26.08.2020

Ei, Gente! :) Uma curiosidade sobre o meu lado leitora: alguns termos ou gírias literárias me deixam boiando. Mesmo sendo uma bookaholic (viciada em livros), durante muito tempo fiquei sem saber o que era spin-off, fanfic e, até mesmo, plot twist.

Ainda bem que o Google existe e muitos canais/blogs literários ajudam. Então, para o post do dia trouxe alguns dos nomes que a gente volta e meia se depara com eles, mas não necessariamente entende e dá aquele sorrisinho sem graça hahaha. Vamos lá? ♥

1. Calhamaço
O que é?
Um livro com um número gigante de páginas. Bem volumoso!
Onde eu vi: A primeira vez que eu me deparei com esse termo foi na TAG do Primeiro Livro. Não me julguem, mas eu não tinha a mínima ideia do que era, de verdade. Mas agora eu sei e vou ler um monte de calhamaço por aí, só não me peçam para ler algo do autor de “Game Of Thrones”, que não vai rolar. No máximo, Marian Keys hahaha.
Fonte: Homo Literatus

2. Guilty Pleasure
O que é?
Uma leitura que é como se fosse “errado” gostar, sabe? Não sei se é a palavra certa, mas que quando você fala que leu ou vai ler, sente que tá passando uma vergonha, por mais que você ame. Algo do tipo, pelo que eu entendi. Meio que ajuda no preconceito literário talvez.
Onde eu vi: Também me deparei pela primeira vez com esse termo na TAG do Primeiro livro. E já falei: livros de autoajuda, que não prometem milagres, eu curto bastante.
Fonte: Universo dos Leitores

3. Plot Twist
O que é:
É tipo a reviravolta da história. Mas aquela senhora reviravolta, que nem nos sonhos mais doidos, o leitor imaginaria.
Onde eu vi: Volta e meia eu leio nas resenhas literárias que encontro na blogosfera. Eu até entendia o sentido, mas eu ficava “será que tem algo a mais?”. Agora eu sei e compreendi que “A gaiola de ouro” tem um plot twist daqueles (estou me sentindo muito escrevendo esse termo e vou aderir agora nas minhas resenhas hahaha.).
Fonte: Homo Literatus

4. Spin-Off
O que é:
É uma nova história onde personagens (ou cenários) já conhecidos de outros livros ganham um livro especial. Algo do tipo!
Onde eu vi: Aquele termo que meus olhinhos sempre leram, mas nunca soube ao certo o que era. Aliás, preciso confessar que eu só descobri exatamente hoje. Já fiz muita cara de paisagem com esse termo e preciso dizer que abandonei essa feição (YAY) e acho que nunca li um spin-off, mas to na dúvida, de verdade.
Fonte: Vá ler um livro

5. Fanfic
O que é:
É uma história criada por algum fã de alguma série e tal. O leitor gostou tanto do livro, que escreve outras situações com o mesmo cenário e tal.
Onde eu vi: Clube e eventos literários são mestres em falar esse termo. Eu boiava, mas depois fui entendendo e soube que na época do Orkut fanfics estavam em alta. Hoje em dia, eu não sei. Alguém sabe? E acho que nunca embarquei em fanfics não, mas estou pensando em criar algo da Becky Bloom. O que acham? hahaha
Fonte: Homo Literatus

***

É isso, pessoal. :) Espero que tenha ajudado em algo, assim como me ajudou. E apesar das brincadeirinhas, acho que o importante é a gente pesquisar e não ter vergonha de não saber algo.

Ah! E como são muitos termos, pode rolar um segundo post. Vejam o que acham. No mais, podem opinar à vontade. ♥

Beijos, Carol

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 Comentários

  • Oi, Carol!
    Amei o post! Quando entrei para a comunidade literária, ficava super perdida com esses termos, siglas e gírias. Ainda bem que sempre existem esses posts, que na minha opinião, são de utilidade pública haha.
    Quero uma parte dois! E amei a idade da fanfic da Becky :D

    Estante Bibliográfica

  • Gente, ADOREEEEEEEEI!
    Eu mesma não sabia de vários termos ou gírias literárias…
    Achei seu post super explicativo e realmente nem tudo mundo sabe né?
    A pouco tempo eu entendi o que é Spin-Off, Fanfic eu sabia porque tem muito fã de banda que cria Fanfic com o artista, sempre achei inusitado hahaha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  • Olá, Carol.
    O povo vive inventando esses termos e a gente fica perdida mesmo. Ainda mais quando são palavras em inglês que mesmo traduzidas não dá para entender o que é hehe. Esse segundo ai eu nem conhecia hehe. Uma que demorei para descobrir o que era foi POV (ponto de vista). Via o povo escrevendo isso nas resenhas e não sabia o que era hehe.

    Prefácio

  • Eu recentemente conheci esses termos também por meio das resenhas aqui da blogosfera, acho chique demais e estou usando aos poucos nas minhas resenhas hahaha
    Mas acabei descobrir um novo com esse post que é Spin-off e Guilty Pleasure, acho que vou demorar um pouco pra aprender esse segundo hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

  • Conhecia alguns dos termos que você apresentou aqui. O interessante é que podemos usar para filmes e séries também. Vou adorar ver a segunda parte desse post.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em férias o blog tem dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Michele: Hahaha sempre usei reviravolta, mas agora ninguém me segura hahaha. ♥
    Pathy: Verdade. Também vejo bastante, Pathy. E obrigada Google por existir hahaha. :)
    Laura: Bora fazer uma fanfic da Becky? hahaha E, sim, facilitam nossa vida! ♥
    Váh: Oba. Fico muito feliz! Vou fazer outras partes e, sim, eu já soube alguns de banda também. :)
    Silvana: Meu Deus, vou até anotar esse para o próximo post desse assunto, porque eu não tinha ideia. A gente fica perdidinha mesmo e eu que (ainda hahaha) não sou a melhor no inglês, mais ainda hahaha. ♥
    Bruna: Esse também ainda me confunde um pouco, mas aos poucos a gente vai aderindo nas nossas resenhas, que vão ficar ainda mais chiques com esses termos hahaha. :)
    Emerson: Oba. Vou preparar. Pode deixar! ♥
    Rafa: São sensacionais hahaha. :)