14.03.2022

Ei, Gente! :)

Quem nunca comprou um livro na empolgação e quando foi ler: a vontade de desistir era maior que tudo? Eu não gosto de deixar para trás uma história, porém, continuar lendo algo que realmente não está rolando, pode fazer com que o hábito da leitura vá por água abaixo.

Mas por que isso acontece? O que faz a gente largar páginas que pareciam ter tanto potencial? Antes de saber de vocês, vou contar o que me faz abortar a missão de ler. Vamos lá? Bom post. ♥

Na Bienal do Livro de 2021, eu dei de cara com a seguinte capa e título: Uma escritora de matar. Me foquei na palavra “escritora” mais do que qualquer coisa e ignorei o fato da autora ser especialista em thriller.

Aí começo a ler e sinto que algumas partes são engraçadinhas, mas outras me dão um nó no estômago. E como o ano não começou com o pé direito (tive covid-19 e tal), tive a sensação de que esse não era o momento para embarcar nessa história! Aí, não deu outra: abandonei. Eu acho que momentaneamente e na hora certa retomo a leitura. Por enquanto, estou preferindo coisas mais leves.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista/ @lou.click
** O livro que abandonei, por enquanto! **
:)

Outra coisa que me faz desistir é saber que vou demorar para ler e tenho um milhão de resenhas para entregar e outras quinhentas coisas na lista para fazer! Daí, dou início, achando que vai ser “rapidinho” e ledo engano! Fico pensando tanto nas outras histórias que tenho (e quero) ler mais, que deixo a outra para um outro dia.

Enfim, às vezes o momento não é o mais propício. Às vezes, a vida corrida. Em outras situações, a história realmente não rolou e por mais que por um segundo eu tenha achado que amaria tal obra, insisti até dizer: hora de pegar outro livro! :)

Uma dica é tentar não comprar sempre por impulso. Tudo bem arriscar, mas não precisa seguir à risca sempre esse lema de sair da zona de conforto literária. Faça uma listinha de quais livros gostaria de ler. Analise o momento! Um livro reserva caixinhas de surpresas! Só que quase nunca a gente sabe se elas são legais para a gente ou não.

Toda leitura é válida. Mas o importante é que de alguma forma aquela escolhida te faça ter vontade de ler em qualquer horinha vaga. Claro, há situações e situações. Nesse caso (específico) é quando o momento literário é por hobby.

Agora me contem: o que te faz desistir de um livro? Spoiler? Narrativa arrastada? No mais, podem opinar à vontade!

Beijos, Carol. ♥

Post Antigo: Abandonar a leitura – sim ou não?
Fan Page ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

  • Eu preciso dizer que jamais desisto de um livro. Sou corajoso e o leio até o final, por mais ruim que seja. Isso também acontece com filmes e séries. Tenho que ter bastante subsídios para criticar e mostrar que uma obra é boa ou ruim para as pessoas. Graças a Deus isso não afeta no meu hábito de leitura.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Verdade, Emerson! O melhor é ir até o final, caso vá fazer alguma crítica literária e tals. Mas se por acaso não rolar, acho válido tentar uma outra hora! ♥