com uma matéria impressa, onde tinha que contar quantos passos tinha uma passarela (de uma ponta a outra) no meio de uma avenida. O local era meio “clandestino”, não era feito para cortar caminho. Porém, era o que tinha para os pedestres. Segurança zero! Mas deu tudo certo e hoje é até engraçado lembrar hahaha.

Obrigada pela participação, meninas!

3. Você gostou de ter escolhido essa profissão?
R: Sem dúvida alguma! Quase nunca a profissão é valorizada e já bateu desânimo muitas vezes, mas aprendi que isso faz parte da vida adulta. Independente da área que escolheu. Em contrapartida, talvez, hoje em dia, escolheria uma faculdade ligada ao marketing. Acho que o mercado dá mais oportunidade. Mas nada impede que o jornalismo seja a sua escolha. Veja qual é a sua vontade e onde deseja chegar. Já trabalhei como assessora de imprensa, produtora de conteúdo digital e hoje estou muito feliz como redatora freela. Aliás, ter a possibilidade de conciliar esse trabalho com o blog e outros projetos envolvendo a escrita e a leitura é o que sempre sonhei!

4. Sobre ser jornalista: o que você mais gosta, além de escrever e ler?
R:
Conhecer histórias e aprender de tudo um pouco. É muito legal um dia preparar uma matéria sobre botões de elevadores e no outro falar sobre pijamas. Tem pauta de geologia e, até mesmo, de velório (uma vez, eu vi essa pauta, mas acabei nem pegando hahaha). São inúmeros assuntos e isso é tão incrível. E saber que de alguma forma eu vou ajudar alguém do outro lado, com informações relevantes, faz total sentido para mim! ♥

***

É isso, pessoal. :) Amo a minha profissão. Amo escrever e pesquisar de tudo um pouco! Não é fácil e já tive muitos surtos hahaha. Mas de alguma forma, sinto que estou no caminho certo! ;-)

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Aliás, um recadinho bem importante: tem muito profissional que usa o sensacionalismo para vender matéria. Essa forma não é muito o meu estilo, gosto de informar de maneira mais leve e que faça a diferença. Deixar a vida mais tensa não faz muito sentido para mim!

Não gosta de algum veículo e/ou jornalista? Você tem todo direito, mas não vale generalizar e é só não dar ibope. Tem muito profissional que merece respeito e que muitas vezes nem imaginamos os perrengues escondidos por trás dos bastidores (que ele passa)! ♥

Concordam? No mais, podem opinar à vontade!

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Beijos, Carol.

Post Antigo: Inventando Ana
Fan Page ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  • Parabéns por exercer essa profissão linda tão bem! Adorei suas respostas e conhecer mais da jornalista que você é.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Vanessa: Obrigada, Van. Disse tudo! ♥

    Emerson: Ah! Seu fofo. Parabéns também pelo seu dia e por exercer tão bem esse papel. :)