11.06.2025

Ei, Gente! :)

Na próxima sexta-feira, dia 13 de junho, começa mais uma edição da Bienal do Livro do RJ. E uma das coisas que não pode faltar nesse evento é a wishlist literária para ter um norte e não sair comprando todos os livros que vê pela frente!

Com a listinha, seguem também algumas dicas para tentar aproveitar o evento da melhor forma possível. Então, vamos lá? Boa leitura! ♥

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

1. Everything is ok – Um lembrete de que você importa (Debbie Tung – Editora Mood)
Observação da Pequena:
Um dos estandes que estou mais curiosa para conhecer no evento é da Editora Mood. A comunicação deles é incrível e realmente me sinto falando com uma amiga no Instagram. E se o primeiro livro da Debbie – publicado no Brasil – me conquistou, esse acho que vai me abraçar na mesma intensidade. Uma coisa é certa, de lá eu não saio sem essa HQ.

Aliás, aqui vai a 1ª dica para a Bienal… Às vezes, o livro na Amazon até está mais em conta, mas direto com a editora pode ser que tenha brindes incríveis, que façam valer a pena a diferença. Então, fique de olho nessas promoções/ações e veja se compensa ou não. E isso vai depender de cada leitor, ok? ♥

2. Balela (Solaine Chioro – Editora Alt)
Observação da Pequena:
Eu li “Reticências” da Solaine e adorei. Só não comprei “Balela” ainda porque quero tentar mais uma dedicatória nessa nova história. Adoro a escrita dela e achei a premissa leve e com aquele clichê que eu amo.

Falando nisso, a segunda dica é: muitos autores nacionais ficam nos estandes da editora que publicou o livro deles! E se não souber reconhecê-los, sem problemas. Normalmente, eles se apresentam também. Então, é uma ótima oportunidade para conversar um pouco com o autor e, de quebra, você pode sair com livro autografado (e muitas vezes com marcadores e afins).

3. Todo mundo aqui vai morrer um dia (Emily Austin – Astral Cultural)
Observação da Pequena:
Eu sei, parece ser uma história pesada, mas a sinopse me chamou muita a atenção. Porém, acredito que tenha várias lições nas entrelinhas e de uma forma, na medida do possível, leve e divertida. Bom, assim espero hahaha!

Ah! Nesse caso, acredito que nem esteja mais em conta. Minha intuição diz, mas não sei hahaha. Então, uma coisa que tenho feito nas últimas bienais é anotar o preço da Amazon e comparar com o preço lá no evento. Se for mais barato, levo. Se não, como não é urgente, deixo para depois.

4. Desde que você partiu (Duda Riedel – Editora Planeta)
Observação da Pequena:
Mais uma autora brasileira e uma história que se passa na França. Adorei a capa e a premissa. Fora que tem a França no meio e eu amo esse tipo de cenário. E as dicas anteriores servem para esse item da minha wishlist também. ;-)

5. O cão que seguia as estrelas (Anna Sólyom – V&R Editora)
Observação da Pequena:
No último dia da Bienal do ano passado, lembro que comprei um livro dessa mesma autora (Neko Café). Estilo ficção de cura e, consequentemente, com gato no meio. E apesar de agora ter menos medo desse bichinho de estimação, confesso que sempre me perguntava “por que não colocam cachorrinhos nesse gênero também?”. E aí eu descobri que a autora tem esse novo livro! Acredito que eu vá chorar, mas quem liga, né? hahaha

E aqui vai mais uma dica: não necessariamente o livro que a gente gosta estava na lista de desejos. Essa wishlist, na minha humilde opinião, é mais para ter um norte. Então, caso tenha algum que chame a atenção e tenha mais certeza de que vai ler do que não, acho que vale. Principalmente se o preço estiver dentro do seu orçamento. Nem foi uma das minhas leituras favoritas (Neko Café), mas super compensou a comprinha extra. Fora que ganhei brindes bem fofos (copo e cartela de adesivos) e estou na torcida dessa nova história seguir a mesma linha.

6. Escrito na Neve (Thais Bergman – Astral Cultural)
Observação da Pequena:
Por fim, confesso que essa capa e esse título me chamaram mais a atenção. Mas a história tem cara de ser bem legal e tem neve no meio, que super combina com época invernal hahaha. Tem esporte no meio (que ando curiosa para ler o gênero), mas parece ser nada muita picante e mais fofinho ♥.

Também acho que, por ser lançamento, não vai entrar na promô. Mas vai que rola brindes que dão para usar e a autora vai estar por lá. Então, muitas dicas anteriores servem para esse 6º livro.

Crédito das Imagens: Amazon

***

É isso, pessoal. :)

Resumindo: têm livros que estão mais em conta na Bienal, outros não. Porém, o que conta é analisar se compensa comprar ou tudo bem deixar para um outro momento. Tenha uma wishlist e valores para comparar. Mas use como um norte e não como uma regra inquebrável.

Dedicatórias de autores sempre são bem-vindas, principalmente, daqueles que já temos um carinho ou uma boa intuição! Pense antes de passar o seu cartão por impulso, só que se não tiver muito tempo, não perca tanto tempo, sabe? ♥

Dê uma analisada na sua estante antes de gastar todo o seu dinheirinho suado. Faça doações e pense: será que agir de uma maneira que não rendeu boas compras no passado, vale seguir do mesmo jeito?

Por fim, brindes são maravilhosos, mas veja se não será apenas mais uma coisa extra na sua casa ou se realmente vai valer a pena! ;)

Enfim, são dicas de acordo com a minha experiência. Vejam o que faz sentido para vocês! E agora me contem: qual livro dessa minha wishlist vocês adorariam embarcar? Tem algum que já está na lista e não sai da Bienal sem? No mais, podem opinar à vontade.

Beijos, Carol.

Post Antigo: 5 coisas que aprendi com a Bienal do Livro
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário