07.01.2021

Ei, Gente! :) Uma pausa na mini férias por um motivo bem especial: hoje é o dia do leitor. ♥

A minha história com os livros começou desde pequena. Eu tinha o meu preferido, que tinha um cachorro e uma minhoca. Mas confesso que já vasculhei tudo e não consigo achar o nome dele! E minha mãe não tem ideia de qual seria. Às vezes fico pensando: será que foi um sonho meu? Que essa história é fruto da minha imaginação? Vai saber hahaha.

Crédito: Artista Juliana Bittar

E meio clichê, mas sempre gostei de ler. De me aventurar! E apesar do pessoal aqui em casa não ter esse hábito, todos, sem exceção, me incentivam. Minha mãe me deu o primeiro box da Sophie Kinsella. E foi no colégio, com o incentivo do pai da minha irmã, que virei uma bookaholic. E quando o foco do blog virou o mundinho literário, a paixão só aumentou.

Livros me ajudam a passar um domingo de tédio. Me conectam com pessoas, que inspiram. Me ensinam e fazem viajar sem sair de casa. Ampliam o meu vocabulário e me fazem companhia. Faça chuva ou faça sol. Deixam a decoração da estante mais linda e uma leitora sem espaço no quarto, mas com o coração quentinho!

Crédito: Pequena Jornalista

Parece clichê, mas ler é um dos vícios mais benéficos. Independente do gênero. Aliás, isso é o de menos! O importante é ler. E se você não tem esse costume, vai aos poucos. No seu tempo! Pegue alguma história que te chame atenção e não porque é best-seller e tal. Toda pessoa é leitora, só não descobriu o seu tipo de livro ainda. ;-)

Feliz Dia do Leitor. Para os leitores e futuros também! E se você acha que o post acabou… Ledo engano! Tem uma surpresa para vocês: quem fizer o comentário mais literário fofo e autêntico, contando o que te incentiva a ler, vai ganhar um vale livro de, até, R$ 50,00. Quanto tiver o resultado, o vencedor escolhe o livro e eu compro pela Amazon e envio por lá.

Ah! Não esquece de deixar o seu e-mail e/ou Instagram no comentário para eu entrar em contato. Pode comentar até segunda, dia 11 de janeiro, até 12h, ok? E só uma pessoa que vai levar e vale só para quem tiver endereço aqui no Brasil. O resultado sai na terça, dia 12 de janeiro. Então, soltem a criatividade e boa sorte! ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: Por que eu leio chick-lit?
Fan Page ♥ Instagram 

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comentários

  • Meu amor pela leitura foi se intensificando aos meus doze anos! Ali na fase da pré adolescência onde sonhamos e planejamos muitas coisas, mas nem sempre conseguimos por conta de não possuirmos tanta independência, entretanto a leitura me proporcionou isso!! Um sentimento de conhecer vários lugares sem sair de casa, fazer amizades com personalidades inusitadas, sonhar com amores impossíveis e ter muito sobre o que falar com alguma amiga que também é apaixonada por livros. Experiências únicas e apaixonantes, sem os livros não seria possível viver tantas outras vidas, em uma só! ❤️

  • Testemunhar histórias, às vezes fictícia, outras não. Mas, por um pequeno espaço/tempo, ser parte de um universo único e totalmente diferente da minha realidade!

  • Menina, eu tb leio desde criança. Eu costumo brincar dizendo que eu “leio” desde antes de aprender a ler. Meu pai lê muito, sempre teve muitos livros e foi através dele que os descobri. A escola que estudei no prézinho tb teve muita influência, pois eles incentivavam a leitura. Na minha turma ninguém sabia ler ainda, mas a professora fazia o seguinte: a gente escolhia um livro na estante, levava pra casa, pedia pra alguém da nossa família ler o livro pra gente e, na semana seguinte, a gente fazia uma rodinha na turma e contava a história do livro para os amiguinhos. Eu adorava! Depois que aprendemos a ler o incentivo continuou. Todo bimestre nós escolhíamos uma certa quantidade mínima de livros e tínhamos que fazer fazer a resenha dele, num caderno específico pra isso. Nem preciso dizer que num bimestre eu lia a quantidade de livros pro ano todo, né?! kkkkkk Nossa biblioteca na escola era grande e tínhamos liberdade de pegar livros emprestados. Li vááários livros lá. O amor continua até hoje. Tenho quase 500 livros físicos (eu tinha mais, mas tive que doar quando me mudei para um apartamento menor) e livros digitais, só na minha conta do Kindle, tenho mais de 5000. Sem sei quantos tenho no Kobo, nem no Google Livros. Tenho mais livros do que tempo para ler todos eles, mas quem disse que consigo parar? Ler é tudo de bom!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  • Oi Carol,
    O primeiro livro que li foi “Meu Livro de Histórias Bíblicas”, publicado pelas Testemunhas de Jeová, na época eu tinha nove anos. Mas, meu hábito de leitura mesmo, começou depois dos vinte anos, com um empurrãozinho da minha irmã, que sempre leu muito, e com o incentivo de blogs literários que eu passei a acompanhar depois que criei meu blog.
    E eu super concordo com vc em relação aos benefícios de se ler, todo mundo devia se esforçar em criar esse hábito, até porquê, depois é difícil de larga-lo, haha. Eu leio por que diminui minha ansiedade e me faz viajar por mundos desconhecidos sem nem mesmo tirar o pé da sala de casa.
    E uhul! Sorteio! Já quero participar, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

  • Amei demais o post! Deu pra sentir todo o seu amor por livros <3
    Esse trecho me define de forma perfeita "Livros me ajudam a passar um domingo de tédio. Me conectam com pessoas, que inspiram. Me ensinam e fazem viajar sem sair de casa. Ampliam o meu vocabulário e me fazem companhia. Faça chuva ou faça sol. Deixam a decoração da estante mais linda e uma leitora sem espaço no quarto, mas com o coração quentinho!"
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

  • I love Sophie Kinsella as well, her stories are so cute and funny, they always give me the uplifting mood. Haven’t read all her books yet, but I truly loved the ones I did, and of course, still adore Becky from Shopaholic <3

    LackaDaisy

  • Olá, Carol.
    Minha vida literária começou quando aprendi a ler e descobri a biblioteca da escola. Passava os recreios todos dentro dela hehe. E concordo com o que você falou, quem não tem o hábito de ler é só porque ainda não descobrir seu tipo de livro. Eu tenho uma amiga que dizia que não gostava de ler e dei de presente para ela os livros do Cinquenta tons. De lá para cá virou uma leitora ávida e lê mais de 50 livros por ano. Acho que o que me incentiva a ler é poder viver tantas histórias e tantos amores sem nem sair do lugar hehe.

    Prefácio

  • Oi Carol,
    Eu sempre gostei de ler e fui incentivada pela minha mãe. Ganhava vários prêmios na escola, por ser uma das alunas que mais lia na biblioteca e o mais legal era que o prêmio era um livro, rs.
    Uma pena que você não se lembre do seu livro favorito da minhoca e do cachorro, o meu era “O Cabelo de Kika”, tenho o meu exemplar guardado até hoje com carinho, rs.
    grande beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  • Oi Carol,
    aqui em casa meu pai e a minha mãe sempre leram muito e me incentivaram muito a ler. Mas quando criança, morando na base em São Pedro d’Aldeia, com todo aquele espaço eu queria mesmo é brincar na rua. Me lembro de livros que me encantaram por volta dos 10-12 anos, como Bibi Meia-Longa (que depois veio como Pipi Meia-Longa), Os Meninos da Rua Paulo, A Volta ao Mondo em 80 Dias. Um que eu me lembro um pouco depois é “Júlia dos Sete aos Dezessete” e “Patins de Prata”. Nossa, me deu até vontade de reler esses livros! O Alienista também foi um que ficou na minha memória de adolescente.
    Concordo que ler é o vício mais benéfico. Aqui incentivei muito as minhas filhas lerem. A mais velha leu muito e agora com esse tempo no mundo virtual, com a quantidade de séries e filmes disponíveis, diminuiu o tempo lendo. Já a mais nova, não gosta de ler mesmo com todo o incentivo e exemplo da família. Quem sebe quando ficar como mais idade se encante pela leitura?!
    beijos
    CHris

    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

  • Adorei o post, especial! Espero que esteja tirando boas férias <3
    Não sei se ainda tá valendo esse mimo mas é sempre bom falar sobre livros, então aqui vai:
    Eu comecei a ler livros grandinhos desde criança (uns 10 anos) e eu amo o poder da leitura de nos tirar do lugar que estamos, e por esse motivo leio até hoje. Também me encanta o quanto palavras escritas por outra pessoa que sequer conhecemos podem nos tocar tanto, né?! E as vezes parece que o livro foi feito pra gente ler, tudo isso me inspira de uma forma que não me vejo mais no futuro sem estar acompanhada de um bom livro! <3
    Beijoss, Carol!

    Nada Produtiva ♥️♥️♥️
    Insta: https://www.instagram.com/nadaprodutiva/

  • Menina, que post mais amorzinho o teu! E você tem uma história parecida com a minha, pois meus pais nunca foram muito chegados em livros, mas sempre me incentivaram bastante, sabe? kkk Eu ri litros aqui quando você falou do livro com a minhoca na capa e que não lembrava o nome, pois fiquei assim por ano também, tentando lembrar o nome do bendito do livro que eu gostava quando criança. Depois de anos tentando saber qual que, que nem minha mãe lembrava do nome também, mas coincidentemente, a gente se lembrava das mesmas coisas: que a gente ria das mesmas passagens e que tinha um decreto do rei que mandava todo mundo tirar meleca do nariz só com o dedo mindinho, por que era o único que cabia no nariz do rei. Olha só o que a pessoa se lembra! kkkk Depois eu me lembrei que o livro se chamava O reizinho mandão, que até hoje eu lembro que pegava emprestado na biblioteca da escola e levava pra casa pra ler os decretos malucos do rei. Eu acho que ler á faz parte de mim, sabe? Não consigo me ver longe dos livros, eles me fazem viajar também, me distraem desse mundo caótico que a gente vive. E recomendo que todo mundo tenha essa experiência ao menos uma vez na vida também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

  • Oi, Carol!
    Voltei para o blog e cheguei aqui num dia bom, hein? Hehehe

    Quando eu era pequena meu pai sempre me contava histórias antes de dormir. Esses momentos fazem parte das minhas lembranças de infância que dão vontade de colocar num potinho para guardar. Passei a “ler” histórias da Turma da Mônica, mesmo antes de saber ler e, em seguida, ele me apresentou os livros “sem figuras”.
    Viajei ao Centro da Terra e dei a volta ao mundo em 80 dias, fui várias vezes para Nárnia, chorei com um pé de laranja lima, me vinguei de todos junto com o Conde de Monte Cristo e muito mais. Depois disso já era: eu já estava rendida ao mundo dos livros, mundo esse que é minha casa há mais de 20 anos e que vai ser até o fim dos meus dias.
    E gosto tanto desse lugar que decidi construir um cantinho meu, com meus próprios livros e histórias.
    O que é incentiva a ler é saber que a cada nova história vou fazer novos amigos, conhecer novos universos, sentir novas emoções e viver novas tramas – mesmo que elas sejam clichês.

    Feliz dia do leitor, Carol! <3

    Você já sabe meu contato, mas coloco de novo, hehe.
    @tecamachado

    Beijoooos

    Teca Machado
    http://www.casosacasoselivros.com

  • Os livros permitem que as pessoas sejam quem elas querem ser, para escapar de si mesmas por um tempo. E também são ótimos para nos fazer viajar.
    Eu amo o mundo literário e como a gente pode viver tantas histórias mesmo sem fazer parte delas. Meu coração fica tão quentinho lendo e também faço isso nos domingos rs, saio do tédio total e as pessoas tem que me chamar 3x porque fico desligada lendo.
    Feliz dia amiga!
    Beijos!
    Pam Lepletier

  • Amei o post. Eu leio desde pequena e acho que foi isso que me salvou de vários momentos ruins enquanto eu crescia. É tão bom se encontrar em uma história nova e passar a torcer por pessoas que tecnicamente nem existem.
    Eu sei bem como é essa sensação de ter uma memória boa sobre um livro, mas esquecer qual o nome dele e não conseguir encontrar de jeito nenhum rs
    beijos

  • Também tive muito incentivo literário desde a infância, reconheço o meu privilégio e agradeço muito por ter tido a oportunidade e pais maravilhosos que me incentivaram. Feliz dia do leitor (atrasado!), a partir de agora vou anotar com carinho essa data nos meus calendários.

    O que me incentiva a ler é o poder que as palavras tem de me teletransportar em pensamento para lugares que jamais ousei pensar em pisar. O fato de que a leitura me proporciona fuga, pausa. Hoje em dia, principalmente com a tecnologia e as facilidades, as coisas se tornaram instantâneas, rápidas demais, e a leitura consegue fazer com que eu desacelere, até mesmo com que eu me sinta menos ansiosa. @isadoragranado

    Um beijo e ótima semana <3

  • Eu não lembro qual foi o primeiro livro que comecei a ler, mas sei que sempre que vou nos lugares, como médicos que minha mãe frequenta a muitos anos, eles me veem ainda e falam: Impossível esquecer você, sempre com esse livro na mão.
    Outro dia fui com minha mãe em uma mulher que ela compra uns florais. A mulher falou que quando eu era pequena, ficava lá na sala de espera lendo um livro enquanto esperava ela.
    Como minha mãe é profe, acho que muito do incentivo veio daí. E eu simplesmente só amo mais e mais.
    Uma coisa que me marcou muito foi quando fui assistir Harry Potter no cinema pela primeira vez. Foi o primeiro filme que tive a experiência de ler o livro antes. Lembro da minha sensação até hoje… de olhar e pensar “eu sei o que vai acontecer agora, ele vai conversar com a cobra”, hehehe.
    Já sorri, já chorei e já me irritei kkkk. Já viajei por todo o mundo através dos olhos de muitos personagens e lugares. Acho que é essa a essência, como você também disse. Somos viajantes de muitos mundos, em nosso próprio quarto. Por isso amo ler!

  • carol

    Maria Isabel: Como eu amei a sua resposta e não poderia ser mais verdadeira. Parabéns! Fiquei muito feliz que você venceu. ♥
    Deise: Faz total sentido isso que você falou! Sua cartinha de leitora para leitora chega em breve! :)
    Suelen: Ter mais livros do que tempo para ler… Quem nunca, né? E incentivar a leitura na escola é fundamental. ♥
    Leslie: Sim, ler diminui muito a ansiedade. Aliás, é um hábito que é ótimo para medir como a minha ansiedade está. E eu amo as suas dicas literárias. :)
    Emerson: Disse tudo! Ler é libertador mesmo! ♥
    Diane: Esse amor por livros é tão bom, né? Fiquei feliz que se identificou. Só quem lê, sabe, né? :)
    Silvana: Exatamente! Ler é vida. E obrigada por incentivar tanto a leitura. Sou fã! ♥
    Alê: Eu amei a sua resposta. Sua cartinha de leitora para leitora daqui a pouco chega. E adorei a ideia da Biblioteca da Escola e o melhor é o prêmio. :)
    Chris: Tudo tem o seu tempo. Vai incentivando aos poucos e obrigada por compartilhar tantas leituras incríveis no seu blog. ♥
    Kaila: Oba. Que bom que gostou! :)
    Bruna: Como eu me encantei pela sua resposta. Fato, tem livro que parece que foi feito para a gente. Aliás, daqui a pouco sua cartinha de leitora para leitora, chega. ♥
    Hanna: É tão bom esse incentivo dos pais, né? Agradeço muito. E adorei a sua história também. Por mais livros que nos salvem desse mundo caótico. :)
    Teca: Seja bem-vinda novamente! E obrigada por criar tantas histórias lindas e que deixam o dia mais leve. Amei muito a sua resposta e, em breve, a cartinha de leitora para leitora chega. ♥
    Pam: Feliz dia, todos os dias. Exatamente, ler é o melhor refúgio. :)
    Tay: Livros salvam. E não lembrar dá uma agonia, né? Hahaha ♥
    Isadora: Exatamente. Livros salvam, aliviam a ansiedade e a vida! Obrigada por ter participado. :)
    Brena: Cria. Você vai amar, pode ter certeza. ♥
    Monique: Hahaha amei a referência. Adoro ser também a pessoa que “sempre tem um livro”. E essa sensação de saber o que vai acontecer é tão boa hahaha! :)

    ** Obrigada a todos que participaram! A vencedora foi a Maria Isabel e quatro leitoras vão ganhar uma cartinha e um mimo do blog pelo correio. Em breve, vai ter mais promoção do tipo. Obrigada por incentivarem e por esse amor pelos livros. A gente faz a diferença! ♥♥