06.10.2020

Ei, Gente! :) Na última quinta-feira, rolou a primeira live do PJ no Insta. Junto com a minha amiga Juju Bittar, comentamos sobre algumas histórias favoritas e clássicos que ainda não embarcamos (e alguns vão continuar nesse status hahaha). Então, para quem perdeu, segue um resuminho desse encontro virtual e dos livros que citamos! ♥

Três livros favoritos da Pequena e da Juju:

1. Menina de 20 (Sophie Kinsella)
De quem: Eu e Juju
Sinopse: O espírito da tia-avó de Lara Lington, aparece misteriosamente com o último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com “probleminhas” do dia a dia: a sócia fugiu, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem “perfeito”. Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade! ♥
Observações: A pequena que vos bloga e a Juju possuem um gosto literário meio parecido e as duas falaram desse livro, que pela milésima vez: é perfeito!

2. Malas, memórias e marshmallows (Fernanda França)
De quem: Eu
Sinopse: Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar pelo mundo afora. Então, Mel embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.
Observações: Foi através desse livro que conheci a minha autora brasileira favorita e que hoje tenho o maior orgulho de ser leitora beta dela.

3. Corajosa sim, perfeita não (Reshma Saujani)
De quem: Eu
Sinopse: A busca pela perfeição acaba nos limitando. É preciso na verdade exercitar o músculo da coragem. O que não é fácil também! Mas quando deixamos a necessidade de perfeição para trás, encontramos liberdade, alegria e todas as coisas boas que queremos na vida. É preciso tentar, antes de pensar em desistir. E, com base na sua vida e na de outras histórias, a fundadora da ONG Girls Who Code, a Reshma Saujani, escreveu esse livro inspirador sobre coragem. ;-)
Observações: Esse livro foi o 1º que li em 2020 e entrou recentemente para a minha listinha de favoritos, que a propósito é ainda maior. Mas como ele me ajudou muito, escolhi para ocupar um dos lugares nessa live.

4. A menina que roubava livros (Markus Zusak)
De quem: Juju
Sinopse: Horas depois de ver seu irmão morrer nos braços de sua mãe, que era comunista, Liesel Meminger é adotada por Hans e Rosa Hubermann. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala “O Manual do Coveiro”, livro que o rapaz que enterrou o seu irmão deixou cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria. Através dos livros, Liesel descobre um mundo diferente do cenário triste de uma guerra, que transformava a Alemanha diariamente. Ela descobre o real significado do amor, da amizade e da lealdade. E as palavras que Liesel encontrou nessas páginas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, pai adotivo mais amável do mundo, e Max Vandenburg (o judeu do porão), Rudy Steiner e a Morte, que a propósito é a narradora.
Observações: Como não se apaixonar por essa história? A maneira como é contada, a inocência da Liesel e do Rudy, tudo no meio de uma Guerra. E quem salva tudo? Os livros. Foi escolha da Juju, mas eu também mega concordo com ela!

5. Tudo o que é sólido pode derreter (Rafael Gomes)
De quem: Juju
Sinopse: Thereza é uma jovem cheia de sonhos, e junto com ela e seus amigos da escola se envolve no mundo da literatura e descobre que, sim, a vida fica muito mais encantadora na companhia de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Camões. Essa história traça paralelos entre os livros e a vida, e constrói uma crônica juvenil delicada e divertida, que mistura humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.
Observações: A Juju contou que comprou por conta do preço, mas o livro foi além e conquistou um dos topos dos favoritos dela. E eu fiquei com muita vontade de embarcar!! ♥

Crédito das Imagens: Amazon
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

Três clássicos não lidos da Pequena e da Juju:

1. Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
De quem: Juju e Eu
Sinopse: Esse romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato.
Observações: Mais um livro que as duas falaram. A Juju quer ler, mas não sabe quando hahaha. E eu também e a intenção é ler ainda esse ano. Será que consigo? Façam as suas apostas hahaha!

2. Harry Potter (J.K. Rowling)
De quem: Juju
Sinopse: Dispensa sinopse, né? hahaha =)
Observações: Ela assistiu aos filmes, mas os livros…. Mas quem sabe um dia a gente embarca em todos, né? Sim, eu só li o primeiro hahaha. Então, to com a Juju também. Mas amamos esse universo, ok?

3. A culpa é das estrelas (John Green)
De quem: Juju
Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante. E como em todo bom enredo há uma reviravolta, a de Hazel tem nome e sobrenome: Augustus Waters (conhecido como Gus), um garoto bonito que ela conhece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. 
Observações: A Live foi finalizada com essa polêmica hahaha. Juju não tem muito paciência com a história e nem com o autor hahaha. Mas prometi que a amizade continua hahaha!

4. It: a Coisa (Stephen King)
De quem: Eu
Sinopse: Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.
Observações: Sei que é um autor clássico e o livro mais ainda, porém, sou muito medrosa para encarar uma história assim. Só de ler a sinopse, já bateu medo de dormir sozinha hahaha! E juro que não é preconceito literário, é só medo mesmo. =D

5. Romeu e Julieta (William Shakespeare)
De quem: Eu
Sinopse: Dispensa sinopse também, né?
Observações: Quando declarei isso na live, muitos ficaram chocados hahaha. Masss apesar de ser apaixonada por Verona, a casa da Julieta e tal…. Não li esse clássico, mas tenho uma edição linda aqui em casa! Então, tô perdoada, né? hahaha

Crédito das Imagens: Amazon
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

É isso, gente! Quem quiser assistir a live, salvei lá no IGTV do Pequena Jornalista. Fiquei bem tensa, com vergonha. Mas quando chegou a hora, me senti em casa. :) E com a Juju, que sempre me incentiva e é uma das minhas melhores amigas (e uma artista incrível), foi bem legal e estamos pensando em ter um quadro lá no Insta hahaha. Obrigada a todos que acompanharam, como família e os amigos! ♥

Agora me contem: um livro favorito e um clássico não lido?

Beijos, Carol.

Post Antigo: Julianices e Carolices – Musicais que eu amo!
Fan Page ♥ Instagram 

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  • Poxaaa, eu perdi essa live. =( mas ainda bem que salvou, assim vou poder conferir tudinho por lá, Carol!
    Sei bem como é ficar tensa na hora de live, comigo é a mesma coisa, por isso não faço e nem tenho canal em Youtube kkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Eu amei a live de vocês, parabéns! <3
    Menina, eu li Menina de 20 há tantos anos, acho que preciso reler, não lembro de muita coisa da história! E AMEI a história de Malas, Memórias e Marshmallows, já vou procurar para adicionar na listinha!!
    E olha, eu vou cobrar a leitura de Harry Potter, hein? :)

  • carol

    Marcela: Hahaha verdade. Assusta muito! :)
    Pathy: Depois me conta se conseguiu assistir. Menina, agora tô adorando essa história de live. Mas mega te entendo, bate um nervoso hahaha. ♥
    Emerson: É um dos melhores livros da vida! :)
    Dani: Muito obrigada por ter acompanhado. Foi incrível! E a gente vai começar a ler hahaha. E lê de novo sim “A meninas que roubava livros” e o da Fê França vale muito a pena. ♥ Essa semana é a nossa uhuuull.