19.10.2015

Um dia desses recebi um comentário de uma antiga leitora, falando que sentia saudade dos posts “superindico”. Entrei no blog e descobri quem era: a Raquel Morelli, com seus textos incríveis. Tão bom “rever” antigos blogs e saber, que têm cantinhos que a gente nunca esquece. Recentemente, soube que a Raquel iria lançar seu primeiro livro. Fiquei tão feliz por ela! Adoro a escrita da Raquel. Fiquei curiosa para saber mais um pouco sobre esse trabalho e ela topou responder cinco perguntinhas. Para começar: a escritora tem 22 anos, formada em Letras e trabalha como professora de Português e Inglês. Já deu para perceber que as palavras realmente fazem parte da vida dela, né? Espero que gostem da mini-entrevista. ;-)

pj entrevista - raquelPJ entrevista: Raquel Morelli 

1. Conte um pouquinho sobre os textos do seu primeiro livro. 
R: A maior parte das crônicas fala de amor (e seus “tipos”). Aquela paixão platônica, o amor vivido no dia a dia, o amor idealizado, o amor por um ídolo, as inseguranças da adolescência, enfim. Mas acredito que o tema que predomina, sem dúvidas, é o amor. Na parte das poesias, além desse tema, falo sobre solidariedade e sonhos.

2. Como foi o processo, desde a ideia até o lançamento? 
R: Sempre fui motivada a escrever. Durante a época da adolescência, na escola, todo ano havia Sarau Literário. Os alunos tinham que produzir suas próprias poesias. Gostei tanto que comprei um caderno para escrever poemas e crônicas. Iniciou-se o sonho de ser escritora. Em 2014, após 3 anos de publicações de meus textos em blogs, senti um retorno positivo. Então reuni as melhores crônicas e poesias escritas para lançar, finalmente, um livro. Lembrando que o “Minhas Palavras” possui duas partes: a primeira, crônicas e a segunda, poesias.

3. Sempre quis viver desse mundo literário? Qual/Quem foi a sua maior inspiração? 
R: Desde os 12 anos percebi que gostava de escrever. Mas, no final de minha adolescência resolvi que gostaria de publicar. A carreira de escritora é um Curinga para mim, pois também sou professora de Português e Inglês. Adoro motivar alunos a buscarem o próprio talento, com base em minha experiência. Sempre gostei das autoras Meg Cabot e Rachel Cohn. Foram grandes inspiradoras no meu início de carreira como escritora. Gosto de escrever para o público jovem!

4. Alguma mania peculiar na hora de escrever? 
R: Sou cheia de TOCs.  Só escrevo no papel. Depois passo para o computador. Ainda tenho um certo bloqueio com tecnologias, parece que minhas ideias fluem melhor se estou escrevendo à mão. E prefiro escrever de madrugada.

5. Se tivesse que salvar três livros de um incêndio, quais seriam as suas escolhas?
R: Que difícil!! Mas… Salvaria um clássico, um livro juvenil e um de poesias: Dom Casmurro (Machado de Assis), Pão de Mel (Rachel Cohn) e Declaração de Amor (Drummond).

***

Muito obrigada, Raquel. Que você sempre fique rodeada de palavras e que esse livro seja o primeiro de muitos. :) Ainda não conhece o trabalho da autora? Clique aqui. E quem quiser comprar “Minhas palavras” é só enviar um email para ela (raquelmorelli.escritora@gmail.com) ou nesse site.

É isso, gente. Podem opinar à vontade!

Beijos, Carol. 

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 Comentários