Oi, Gente! O post do dia é um bate-papo bem bacana com a carioca Fernanda Nia, publicitária e criadora do site “Como eu realmente…“, onde ela publica tirinhas divertidas do tipo “expectativa x realidade”, sabem? Impossível não se identificar com alguma situação que acontece com as personagens Niazinha, Srta. Garrinhas e a turma toda. Acompanho as criações mais pela Fan Page e só descobri que tinha livro (dois na verdade) recentemente. Ai fui na Bienal, encontrei o 1º livro e acabei conhecendo a Fernanda lá. Ela autografou e ainda fez um mini desenho de uma gatinha! ♥ Detalhe: desenhou em pé! Eu não consigo nem sentada, que dirá em pé hahaha. Ai perguntei se ela topava responder umas perguntas para o blog e ela aceitou. \o/ Então, com vocês: Fernanda Nia. ;-)
Autora: Fernanda Nia! ♥
1. Como foi o processo de transformar o seu trabalho da internet (Fan Page e Blog) em dois livros? R: Bom, como a internet tem uma gama de possibilidades mais amplas que um livro impresso, a primeira etapa do processo foi viabilizar a transposição das tirinhas para o papel. Pensar como iria se comportar o formato delas – algumas são muito verticais – nas páginas e tudo o mais. Como seriam colocados os comentários em texto que sempre vêm após as tirinhas no site. Depois que achamos a melhor forma de fazer essa transição, foi só partir para o trabalho. Hoje, é maravilhoso ver o material do Como eu realmente lá, físico, se expandindo além da internet. <3
2. Falando nisso, os personagens do “Como eu realmente…” são inspirados na sua vida pessoal? R: A Niazinha tem um pouquinho de mim nela sim, mas não somos iguais. Já os outros personagens, alguns deles, como membros da minha família, sãosim baseados nas pessoas da minha vida. Outros, como a Maria Modinha, o Silvio Sem Senso Social e a Fani Fangirl foram baseados em estereótipos depessoas que eu julguei que seriam cômicos e úteis para as situações que eu planejava demonstrar nas tirinhas. Aliás, acho que estou errada. Elessão baseados em pessoas reais sim. Eu só não as conheço pessoalmente, mas sei que existem em algum lugar por aí.
Niazinha, Srta. Garrinhas e Maria Modinha! ;-)
3. A parte mais doce e amarga de fazer parte desse mundo dos livros (e da blogosfera também)? R: A mais doce é ter o feedback dos leitores quando dizem que gostam do seu trabalho. A parte mais amarga… É difícil ter algo que realmente mechateie, mas, se tiver que escolher, diria que é quando pegam as tirinhas e removem os créditos para repostar. Dá um apertozinho no peito.
4. Se pudesse dar alguma dica de ouro para quem quer seguir um caminho parecido com o seu (ilustradora, autora), qual seria? R: No caso, de ilustradora, e seria: PRATIQUE MUITO! Tem coisas que a gente só aprende colocando a mão na massa. Em MUITA massa. Ilustração (e até escrita) é uma dessas coisas.
5. Teremos um terceiro livro ou outro projeto parecido? Conte um pouco. R: Sim, a ideia é que o Como eu realmente seja uma série. Se tudo der certo, em breve teremos o volume 3 por aí. Fora isso, quem sabe eu me aventure em algum projeto autoral fora do universo da Niazinha. Talvez na prosa? Veremos.
Fani Fangirl, Silvio Sem Senso Social, Sargento Fofura, pais, vó, vô e boy da Niazinha! ;-)
6. Alguma mania peculiar na hora de criar as suas tirinhas? R: Para ser sincera, não. Enquanto eu tiver os meus instrumentos de trabalho, posso criar tirinhas na situação que for. ;)
7. Se tivesse que salvar três livros de um incêndio, quais seriam? (não podem ser o seus rsrs) R: Que difícil, hahahahah. Harry Potter, por tudo o que ele significou para a minha geração. Memórias Póstumas de Brás Cubas, por tudo o que Machado impactou na nossa literatura. E o livro que eu estivesse lendo no momento do incêndio, porque eu não conseguiria viver sem saber o final.
Gostaram? Espero que sim! :) Muito obrigada, Fernanda! Você é uma fofa e manda muito bem nas tirinhas. ♥ Ainda não conhece o “Como eu realmente…” e a autora? Clique aqui e aqui. Ah! Quem quiser os livros, recadinho: são do selo Nemo, da editora Gutenberg. ;-)
Beijos,
Carol.
P.S: crédito das imagens – Site “Como eu realmente…”. :)
leia também
Muito obrigada pelo carinho, Carol! Você que é uma fofa. Foi um prazer aparecer aqui! <3
Beijos!