26.10.2023

Ei, Gente! :)

Vamos falar sobre Inteligência Artificial (novidades desse mundinho)? Uma opinião sincera de alguém que trabalha com escrita e tem um pé atrás com ChatGPT e afins. ;’)

“Um dia perguntei para o meu marido: o que você quer de presente de aniversário? E ele me respondeu “uma assinatura para ter direito a mais ferramentas do ChatGPT”. Eu falei “você está pedindo isso para uma jornalista?” hahaha. Rindo de nervoso, gente!

Mas vamos lá… Confesso que às vezes rola um medo de uma máquina substituir o meu trabalho que tanto amo e prezo. Porém, eu sei que a gente tem que se atualizar, se não acaba ficando para trás. Aliás, fico com tanto receio, que a primeira vez que usei algo sozinha dessas novidades de IA (ou AI, como preferir hahaha), foi hoje na Trend “Faça um desenho estilo Pixar“.

Crédito da Imagem: Inteligência Artificial (a que ponto chegamos hahaha)

É surreal como a tecnologia pode ser usada para algo tão divertido, né? Tudo bem que eu pedi umas 10x para o tal do robô criar uma arte “minha com a Jeannie, lendo livro em Verona, com jeans e tênis branco“. Daí, eu recebi esse resultado e achei fofo. Porém, o mais próximo que consegui chegar é MUITO diferente se fosse um artista de verdade criando. Por exemplo, a minha cachorra ficou muito mais parecida através dos olhos da Juju Bittar (na próxima imagem do post).

Então, acredito que essas ferramentas tecnológicas podem sim ser aliadas do trabalho das pessoas, principalmente na área de criação. Para se inspirar, ter ideias legais… Em contrapartida, não substituem um profissional real, sabem? Por mais incrível que o resultado seja (e acredito que cada vez mais será aprimorado), o feeling necessário de um job só um ser humano consegue ter. ;-)

Sei que a sensação de ter entregas mais rápidas é tentadora. E tudo bem usar esse caminho mais “fácil”. Mas vale ser sincero e não sair por aí falando que tal texto é seu, tal arte é sua, se não for, ok? E sempre que for viável, valorize o trabalho das pessoas, assim como você gosta que valorizem o seu. :-)

Crédito da Imagem: Juju Bittar

Não é dizer não para tecnologia. Mais uma vez: usá-la como aliada é perfeito e se atualizar sempre é importante. Contudo, o real tem sido deixado de lado em muitos momentos e quanto mais pessoas seguirem essa linha, o offline some e o online engole a gente de todos os jeitos possíveis e inimagináveis!

Enfim, pode ser que eu mude de ideia. Que outras novidades apareçam e me conquistem de cara. Talvez eu só esteja com medo de perder o meu lugar no mercado de trabalho (eu tô hehehe). Talvez eu esteja cansada de tanta tecnologia. Aliás, eu adoraria que ela só fosse usada para o bem, para divertir e entreter, como esse robô que criou o tal do desenho.

Talvez, se um dia isso acontecer, eu fique com menos medo e mais animada e peça essas novidades para o meu marido também hahaha. Aliás, me recusei a dar isso de presente para ele! Brincadeirinha, quando eu tiver muito dinheirinho, vou assinar. Mas só porque ele vê como aliado e não um substituto do meu trabalho.” ;-)

***

Agora quero saber: o que vocês acham sobre esse tema? Podem opinar à vontade, não tem problema se a sua opinião for diferente, ok? Vamos conversar, debater, que é sempre válido. Com respeito, claro!

Beijos, Carol. ♥

Post Antigo: Relatos de uma Pequena Escritora
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • Oi Ca, eu acho que é uma facilidade enorme ter acesso a essa tecnologia mas acaba atrapalhando um pouco quem trabalha com artes porque muita gente em vez de contratar uma pessoa para fazer de forma detalhada e manual substitui por determinados apps que “fazem” de forma parecida alguma arte.
    Não estou dizendo que é ruim,quero dizer que tem sim o lado bom é o lado ruim.
    Além disso acho que atrapalha muito o desenvolvimento pessoal porque temos tudo na mão em minutos e isso torna as pessoas cada vez mais imediatistas, que não sabem esperar por algo que se deseja.

    E algo a ser usado com cautela.

    Beijos.

  • Oi Carol!
    Eu sou designer e compartilho dos mesmos receios que você.
    E apesar de trabalhar na área de tecnologia (desenvolvemos ferramentas de inteligência artificial, olha que ironia rs – só que de biometria facial) eu ainda tenho o pé muito atrás, acho que por não saber os rumos que isso tudo pode tomar, ou por medo mesmo de perder meu trabalho também kkk
    Beijo ♥
    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

  • É um tema polêmico, mas muito atual. Adorei o seu ponto de vista. Essa moda de desenho Pixar está bem forte mesmo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Vanessa: Concordo totalmente, amiga! ♥

    Bruna: Dá medo mesmo, mas a gente vai se adaptando e fazendo a nossa parte. Tem a parte boa, mas temos de ter cuidado com o lado ruim. :)

    Emerson: Verdade! Obrigada pelo comentário! ♥