05.08.2015
Hoje a entrevista não tem a ver com o mundo dos livros, mas o assunto é tão apaixonante quanto. Algum tempinho atrás, achei no Instagram o perfil da ilustradora Beatriz França, onde ela publica desenhos fofos da personagem biaPOF. Quem acompanha o blog, já deve ter visto algumas imagens dela por aqui. Virei fã e fiquei mega feliz quando ela topou responder algumas perguntas para o PJ sobre esse trabalho lindo. Gosta desse mundinho e/ou sonha viver dentro dele? Corre, que o bate-papo está bem inspirador. Aliás, as respostas servem como inspiração para todos os setores da vida. Bom post! ♥
Entrevista: Beatriz França ♥
1. Você lembra qual foi a sua primeira ilustração? Conte um pouquinho sobre ela.
R: Eu sempre tive o costume de fazer alguns rabiscos quando era pequena, pra passar o tempo em casa, era minha atividade favorita quando era pequena. Então acho que não tenho muitas recordações da primeira ilustração haha. Mas, a minha primeira ilustração com uma personagem bem semelhante com a biaPOF foi numa cartinha que fiz pra minha mãe aos 8 anos de idade, eu nem me lembrava direito, ela me mostrou tem pouco tempo, e é incrível reparar nos detalhes. 
2. Sempre quis seguir essa profissão? Como foi a sua trajetória até aqui, o que tem em mente daqui pra frente e como surgiu a biaPOF? 
R: Sempre fiquei na dúvida em qual carreira seguir. Na hora da escolha do vestibular, eu optei por ciência da computação e design. No fim, pensei que como designer, eu poderia explorar outros caminhos. Sempre fui muito apaixonada pela arte e toda forma de comunicação – a minha faculdade era com ênfase em marketing, e isso me ajudou mais ainda, pois consegui entender um pouco como funciona melhor o mercado de trabalho. A biaPOF surgiu depois da graduação, entre alguns trabalhos em agência, eu comecei a desenhar mais nos tempos ociosos, até que um dia um amigo sugeriu que eu criasse a página no Facebook pra personagem, e foi aí que a historia dela começou. :)

♥♥♥
3. Tem alguma mania peculiar na hora de criar os desenhos? Se sim, conte um pouco.
R: Eu preciso de muita inspiração. Quando vou criar um novo desenho – ou até mesmo pra vida haha – fico horas pesquisando referências, ouvindo uma música que me agrade ou que combine com meu humor, leio muito, navego no Pinterest. E eu só consigo desenhar quando faço todo o ritual. Não consigo criar sob pressão ou com algo que me tire a atenção. Acontece de as vezes eu criar algo que gosto muito enquanto falo ao telefone haha mas é raro. 
4. O que (ou quem) te inspira para fazer esse trabalho?
R: Sempre o amor. Pode parecer meio clichê. Mas parece que quando fazemos as coisas com o coração, tudo fica mais bonito e mais leve. Me inspiro no meu marido, nos meus amigos, na minha família, em frases e desenhos de pessoas que admiro. Se olharmos por esse lado, tudo é inspiração ♥.
♥♥♥
5. Quando divulga as suas ilustrações, o que pretende transmitir para o seu público?
R: Procuro transmitir exatamente o que estou sentindo no momento. Pode ser algo mais engraçado, uma frase mais profunda, ou até um rabisco feito enquanto falava no telefone. O feedback é extremamente positivo. Eu fico feliz com cada comentário, cada like numa foto e cada compartilhamento. É muito legal saber que posso ajudar alguém, ou tem alguém que está passando por algum momento parecido com o meu. Eu abro um sorriso enorme quando leio um agradecimento ou uma mensagem – é muito, mas MUITO gratificante!
**Pergunta Bônus: Uma dica de ouro para quem tem o sonho de trabalhar com ilustrações? 
R: Faça tudo com amor que não tem erro! ♥ O sonho de trabalhar apenas 
com ilustração pode estar um pouco distante, mas quando 
tiramos um tempo para fazer o que gostamos, 
a recompensa um dia chega. :)
♥♥♥
** 
Gostaram? Quem quiser conhecer mais um pouquinho do trabalho dela, vale seguir o perfil @biapof e curtir a Fan Page dela. Muito obrigada, Bia. Você é uma fofa e seus desenhos mais ainda! Todo sucesso do mundo. Ah! Quem quiser levar os desenhos dela para casa, tem uma coleção linda de capinhas para celular na loja virtual Go Case. ;-) 
Beijos e boa quarta, 
Carol. 
P.S: crédito das Imagens: Divulgação e Instagram @biapof; ;-)
carol

leia também

    * PJ Entrevista: Autor Guilherme Ramos! ♥
    * PJ Entrevista: Autora Carine Raposo! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários