25.11.2025

Ei, Gente! :)

E a dica literária é perfeita para quem ama Paris, romance e balé: Beijos e Croissants, da autora Anne-Sophie Jouhanneau.

Vamos lá? Boa leitura!

Livro: Beijos e Croissants | Autora: Anne-Sophie Jouhanneau | Editora: Alt
Número de Páginas: 314 páginas (livro físico) | Nota: 3 livros
Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Sinopse: Mia Jenrow sempre soube que seria uma bailarina profissional. Na verdade, o balé está em seu sangue, uma vez que sua tataravó dançou na Opéra de Paris e foi pintada pelo próprio Degas. Apesar de sua família dizer que essa é apenas uma lenda, para Mia é muito mais: é o seu destino.

Ela planeja passar um verão mágico na França para ir atrás do seu sonho, mas assim que chega na cidade luz, nossa protagonista percebe que será mais difícil do que havia imaginado.

Para começar, a sua rival, Audrey, também está participando do mesmo programa de balé e expondo seus erros para o professor delas… E ainda tem o Louis, um francês bem charmoso, que pode desviar o seu objetivo central!

Aliás, ele pretende mostrar Paris inteira para a Mia em uma vespa, com direito a croissants e beijos! E a pergunta que fica: será que essa temporada tem abertura para algumas distrações, além de plié e afins?

Opinião da Pequena: Eu comprei esse livro lá em 2023 e, desde então, está parado na minha estante! E aí que finalmente eu li esse ano \o/! Confesso que a capa e o cenário “Paris” que me chamaram mais a atenção. Mas como eu tenho visto alguns vídeos de balé ultimamente, a premissa dessa vez despertou mais a minha curiosidade para embarcar na história.

Falando nela, eu gostei da construção de cada capítulo e a escrita da autora é leve. Contudo, as inúmeras frases em francês, por mais que tivessem tradução logo depois, me travaram um pouco na leitura. E os termos usados no balé também! Para quem entende a língua e está mais ambientado nesse mundo, talvez não se incomode tanto.

Porém, mesmo com essa ressalva, eu não abandonei! E olha, eu fiz bem porque trouxe lições que aqueceram o coração da Pequena Blogueira que vos bloga. A história tem ritmo e os personagens são bem fofos. Como tem uma pegada mais teen, eles são bem intensos e às vezes dá vontade de trazer para a realidade e aí eu lembro que já fui assim (e até hoje sou um pouco hahaha).

Eu acredito que mostre o lado bom e nem tão bom da vida de um bailarino e ingressar nesse meio pode significar muitos desafios e dores (literalmente). Mas a paixão de cada personagem é inspiradora! Adorei a pincelada que a escritora deu em relação ao passado da família da Mia e a descoberta rendeu suspiros felizes por aqui. Ok, que eu queria que tivesse tido mais a participação da vó dela e de outros integrantes, principalmente, quando o mistério é meio que revelado.

Crédito da imagem: Pequena Jornalista

Enfim… A Mia é bem intensa e sabe o que quer. Louis é fofo e acrescenta muito nessa temporada de verão da protagonista! Audrey me surpreendeu positivamente e a mãe da Mia finalizou tudo muito bem. O que uma conversa não faz na vida hahaha. Os outros amigos são bem legais, só que eu queria saber mais sobre o Fernando.

O plot twist no final eu fiquei chocada. Não esperava mesmo! E até achei desnecessário. Mas depois refleti e pensei: assim como na vida real, alguns contratempos podem fazer com que a gente seja mais pé no chão, não se cobre tanto e lembre-se de que não temos controle de praticamente nada. Podemos e devemos correr atrás dos nossos sonhos, porém, nunca esquecer de outras coisas tão importantes quanto.

No mais, com esse livro deu para visitar lugares de Paris sem sair de casa. Ah! O título não está lá por acaso e a gente conhece um pouco mais sobre “Cisne Negro” e Edgar Degas (que foi um pintor com uma visão particular sobre o balé). ;-)

É isso, pessoal. Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Vale a leitura!

Beijos, Carol.

Post Recomendado: PJ Leu – Je T’aime, Paris
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários