15.06.2020

Ei, Gente! :) Como leitora assídua, amo receber dicas literárias. Não só de livros, mas aquelas aleatórias que também dão um up nesse hábito tão prazeroso. Vou compartilhar algumas com vocês no post do dia. Então, vamos lá? Boa leitura! ♥

1. Caderno de trechos: Uma forma de ter as partes favoritas dos livros sempre que quiser é anotá-las em uma caderninho. Claro, na hora da leitura nem sempre estamos com ele em mãos, aí a dica é abrir o bloco de notas do celular e escrever a página e o parágrafo. Hoje em dia, para facilitar, tenho tirado uma foto hahaha. Mas atenção! Não demore para passar “a limpo”, se não pode acabar caindo no esquecimento. ;-)

2. Preconceito literário: Outro dia, falei por aqui que tinha uma leve timidez de mostrar que eu estava lendo algum livro teen em alguns lugares públicos hahaha. Mas olha, juro que não tenho preconceito literário! Acho que o importante é ler, independente do gênero. Leia o que gosta, se não esse hobby pode virar uma obrigação chata! E acho que essa dica é valiosa para quem quiser começar a ter esse hábito.

3. Leitura parada: Eu não curto abandonar livros no meio. Mas têm algumas histórias que simplesmente não fluem, né? Então, se esse é o caso e você não desistiu já de cara, tudo bem deixá-lo de lado. Eu acredito que algumas vezes não é a gente que escolhe o livro e, sim, o contrário. Talvez ele seja ideal para um outro momento ou simplesmente não rolou e tá tudo bem.

4. Dê livros de presente: Sempre que eu tenho a oportunidade, eu dou livros de presente. Realmente acho que essa atitude é um elogio e uma ótima forma de incentivar a leitura. Aliás, sempre quando rola um niver de alguma criança, procuro comprar essa 8ª maravilha. Nunca é tarde para começar esse hábito, mas incentivá-lo desde pequeno, é de grande ajuda.

5. Crie o seu ambiente ideal: Qualquer lugar é lugar para ler aquele livro. Seja na sala de espera ou na cafeteria. Mas como o mais indicado, no momento, é ficar em casa (se for possível), veja o cômodo que você mais se sente confortável em ler. Pode ser quarto, varanda, na parte da manhã ou antes de dormir. Ah! Uma xícara de mate sempre me acompanha e “esquecer” um pouco o celular me ajuda a não ter distrações. ;-)

***

É isso, pessoal. Claro, que nem sempre dá para praticar essas sugestões. Mas espero que esse post ajude de alguma forma! E quem tiver outras dicas, só acrescentar nos comentários. No mais, podem opinar à vontade.

Ah! Um recadinho: agora o PJ tem uma Newsletter \o/! Quem quiser recebê-la, pode deixar o e-mail nos comentários ou se achar melhor manda uma mensagem para pequenajornalista@pequenajornalista.com. ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: Quero começar a ler…
Fan Page ♥  Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • Amei as dicas Carol!
    Eu tbm gosto muito de presentear com livros e o melhor horário para leitura, no meu caso, é antes de dormir.
    Minha dica favorita foi o do caderninho com trechos de livros, vou seguir essa sugestão, pois sempre escrevo quotes aleatórios no meu Bullet Journal, mas com um caderninho só pra isso, fica mais organizado.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Olá!
    Amei demais seu post, sempre que posso dou livros de presente. Acho uma forma maravilhosa de presentear.
    Estou lendo alguns livros de lugares públicos e amo, acho incrível essa oportunidade que temos para ler assim.
    Eu amo ler em vários lugares, sempre que posso estou com um livro na mão.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  • Oi Carol.
    Adorei a ideia do post. Eu sempre gosto de presentear meu sobrinho com livro, acho que é um ótimo incentivo para que ele adquira o gosto pela leitura. E já anotei aqui a dica sobre o caderno de trechos. Sou meio esquecida quanto a isso.
    Bjus

  • carol

    Leslie: Oba! Que bom que gostou. E antes de dormir é o meu horário favorito também! E também gostei de escrever quotes aleatórios no Bullet. Vou anotar essa dica! ♥
    Vanessa: É um ótimo presente e um elogio maravilhoso, né? :)
    Lia: Também faço isso com os meus priminhos! ♥