07.01.2024

Ei, Gente! :)

Para comemorar o Dia Nacional do Leitor, separei algumas dicas para quem deseja criar o hábito da leitura. Algumas, vocês já devem ter visto por aqui e em outros canais do PJ. Mas sempre bom relembrar, né?

Então, vamos lá? Bom post e feliz dia! ♥

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Em primeiro lugar, quero dizer que o meu desejo é tornar todo mundo leitor. Porém, sem aquela pressão que só afasta e não atrai nem um pouco. Leia no seu tempo e o que deseja, independente se é um livro hypado ou não!

Aliás, muita gente não gosta de conferir a sinopse antes da leitura. Eu até acho legal ser pego de surpresa, em contrapartida, às vezes, para quem está começando a criar esse hábito, talvez seja melhor só ter uma ideia do que se trata a história.

Não desista de primeira, viu? É super válido abandonar um livro e pegar outro. Mas não faça isso já na primeira página. Vai aos pouquinhos, no seu ritmo. Se realmente não rolar, aí vale dar chance a outro título.

Tem um gênero para cada leitor. Seja você fã de clássico, romance levinho ou aquele terror que não deixa dormir a noite. Vá testando, sem alimentar nenhum tipo de preconceito. Se eu fosse ligar para cada comentário sobre os livros que embarco, estaria longe de ser uma leitura assídua.

Ler te dá sono? Teste várias formas que não te dê. Ressaltando que o importante na leitura por hobby é pegar alguma obra que realmente te desperte o interesse, ok? Isso já é meio caminho andando. Percebeu que embarcar na história deitada é um imã para bocejos infinitos? Experimente um outro horário que seja viável e uma outra posição (sentada e não deitada, por exemplo).

Por aqui, adoro ler nas cafeterias da vida e em algum lugar que não tire o meu foco. Falando nisso, uma dica é deixar o celular de lado. Ele só atrapalha, de verdade! A não ser que você esteja lendo nele, aí não tem jeito.

Enfim, não tem fórmula secreta. Cada um vai descobrir a sua, que pode mudar de tempos em tempos. Antigamente, eu amava ler dentro do ônibus, hoje em dia: só de pensar, me dá um enjoo daqueles.

Você não precisa ser aquele devorador de livros e que mal começou o ano e já finalizou cinco leituras. Se esse for o seu caso, sem problemas. Mas se não, saiba que isso não é o que te vai tornar leitor ou não. Seja um leitor feliz e não pressionado, ok?

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Ler traz inúmeros benefícios e há diversas possibilidades para se aventurar no mundo literário. Veja qual se encaixa mais com a sua realidade e boa leitura! ♥

Quem quiser acrescentar mais alguma dica, fique à vontade. No mais, a caixinha de comentários está aí para observações e tal.

Beijos, Carol.

Post Antigo:

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Amei as dicas. É maravilhoso quando já vemos alguém pegando o hábito e descobrindo o mundo dos livros.
    E ler é um hobby, então não importa a velocidade nem a quantidade, importante é achar o que funciona.
    Estou numa fase querendo reformular o meu hábito e já quero testar ler em cafeterias ou livraria.
    Beijos