14.11.2019

Ei, Gente! :) Durante 2019, tenho apostado muito em cursos e tal para aprender o que posso acrescentar e alterar no meu trabalho, que vai além do blog. E o último que participei foi o da SEMAP, que é a Semana da Marca Pessoal, das Irmãs Alcântaras (Tudo Orna). Normalmente, essas aulas gratuitas apenas querem oferecer cursos pagos e acabam dando a sensação de que a gente perdeu tempo, caso não se inscreva no que eles estão vendendo. Porém, esse do Efeito Orna, elas venderam um curso sim, mas agregaram muito conteúdo maravilhoso. Valeu mega a pena e, com certeza, se estivesse dentro do meu orçamento, participaria. Porém, quem sabe no próximo ano, né? Enfim, estou aqui para contar algumas coisas que aprendi em cada Masterclass. Vamos lá? Bom post! 

SEMAP - PJCrédito da Imagem: Pequena Jornalista 

1. Você não vai conseguir agradar a todos. Mas note como pode contribuir com o outro! 
Observação da Pequena:  Antes de mais nada é preciso enxergar o próximo. Aqui, elas trouxeram o mapa da empatia, que ajuda descobrir as dores e necessidades do seu público, digamos assim. Através dessa ferramenta, conseguimos mostrar o nosso valor.

2. Valor é diferente de preço. 
Observação da Pequena: sempre achei que os dois eram a mesma coisa, porém, descobri que o valor é o que a gente entrega. E a melhor parte é o valor percebido, quando o cliente percebe o que entregamos. Isso ajuda muito na hora de precificar, pois o cliente não vai ficar questionando o seu preço.  Ele irá aceitar e achar justo, pois irá valorizar o trabalho! Mas atenção, você também tem que se valorizar. ;-)

3. Arquétipos e quebra de padrão
Observação da Pequena:  De acordo com Carl Jung, existem 12 arquétipos, como o Inocente e o Herói. É preciso identificar qual personalidade combina com a sua marca, porém, há oportunidades de fazer diferente. Quebre padrões, tabus se reposicione. Aqui elas trouxeram o caso da marca Herself e da Bete, um brinquedo de Toy Story, que vem totalmente repaginada  no último filme.

4. Tudo parte de um começo 
Observação da Pequena: Não há certo ou errado, o importante é começar. Todas as pessoas que você admira, se arriscaram. Não perca oportunidades. Lembre-se: o não você já tem. Deixe a sua marca no mundo, se comprometa, teste, experimente, sem medo de ser feliz. Ah! Nessa masterclass, teve a participação da Niina Secrets, e sério: já admirava e, agora, admiro ainda mais!

5. Parceria
Observação da Pequena: A Débora Alcantara e a Niina falaram muito sobre parceria. Por exemplo, a Niina contou que quando começou com a M.A.C, ela não ganhava dinheiro, mas era uma marca que ela gostava tanto, que valia a pena. E olha onde ela chegou: lançou um produto dela com a marca! A lição que ficou é que tem de namorar, flertar com marcas que você deseja trabalhar. Mas, claro, tudo tem de ser avaliado. Lembrando que tem de ser bom para os dois lados. Pense muito sobre o que aquela parceria irá agregar.

***

Além disso, aprendi também que a evolução tem de ser constante. Que a nossa marca pessoal é a nossa essência, querendo ou não, tem de ter um alinhamento entre os valores pessoais e valores profissionais! Além do blog, sou jornalista, e isso me ajudou muito a refletir sobre qual caminho quero trilhar e o que precisa permanecer. Me identifiquei com vários arquétipos e descobri que sou bastante questionadora, que tem o lado ruim, afinal, essa personalidade pode trazer uma característica mais pessimista. Acho que falta mais otimismo e vou chegar lá! :)

Além dessas aulas, as meninas enviaram um podcast sobre vulnerabilidade e coragem. E a lição mais importante que tirei: a gente tem de escolher quem vai escutar. Claro,críticas construtivas são bem-vindas, mas é preciso dar atenção a quem está na arena com a gente e, não quem está apenas “gritando” da arquibancada. No mais, trouxe duas frases que marcaram bastante na SEMAP. Espero que ajudem de alguma forma:

SEMAP - Frase 1 - PJ

SEMAP - Frase 2 - PJCrédito das Imagens: Pequena Jornalista 

É isso, pessoal. Aproveito para indicar o Instagram do @efeitoorna. ;-) Têm dicas bem interessantes!
No mais, podem indicar outros cursos e tal. E opinar à vontade!

Beijos, Carol.

Post Antigo: 5 livros da Sextante que indico

Fan Page ♥ Instagram    

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário