25.06.2024

Ei, Gente! :)

A semana começou com um evento literário aqui na cidade carioca, que a propósito vai até 6ª feira, dia 28 de junho. Conferi de pertinho o primeiro dia da 5ª edição do Ler. Foi o meu primeiro contato com esse Festival do Leitor e valeu a pena ter ido.

Agora vamos saber as minhas impressões sobre? Boa leitura! ♥

Crédito da Imagem: Site Oficial do Evento

A primeira coisa que eu quero dizer é sobre os valores. Infelizmente, não estão com preços atrativos. Mas a parte boa é que patrocinadores, parceiros e tal estão se movimentando para que seja mais acessível, pelo que eu vi. Então, vale ficar de olho no Instagram oficial do festival. ;-)

Dito isso, O evento Ler tem acontecido no Pier Mauá, mas especificamente no Centro do Rio de Janeiro (próximo ao Museu do Amanhã). Eu fui de ônibus do condomínio que me deixou no Ibmec e de lá peguei um Uber e fiz a mesma coisa na volta. Em ambos casos desci no Armazém 1 e andei até o 3 para entrar. A minha experiência foi bem tranquila e achei os funcionários bem solícitos e ajudaram realmente, até quando não sabiam de fato responder as dúvidas.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Cheguei umas 13h e pouca e sai umas 16h para tentar não pegar trânsito na volta, já que moro longe do local. E acho que deu para aproveitar e matar a curiosidade, sabem? Já tinha escutado falar e fiquei feliz de ver o evento de pertinho. Aliás, acho que o que resume é que é uma mini Bienal do Livro, de um jeito bom.

Tinha muita escola e o calor tava intenso, mesmo sendo inverno hahaha! Coisas do Rio de Janeiro. Mas quando a gente entrava no espaços fechados, dava para se refrescar de boa. Outra coisa que achei legal é que estavam distribuindo água e nem tinha fila gigantesca não!

Aliás, peguei zero fila! Mas não sei informar se mais cedo ou mais tarde o cenário era diferente hahaha. Em relação às mesas, a que eu assisti foi do Tiago Valente (na foto) e Suu, que falava sobre “Criação Literária também é estudo” e foi mega valiosa a conversa! Fora que conheci ao vivo o Tiago e virei fã, bem fofo e acessível. ♥

Crédito das Imagens: Pequena Jornalista

Queria ter assistido outras palestras, mas não consegui. Porém, já fiquei feliz com essa! Ah! E descobri três livros que o influenciador salvaria de uma biblioteca:

  1. Foi assim que tudo explodiu (Arvin Ahmadi)
  2. As irmãs Blue (Coco Mellors)
  3. O gênio do crime (João Carlos Marinho)

Sério, é tão bom conhecer pessoas que gostam desse mundo e é nítido o brilho nos olhos a falar de cada detalhe, leitura! Não sei se vai dar para ir outro dia, mas só esse primeiro dia valeu muito! E aqui fica dica: cada processo criativo é pessoal. Não se cobre, seja você e encontre sua comunidade, dentro do seu nicho.

De resto, achei os espaços lindos! Destaque para os locais especiais do Ziraldo. Queria ter tirado foto com a panela na cabeça, mas tinha muita gente nessa hora. Também tinham nomes de avenidas bem literários e é óbvio que tirei na Avenida do Romance. Tinham bancos em formatos de livros abertos. Tinha representatividade, mundos que as histórias nos levam e muita cultura! Se desse, tinha tirado foto em cada cantinho, mas consegui registrar alguns deles.

Em relação à alimentação: mais barata que na Bienal, ao menos o cachorro quente do Geneal e o mate leão hahaha! Meu lanche clássico desses eventos! ♥ Em contrapartida, não sei dizer as outras opções! Sobre os livros, tinham uns “estandes” das editoras, mas confesso que não achei muito em conta não. Na parte da Livraria, acho que se fizesse uma busca minuciosa, talvez encontrasse. Porém, não era muito o meu foco.

Crédito das Imagens: Pequena Jornalista

Também gostei das apresentações do lado de fora, como bandas de circo, palhaços, cosplays, gente fazendo malabarismo, andando de perna de pau e por aí vai. Era quase impossível não sorrir ao encontrá-los! Tinha de tudo um pouco e para muitos gostos, seja para quem ama jogar, gosta do universo Geek e tal.

Enfim, o saldo foi bem positivo e provavelmente irei em outras edições! Aliás, essa vai acontecer até o dia 28 de junho, sexta-feira, e fica aberto das 9h até às 21h. Para mais informações e saber a programação, só entrar no site oficial da Ler.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Ainda essa semana, vou fazer um Reels mostrando também. Agora quero saber: já conheciam o evento? No mais, podem opinar à vontade! ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: 5 coisas que aprendi com a Bienal do Livro
Skoob ♥ Instagram

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário