07.04.2020

Ei, Gente! :) Para quem não sabe, hoje é o Dia do Jornalista. E, sim, o nome desse blog não é por acaso! Me formei há quase 11 anos e apesar dos pesares, continuo fazendo uma das coisas que mais amo na vida: levar informação através da escrita. ♥

E como toda data, essa também tem o seu motivo. De acordo com o Portal da Imprensa, é uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, proprietário do Observador Constitucional. Aliás, esse meio de comunicação era a favor das ideias liberais e não curtia muito o reinado de Dom Pedro I, digamos assim. A propósito, Badaró foi morto e esse assassinato alavancou a crise que começava a tomar proporção no império de Dom Pedro I, fazendo com que o mesmo renunciasse no dia 7 de abril.

Confesso que não sabia dessa história e isso faz com que eu mais ame a minha profissão. Com ela, aprendo muito, todos os dias. ;-) Falando em aprendizados, trouxe cinco coisas que aprendi sendo Jornalista. Vamos lá?

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

1. Não é uma profissão fácil. Muitas vezes, não somos valorizados. Principalmente, na parte financeira. Por isso, faça por amor. Claro que só isso não paga as contas… Sendo assim, antes de qualquer coisa, se valorize. Siga a sua intuição e veja o que cabe na sua realidade, mas independente de qualquer coisa, não deixe que te façam de gato e sapato. ;-)

2. O jornalismo de hoje não é o mesmo de ontem e, provavelmente, não será o de amanhã. Tudo muda, o tempo todo! É preciso se reinventar, estudar sempre. Se não, a gente fica para trás! Não é fácil, eu sei. Luto com esse fato quase todos os dias, mas é importante. Juro, juradinho!

3. Ok, há erros grotescos. Em contrapartida, a gente é ser humano e erra também. Por exemplo, todos os meus textos não saem de uma hora para outra. Reviso um milhão de vezes, mas pode ser que uma palavra saia errada ou que uma frase não faça sentido. E quer saber? Tá tudo bem. É importante que a cobrança não se destaque tanto. ;-)

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

4. Informar com leveza é a minha grande paixão. Aliás, criei o PJ com essa intenção. Escrever do meu jeitinho, sobre coisas que deixam a vida menos pesada. Porém, quando tenho de ser objetiva e seguir uma linha editorial diferente, vou fundo. Mas sempre tentando dar um toque menos pesado possível. E a sua forma de escrever não precisa ser a mesma do coleguinha! Cada um tem um jeito e se comparar só atrapalha, viu? Vai por mim!

5. Não sei se continua sendo assim, mas há séculos muitas pessoas ficavam chocadas quando eu falava que não queria ser a próxima Fátima Bernardes. Apesar de admirá-la, sempre gostei de escrever, estar dentro de uma redação de jornal (ou revista, ou site), mesmo em casa. Jornalismo têm diversas áreas e não necessariamente tem de ser em uma bancada de jornal em rede nacional. Mas se esse é o seu desejo, vai com tudo! E aqui vai uma dica: se for viável, experimenta mais de uma para ver qual que você se identifica mais! ♥

***

Acho que é isso, gente! :) Eu amo ser jornalista, mesmo que a profissão tenha me decepcionado algumas vezes. Já trabalhei em lugares que carrego para vida, outros que não quero nunca mais pisar! Mas independente, todos me ensinaram. São muitas histórias, pautas e frio na barriga por conta de deadline! Têm textos que dão orgulho, por mais que eu leia mil vezes. E são muitos bloquinhos, canetas e afins. A era digital tá aqui firme e forte, mas algumas manias são para sempre! ♥

Ainda não cheguei lá, mas espero que os sonhos nunca acabem. Quero alcançar um por um, mas hoje em dia de uma maneira mais pé no chão.

E se você sonha em ser jornalista, saiba que não é fácil, mas ninguém disse que seria, né? É preciso dedicação, amor, respeito e muito trabalho! Como qualquer profissão. E, do fundo do meu coração, torço para que esses aprendizados e palavras soltas te ajudem a trilhar o melhor caminho, independente da direção que desejar seguir.

Feliz dia! :) Para quem só se formou, para quem vive diariamente do jornalismo e para quem sonha. E obrigada a todos que me incentivam diariamente, principalmente: minha irmã Lulu, minha mãe, meu namorado e a minha eterna chefinha, a Ana Ioselli. Amo vocês! ♥

No mais, podem opinar à vontade! ^^

Beijos, Carol.

Post Antigo: Assessoria de Imprensa e 4 draminhas!
Fan Page ♥ Instagram  

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  • Feliz dia do jornalista para nós ♥
    Eu achei muito fofo todos os pontos que colocou, principalmente sobre informar ser a sua paixão. Amei!
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

  • Oi!

    Vc me deu Parabéns lá no Insta pelo Audiovisual, né? Pq eu (ainda) não sou Jornalista, sou Radialista! Estou agora fazendo uma pós em Jornalismo =) às vezes fico pensando se eu deveria ter feito Jornalismo…mas aí eu não estaria trabalhando com o que gosto, os caminhos me levaram para o que faço hoje…então, agora bora correr atrás e tbm ser jornalista =)
    Parabéns pelo seu ofício e por trazer informações para esse mundo ser mais leve! =)

    beijos!

  • Parabéns por essa profissão maravilhosa! Eu te entendo e muitos pontos se aplicam a minha, que é publicidade. Acho que são profissões necessárias e que estão passando por mudanças constantemente. Somos profissionais que temos de estar dispostos a estar sempre se adaptando. Adorei a postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

  • Feliz dia, Carol! ♥

    Cheguei a fazer vestibular para jornalismo (e queria muito seguir a carreira!), mas a vida acabou me levando para outro lado… O que não significa que eu não tenha um carinho enorme por essa profissão tão, tão, tão importante! :)

    Muito sucesso, sempre!

    Beijos ♥

  • carol

    Amanda: Oba! Parabéns para a gente. ♥
    Gabi: Iii confundi tudo hahaha =D! Mas valeu do mesmo jeito hahaha! Feliz dia do Jornalista e Audiovisual. :)
    Pathy: Obrigada. ♥
    Vanessa: Super te entendo. Às vezes, é quase impossível, mas é válido sempre tentar. :)
    Kaila: Fato!! ♥
    Cris: Parabéns para a gente. :)
    Thai: Fato! A gente precisa se inovar sempre! ♥
    Dani: Ah! Jura? Que linda. :)
    Emerson: É verdade. Não tem jeito! E a escrita é vida! ♥

    Beijos!!