12.05.2025

Ei, Gente! :)

E a indicação literária da vez é “As pessoas na plataforma 5“, da Clare Pooley. Um romance repleto de lições e com uma nota perfeita da autora.

Vamos lá? Boa leitura.

Livro: As pessoas na plataforma 5 | Autora: Clare Pooley | Editora: Verus | Número de Páginas: 327 páginas (livro físico) | Nota: 4,5 livros
Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Sinopse: Todos os dias, Iona Iverson, uma extrovertida colunista que dá conselhos em uma revista famosa, percorre de trem as dez paradas de Hampton Court a Waterloo acompanhada por sua cachorrinha, Lulu.

Todos os dias ela vê as mesmas pessoas, as quais conhece apenas pelo apelido que dá a cada uma delas. Claro, eles nunca conversam. Todo mundo sabe que a regra nº 1 no transporte público de Londres é não conversar com estranhos.

Até quem em uma manhã, o homem que ela chama de Surbiton Chique-Mas-Sexista engasga com uma uva bem na sua frente. Ele não morre graças à ajuda de Sanjay, o Suspeitamente Bonzinho de New Malden.

Esse único evento inicia uma reação em cadeia, e esse grupo eclético de pessoas sem quase nada em comum vai descobrir que as suposições que faziam um sobre o outro não chegam nem perto da realidade.

Pelo jeito, conversar com estranhos pode ensinar muito sobre o mundo ao seu redor e, claro, sobre você mesmo.

Opinião da Pequena: Mais uma leitura do Clubinho concluída com sucesso!

Rendeu ótimos debates e tiramos lições valiosas, sobre solidão, etarismo, tirar conclusões precipitadas sobre as pessoas, dentre outras.

A escrita da autora é bem fluida e os capítulos curtinhos ajudam a leitura render mais. A premissa é pra lá de interessante e ter a visão de cada personagem central da história torna tudo ainda melhor. Mesmo com alguns floreios, acho que dá para o leitor se identificar com as situações e características das “pessoas” apresentadas nas páginas. É um livro bem gente como a gente, na medida do possível.

Alguns capítulos prendem mais do que outros. Rola, em alguns momentos, uma sensação de “poxa, poderia abordar isso com mais profundidade” ou até “nossa, esse personagem merecia um livro só para ele“. Enfim, coisas que acontecem hahaha.

Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Confesso que achei que eu devoraria mais rápido cada página. Apesar de tratar com leveza os temas, achei um livro um pouco mais pesado ou talvez eu que não esteja no meu melhor momento, sei lá hehehe! Também não entendi algumas aparições de personagens do nada ou talvez eu só tenha papado mosca, vai saber… Só que mesmo com essas ressalvas, foi uma leitura que eu abracei no final e queria conversar com muitos personagens na vida real.

Falando nisso, a Iona é aquela protagonista incrível, cheia de nuances e que ensina muito! Mas o Sanjay foi de longe o meu favorito. :’) Me surpreendi com o Piers, quis abraçar a Emmie, concordei inúmeras vezes com a Lulu e aprendi muito com a Martha.

Quem diria que um trem poderia se transformar em tantas histórias, em apenas algumas paradas? Adorei os apelidos e achei bem real: quem nunca apelidou tal pessoa que vê com frequência, mas não conversa? Aliás, essa parte rendeu boas risadas por aqui! E

Adorei os romances nas entrelinhas e claro Bea e Iona! E… Chefes podem ser terríveis, colegas de trabalho também, mas há muita gente do bem no mesmo grau. Muitos momentos são emocionantes e alguns capítulos mereciam mais detalhes, mas acho que a Clare Pooley talvez quisesse mostrar, de fato, a vida como ela é, acontecendo mesmo.

E já que toquei no nome da escritora: foi a melhor “nota da autora que já li! Faz o livro ter ainda mais sentido, juro! Enfim, recomendo de olhos fechados.

Date Literário do Clubinho

Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Fica a dica! No mais, podem opinar à vontade. E se quiser garantir “As pessoas na plataforma 5” e ajudar o PJ, não esqueça de comprar com meu link de associado.

Beijo, Carol.

Post Antigo: Lista do Clubinho
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário