24.05.2022

Ei, Gente! :)

Todos os dias da semana passada tive um compromisso: assistir cada live da semana corporativa da Meg & Meg. Sim, aquela papelaria que a gente ama. E, não, isso não é um publipost. Mas como me ajudou, acho que pode ajudar também quem está querendo abrir algum empreendimento ou continuar neste caminho!

Todos os bate-papos ao vivo foram essenciais para eu pensar, principalmente, com o rumo que o Clubinho do PJ vai tomar. Também me deu vários insights que podem ser usados na lojinha do meu noivo, que a propósito vende produtos do blog. Então, vamos lá? ♥

Prints das Lives e a montagem é do Pequena Jornalista

1. Criando marcas e produtos, com a Jess e a Mariana Costa, que é a designer da Meg.
A conversa foi sobre criação, inspiração e essência. Rendeu várias anotações e com certeza vou levar para a vida essa:

Não replique uma forma que deu certo, se essa não for a sua essência

E achei bem interessante que elas ressaltaram a importância de ter a sua essência, mas não descartar as estratégias. E em relação à cópias, fica a dica: se acha que está parecendo uma cópia uma arte que está fazendo para o Insta, pare e mude. E sempre pense na utilidade que aquele serviço e/ou produto pode ter! Veja como pode se inspirar com outras marcas, sejam do do seu nicho ou não.

Um exemplo que eu adoraria ressaltar: a embalagem da loja “Notas criativas” (mostrei na última foto desse post). Na verdade, o adesivo que fecha a caixinha é em formato de caça-palavras e acho que isso já é um grande diferencial, como consumidora.

2. Fomos processadas e vencemos, com a Jess e a Dani, sócias da Meg.
Esse foi o momento fofoquinha e aprendemos que todos correm o risco de receber um processo. Por mais, que você siga tudo direitinho.

Ainda bem que deu tudo certo (uhul \o/) e com a experiência, elas transmitiram muito aprendizado. Nada para ficar na neura 100%, mas sim para tentar prevenir o que estiver ao seu alcance. Sendo assim, esse foi o meu grande insight:

Registre cada parte do atendimento. Desse jeito, a chance de ficar
preparada se algo acontecer é maior

Ah! E elas recomendam o sistema de atendimento Zendesk. ;-)

Prints das Lives e a montagem é do Pequena Jornalista

3. Sua essência é o seu diferencial, com a Jess sobre o empreendimento “Refúgios Urbanos”.
Eu achei tão legal essa live e condiz muito com o que eu penso, como blog, consumidora e aprendiz de empreendedorismo. Sabe aquele diferencial que a gente tanto busca? Experimente encontrar na sua essência.

Por exemplo, o Refúgios Urbanos (@refugiosurbanos) é uma empresa de venda de imóvel. As fotos lindas que eles publicam e o fato de colocar o preço na legenda, chamaram a atenção da Jess. Mas o atendimento foi além da compra e venda. Ao chegar no seu novo lar, ela encontrou um brinde personalizado e que tinha a cara da família.

Então, fica a dica:

“Faça o básico bem feito, mas vá além”

E uma coisinha para complementar, quando recebo um bilhetinho escrito à mão, mimos extras, não é o valor que conta. É saber que a marca tirou um tempinho para ir além. Isso mega faz a diferença e mais uma vez eu destaco o unboxing perfeito da Notas Criativas. E a Bee Mine, a Ophelia, a Tracejado e Hello Minori me conquistaram também por conta desse carinho extra. ;-)

4. É melhor prevenir do que remediar?, com a advogada Juliana Blanco.
Questões burocráticas são tão chatas, né? Juro que essa parte me desanima, mas é necessário. E tendo um bom profissional para assessorar, faz a diferença.

A Juliana que assessorou quando a marca foi processada. E o fato de ela conhecer a linguagem de suas clientes, fez a diferença. Manter a calma também, respirar e não tomar nenhuma atitude precipitada idem. Fora, os tais registros essenciais!

E já que a Meg ajuda a gente na organização, mais um insight para todo mundo ter certeza de como essa palavrinha é mega importante até onde você consegue prevenir questões chatas, como processo:

“Organizar é, sem querer, uma forma de prevenção”

Então, entenda quais são os seus direitos e deveres como empresa e o mesmo serve para o consumidor. Não tem como ter controle de tudo, mas até a parte que é possível prevenir, faça.

Prints da Live e o Unboxing e Bilhetinho da Notas Criativas que mencionei.
Ah! E a montagem é do Pequena Jornalista

5. Minha marca cresceu: e agora?, com a Jess e a Camila (aluna dos cursos da Meg e empreendedora da Proa – @amoproa).
Essa foi a única live que não consegui assistir ao vivo, mas vi depois e mega deu certo! A conversa rendeu ótimas dicas, seja para quem está começando ou já está no mercado há séculos.

Nada é fácil e é preciso ter os pés no chão. Se não, tudo trava. Então, tente se inspirar, mas não se compare com uma realidade que não é sua! E sabe aquela história “não aguento mais o meu emprego CLT”? Bom, já parou para pensar com o dinheiro que você ganha, o seu empreendimento pode dar os primeiros passos?

E por fim, um detalhe que anda me fazendo refletir:

“Não posso ter medo de imposto, se eu quero que a minha empresa cresça”

***

É isso, pessoal. Foi bem valioso tirar esse tempinho para escutar o que as meninas tinham para falar. ♥ Quem tiver interesse, vale a pena assistir as lives. A maioria está salva lá no Meg Corporativa. Tentei resumir as minha anotações, mas fiz o que pude hahaha. No mais, podem opinar à vontade!

Beijos, Carol.

Post Antigo: Insights – Palestra Novas Tendências
Fan Page ♥ Instagram    


carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  • Gostaria de ter essa pegada empreendedora, mas ainda não faz a minha praia. Com o blog eu venho buscando colocar em prática algumas coisas que aprendi com esse tempo que passei na internet e o que aprendi sobre Marketing e marca. Mas nada que me leve ao nível profissional ainda. Gostei dos insights que tirou da live, com certeza é ótimo consumir conteúdo que irá nos agregar de alguma forma.

    Blogger | Instagram | Pinterest

  • Oi Carol! Que legal ver suas observações sobre nossas lives. Adorei as frases de destaque, realmente resumem bem os aprendizados. Beijos e sucesso :)

  • Que ótimo que você tirou lições bem valiosas disso. Empreender é muito difícil e desafiador no início, mas é prazeroso depois.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Karolini: Sem dúvida. Acho que sempre dá para tirar insights que vão ajudar de alguma forma! :)

    Jessica: MEU DEUS, VENCI NA VIDA!!! Obrigada por comentar e pela live maravilhosa. Sou fã e aprendi muito! Que venham mais! ♥

    Emerson: Com certeza. Mas com muita dedicação, vale a pena! :)

    Lorena: Ah! Que feliz! Obrigada! Lives maravilhosas mesmo. E vou correr no seu insta, que já amei o site! ♥