23.04.2025

Ei, Gente! :)

E no Dia Mundial do Livro, resolvi falar sobre um projeto despretensioso do PJ: Esquecidos da Pequena, onde eu esqueço uma história literária em algum lugar desse mundo, com um bilhetinho para quem encontrar. Acho que é uma das formas de fazer com que as pessoas se encantem também por livros, assim como eu.

Quer saber mais sobre essa ideia? Trouxe cinco curiosidades! Boa leitura.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

1. Eu não lembro exatamente quando começou a ser mais rotineira essa prática, mas lembro que o 1º livro que esqueci foi no aeroporto e o título foi “Eleanor & Park”. Daí, quando entrei no avião, um passageiro falou “quase te chamei, mas aí percebi a ideia”. Deu uma sensação muito boa! Deixando claro, que essa ideia não é autoral, viu? Mas alguma amiga falou e fiquei com isso na cabeça e comecei a por em prática.

2. Nem sempre recebo um retorno e a intenção nem é essa. Mas quando vem alguém falar “encontrei o livro e tals”, a sensação de que essa pequena atitude mudou o dia de alguém, me deixa sem palavras! Aliás, um dia eu estava na Bienal de SP e uma menina me parou para falar que ela encontrou e que foi uma das melhores histórias que ela já leu! :’)

3. O ritual sempre foi o mesmo: disfarçava, deixava em algum cantinho e vida que segue hahahaha! Porém, um dia, um menino veio correndo atrás de mim falar “senhora, você esqueceu o seu livro“. Ai eu disse “então, essa era a intenção” e ele falou “ahhh” hahaha. Desde então, o bilhete que deixo é gigante para deixar claro que a ideia é essa hahaha!

4. Por conta da curiosidade anterior, hoje em dia fico com vergonha de deixar na cara dura. Juro! Sei que é bobeira e nem tem motivo, mas por ser tímida, fico com receio de alguém ter a mesma atitude hahaha. Não me importo que a pessoa saiba que sou eu, porém, acho mais legal ter um mistério a princípio de “quem deixou esse livro aqui”, sabem?

5. Nem todos livros que deixo, eu já li. Alguns estão encalhados na minha estante e acho que vão ser mais úteis em outras casas! Ah! Esse ano, eu decidi que, ao menos, uma vez por mês, vou esquecer o livro em algum lugar, que variam muito: em algum ponto turístico que eu visitar, mercado, shopping, cafeteria, entre outros lugares.

O “esquecido desse mês” e o retorno que recebi. :’)
Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

É isso, pessoal. Ah!! Uma curiosidade bônus: já encontrei um esquecido também e a sensação foi maravilhosa! Acabei não levando pois sabia que não iria ler, mas fiquei muito muito feliz que outras pessoas seguem espalhando a leitura por aí.

Agora me contem: já encontraram esquecidos literários por aí? Qual livro adoraria encontrar e esquecer? No mais, podem opinar à vontade. E feliz Dia Mundial do Livro!!! O que dizer dele que tem apenas 5 letras, mas palavras infinitas que nos levam para viajar por histórias que trazem boas memórias. Lembrando que: a ideia é ler sempre o que desejar, o que te faz feliz.

Beijo, Carol.

Post Antigo: Três destinos para livros que já leu
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *