09.10.2024

Ei, Gente! :)

Livros funcionam como uma terapia (extra) para mim. Nas entrelinhas, eles dão toques que são capazes de mostrar outras percepções e acabam ajudando além. E um gênero que descobri esse ano foi a ficção de cura (ou Healing Fiction), que pelo nome já dá para ter uma ideia do que se trata, né?

Então, se você quer conhecer histórias acolhedoras e que aquecem o coração, fiz um top 5 com algumas sugestões. Então, vamos lá? Boa leitura.

Crédito das Montagem:
Pequena Jornalista

1. Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong (Hwang Bo-Reum – Editora Intrínseca)
Sinopse:
Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho de abrir uma livraria. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela vai descobrir que amar livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade. Conforme entende como administrar uma livraria, Yeongju também aprende mais sobre si mesma e quem ela quer ser. À medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa, a protagonista encontra um novo significado para a vida.
Observação da Pequena:
Tudo começou por esse livro! Tem livraria, tem história inspiradora e cheia de aprendizados para o leitor. E esse é asiático que, pelo que eu notei, é uma característica bem típica dessa leitura! Tem resenha aqui.

2. A biblioteca dos sonhos secretos (Michiko Aoyama – Editora Sextante)
Sinopse:
Sayuri Komachi trabalha na biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio e sempre que alguém está em busca de algum livro, ela faz a clássica pergunta “O que você procura?”. Fugindo do comum, a personagem acaba colocando um título inusitado nas suas indicações aos cinco visitantes. Aliás, os leitores conhecem cinco histórias que se entrelaçam de uma maneira sutil. Com personagens em diferentes circunstâncias, nos deparamos com situações de medo, frustração, falta de oportunidades e a imensa vontade de começar de novo. A Sra. Komachi, claro, aparece em todas e sabe exatamente qual livro indicar para cada situação. Agindo assim, ela acaba mudando a perspectiva das pessoas e ajuda a voltar a alimentar os sonhos delas.
Observação da Pequena: É uma das minhas leituras favoritas do ano. E esse tem uma outra característica que também acho que bem comum nesse gênero: gatinhos. Eu tenho medo de felinos, mas os literários tem me conquistado cada vez mais. Também tem resenha aqui.

3. Neko Café (Anna Sólyom – VR Editora)
Sinopse:
Prestes a completar 40 anos, o mundo de Nagore vira de cabeça para baixo. Depois de viver dez anos em Londres trabalhando com o companheiro em uma galeria de arte, Nagore de repente fica sem emprego e seu relacionamento chega ao fim, o que faz com que ela tenha que voltar para Barcelona. Sozinha e sem dinheiro, Nagore acaba aceitando um emprego em um café onde há sete gatos. Só há um porém: desde criança, ela tem pavor dos felinos. O que Nagore não poderia imaginar é que, em meio a miados, cappuccinos e clientes apressados, ela aprenderia as mais valiosas lições e uma nova e surpreendente fase de sua vida teria início.
Observação da Pequena:
É uma das minhas leituras atuais e estou gostando bastante. Também tem gato e outra coisa bem comum nesse universo, que é cafeteria ou alguma loja do tipo, digamos assim. Se tudo der certo, essa semana sai a resenha dele.

4. Chocolate quente às quintas-feiras (Michiko Aoyama – Editora Arqueiro)
Sinopse:
Escondido à sombra das cerejeiras que margeiam um pequeno rio, o Café Marble tem apenas três pequenas mesas de madeira e um balcão. Mesmo assim, os clientes encontram ali um refúgio de paz. Uma mulher misteriosa vem todas as quintas-feiras e escreve longas cartas enquanto toma uma xícara de chocolate quente. Uma executiva bem-sucedida se sente insegura em seu papel de mãe. Uma jovem professora espera encontrar significado em seu trabalho. Envoltas na atmosfera acolhedora do café, essas e outras pessoas refletem sobre palavras não ditas, sobre amor e amizade, sobre medos e escolhas, encontrando nesse lugar reconfortante a inspiração para seguir em frente.
Observação da Pequena: Da mesma autora de “A biblioteca dos sonhos secretos“, esse é mais um livro que junta várias histórias em uma e tem cafeteria com chocolate quente! Vai ser o meu próximo.

5. A inconveniente loja de conveniência (Kim Ho-yeon – Editora Bertrand Brasil)
Sinopse:
Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Ele não tem lembranças do seu passado, mas sabe que daria tudo para beber uma dose de soju. Quando acha uma bolsinha com documentos e uma carteira, ele não faz a menor ideia de que sua vida está prestes a mudar. A senhora Yeom, uma professora de história aposentada, perdeu sua bolsinha na estação. Mas graças ao bom Deus que sempre a protege, assim que deu falta dos seus pertences, recebeu uma ligação de um telefone público informando que tinham sido encontrados. Ela fica tão grata que resolve levar Dok-go até sua loja de conveniência para lhe dar de comer. Ao ver a felicidade estampada em seu rosto, ela diz que ele pode passar lá todo dia e pegar uma marmita. Por uma reviravolta do destino, Dok-go acaba salvando a loja de um assalto. E, mesmo que os funcionários não confiem tanto assim nele, a senhora Yeom oferece ao homem com aparência de urso a vaga do turno da noite. Aos poucos, Dok-go surpreende a todos e cativa as pessoas ao seu redor. O problema é que o filho imprestável da senhora Yeom tem outros planos para o lugar. Ele quer vender a loja e, nesse ínterim, contrata um detetive para descobrir o que Dok-go vem tentando a todo custo esquecer.
Observação da Pequena: Esse tem uma pegada mais de mistério, mas acho que deve ser cheio de quotes maravilhosos. E achei legal ser uma loja de conveniência e para os apaixonados pela cultura coreana, acredito que seja um prato cheio também. Tá na minha listinha!

Crédito das Imagens dos livros: Amazon

***

É isso, pessoal. Claro que no mercado atual a gente tem uma lista giga com histórias que seguem esse estilo de ficção de cura. E como estou apaixonada por esse gênero, aguardem muitas resenhas desse mundinho.

Tem alguma sugestão? Compartilha. No mais, pode opinar à vontade. :)

Beijos, Carol.

Post Antigo: PJ Leu – A incrível lavanderia dos corações
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *