30.06.2021

Ei, Gente! :) Na pandemia, a maioria dos livros não aborda sobre o momento em que estamos passando. É bom que a gente sai um pouco desse foco, mas quando escrevem histórias sobre, dá a sensação de que não estamos sozinhas, né?

Em uma live, conheci a Tati, que organizou “Cartas de uma pandemia“, publicado pela Editora Claraboia. Elas me enviaram a versão e-book e foi uma leitura bem importante e acho que pode ser válida para vocês também. Vamos lá? Boa resenha! ♥

Livro: Cartas de uma pandemia | Organizadoras: Tatiana Lazzarotto e Tainã Bispo | Editora Claraboia
Crédito da imagem: Pequena Jornalista
Nota de 1 a 5: 4,5 livros

Sinopse: Se você pudesse escrever uma carta para si mesma antes da pandemia ser decretada, o que diria? Tatiana Lazzarotto e Tainã Bispo, da Editora Claraboia, perguntaram nas redes sociais e o resultado é esse livro “Cartas de uma pandemia”. São relatos marcantes, de pessoas de diversos lugares e pontos de vistas.

Opinião da Pequena: Quando soube desse livro de cartas sobre esse momento tão doido, coloquei na minha listinha. Imaginava que seria um tema tenso, mas embarquei. Afinal, por mais que eu ame histórias leves, é bom ler algo que fale do cenário atual. Bom no sentido de não se sentir sozinha, sabe?

Algumas cartas me marcaram mais, mas todas foram relevantes. Simples frases, como “você vai sentir falta de dividir um copo”, “que não temos controle de nada“, “usar um batom vermelho”, são palavras que nos identificamos, mesmo adaptando para a nossa realidade. :’)

Outros testemunhos tem um cunho mais poético, falam de perdas, em alguns a pegada é mais política. Temos também a visão de uma criança. Aliás, a inocência dos pequenos é valiosa! Brasileiros de fora, daqui mesmo. Diferentes visões e realidades, porém, com o mesmo desejo: que esse presente se torne um passado bem distante. Mas que os aprendizados não fiquem de fora do futuro.

A Pequena que vos bloga e a tão desejada primeira dose.
Dá para notar o meu sorriso de orelha a orelha, né?

E se eu pudesse escrever uma carta para a Carol, de março de 2020, diria: “Aproveita cada segundinho do show do Maroon 5. Não reclame de ter de sair e querer ficar em casa. Os próximos meses, você vai ficar no seu lar doce lar, mas não por opção. Em compensação: vai estreitar laços com as pessoas que mais ama e entender o quanto a máscara protege. (Lembra quando você viu a sua sogra com máscara no aniversário e achou diferente?)

Ela assusta no começo, incomoda, mas é necessária. E sabe o medo de vacina? Acredite, você nunca vai desejar tanto tomar uma e quando for a sua vez, vai sorrir de orelha a orelha, mesmo com uma agulha no meio. Esse momento é ideal para praticar a empatia, mas saiba que nem todos irão, por mais que enfrentem esse vírus cara a cara. Mas isso, não temos o controle. Faça a sua parte e valorize os mínimos detalhes. Até nos momentos mais difíceis. Vai passar!

Enfim, não é uma leitura simples. Em contrapartida, acho que vale cada carta. Apesar de ser um assunto que remete à tristeza, de alguma forma nos dá uma esperança. Tá todo mundo no mesmo barco. Alguns na mesma direção, outros em caminhos opostos. Mas acredito que a maioria deseja o mesmo: a vida normal, mas com mais empatia e vivendo um dia de cada vez. Recomendo! :)

Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Fica a dica. E quem quiser embarcar, pode comprar através do meu link na Amazon. E obrigada Tati e Editora Claraboia. Parabéns pelo trabalho! ^^

Beijos, Carol.

P.S: Apesar de ter sido uma cortesia da Editora, não é um post de parceria. Li porque é um assunto que faz total sentido, mesmo eu curtindo outros tipos de leitura. ♥

Post Antigo: Quarentena da Pequena
Fan Page ♥ Instagram   

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários