27.09.2023

Ei, Gente! :)

Finalmente terminei de ler “O que sobra“, do (eterno) Príncipe Harry. Além da Rainha, da Princesa Diana, ele está na minha lista de favoritos da Família Real.

Fora que nada melhor do que conhecer a história de alguém, escrita pela própria pessoa, né? Então, boa resenha! ♥

Livro: O que sobra | Autor: Príncipe Harry | Editora: Objetiva (Companhia das Letras)
Número de Páginas: 503 (livro físico) | Nota: 4,5 livros
Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Sinopse: Esta foi uma das imagens mais tocantes do século XX: dois jovens, dois príncipes, caminhando atrás do caixão da mãe, enquanto o mundo acompanhava os eventos com tristeza ― e horror. Conforme Diana, a Princesa de Gales, era sepultada, bilhões de pessoas se perguntavam como se sentiam, e o que pensavam, os príncipes ― e como a vida deles iria se desenrolar a partir daquele momento.

Para Harry, esta é enfim a sua história. Com uma honestidade total e incontornável, O que sobra é um livro cheio de revelações, introspecção e sabedoria, conquistada com muito esforço, no que diz respeito ao eterno poder do amor sobre a perda.

Opinião da Pequena: Não lembro exatamente quando virei fã do Príncipe Harry. Mas acho que a partir do momento em que ele e a Meghan revelaram que estavam juntos, a minha curiosidade acabou falando mais alto. Acompanhei o casório, o Insta deles, entrevistas, documentários, notícias… Porém, saber que a sua história seria contada por ele, era bem melhor do que ler matérias de veículos que a gente não sabe a veracidade de fato.

Confesso que estou com um pé atrás com a mídia (principalmente a britânica), depois de ler esse livro. Com paparazzi então, nem se fala. Claro que eu gosto de fofoquinhas, mas aquelas que são maldosas me deixam com uma sensação ruim. E depois de ler as palavras do Harry, vi que realmente a gente tem que ter cuidado com o que escuta. E que falta amor no mundo sim, mas acho que a palavra respeito precisa ser praticada com mais afinco.

No mais, a Família real sempre foi sinônimo de contos de fadas. Porém, vi que pode ser sim um pesadelo. :( Assim como foi com a Lady Di, Harry e Meghan sofreram muito na mão de diversas pessoas e sofrem até hoje. Eu sei que toda história tem várias versões e espero não estar errada, mas acredito muito nos capítulos que embarquei em “O que sobra” (aliás, saber o motivo desse título me deixou de queixo caído).

E para quem acha que o autor só fala sobre os erros dos outros, ledo engano. Ele assume muita coisa, incluindo o episódio em que vestiu um uniforme nazista em uma festa à fantasia. O leitor também se depara com versões que fazem mais sentido (pelo menos para mim), como se ele é o filho do Rei Charlie mesmo, entre outras.

Aliás, o atual Rei acabou subindo um pouquinho no meu conceito. Nunca imaginei falar isso, mas subiu. Em contrapartida, acho que tem muito ego ali. William e Kate gosto e torço para que fique tudo bem, mas acho que pode ter muita vaidade ali, pressão e tal. Tia Betinha ganhou ainda mais o meu coração, mesmo sabendo que ela já deve ter cometido muitos e muitos erros! Quanto ao Harry, acredito que ele tenha muitas falhas, mas é uma pessoa do bem de verdade.

Crédito da imagem: Pequena Jornalista

A escrita é bem boa. Algumas capítulos são meio parados, principalmente quando o foco era a guerra. Achei pesado várias partes! Principalmente a que o Harry trava todos os dias: o luto. Ele também mostra a importância da saúde mental e como é fundamental ter uma rede de apoio. E fazer terapia é primordial. E, sim, realmente acredito que pessoas queridas que nos deixam, estão sempre com a gente. A mãe dele nunca o deixou e acredito que nunca vai deixar! :’)

Agora sabem o que mais amei nessa autobiografia? O fato dele AMAR FRIENDS e ser viciado no episódio em que acontece o pedido de casamento da Monica e do Chandler. Senti que ele é gente como a gente hahaha.

Enfim, é um livro que faz a gente refletir. Olhar outro ponto de vista e saber que nem tudo é perfeito. Ser da realeza, principalmente, quando você não escolhe estar nessa posição, não significa não ter problema, muito pelo contrário. Fiquei aliviada em ser uma mera plebeia, juro! E espero de todo coração que esse burburinho de separação (Harry & Meghan) seja apenas mais uma história que vende (infelizmente).

Crédito da imagem: Amazon

E que fique tudo bem, de verdade. E espero que tenha a parte 2 desse livro, mas com notícias que deixam o coração quentinho e com mais curiosidades tipo essa do Friends hahaha. É isso, pessoal. Recomendo e podem opinar à vontade!

Beijos, Carol.

Post Antigo: Para assistir – Harry & Megan
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários