11.01.2021

E a mini férias chegou ao fim! Oi, janeiro. Oi, 2021! Seja leve, por favor. E repleto de livros incríveis e leitores felizes. ♥

Aliás, um dos objetivos do PJ é incentivar cada vez mais a leitura. Eu sei que em 2020 foi um ano que livros fizeram mais parte do dia a dia das pessoas, por conta da pandemia. Espero que o corona vá embora logo, mas esse hábito de ler não!

Então, para começar o ano oficialmente por aqui, separei algumas dicas que podem ajudar a incentivar esse amor literário. Vamos lá? ;-)

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

1. Não comece por um calhamaço logo de cara. Afinal, o número extenso de páginas pode assustar e muito o potencial futuro leitor. Que tal indicar um conto?

2. A pessoa tem de ler o que desperta o interesse dela e não porque é um livro cult ou está em alta. Converse com ela e veja os assuntos que mais chamam a atenção.

3. Tem algum na sua estante que já leu ou não vai ler? Desapegue e doe para quem você deseja dar um empurrãozinho na leitura. Não consegue desapegar? Sem problemas, que tal um presente atrasado de Natal ou adiantado de niver?

4. Falando em aniversário: sempre que possível, dê uma história de presente. Por mais que a pessoa ainda não seja um leitor oficial. Mas se atente às dicas 1 e 2 desse post.

5. Por fim, cada um tem o seu tempo. Não precisa ser uma chata e falar “você precisa ler” todos os dias. Vai aos poucos, sem exageros. Uma conversa ali, um lembrete aqui e por aí vai! ♥

***

É isso, pessoal. Pretendo trazer mais dicas assim durante esse ano! Quem tiver alguma sugestão, só acrescentar na caixinha de comentários. No mais, podem opinar à vontade.

Ah! Em relação ao vencedor da Promoção do Dia do Leitor, até quarta-feira, dia 13, sai o resultado. Aviso vocês por aqui e no Insta do blog. ;-)

Beijos, Carol.

Post Antigo: Quero começar a ler – e agora?
Fan Page ♥  Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  • Oi, Carol. Tudo bem?
    Retornei das minhas miniférias também! Como foi suas festas e início de ano?
    Amei as dicas, realmente sempre o melhor é procurar o tipo de histórias que a pessoa gosta de assistir, por exemplo, e indicar livros ou contos pequenos para começar. Amei!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

  • Dicas perfeitas as que vc deu!
    Vc acredita que a quarentena teve efeito oposto em mim? Nunca tive dificuldade pra ler, mas justamente nos meses que ficamos confinados eu tive um bloqueio para livros grandes. Só conseguia ler contos, histórias que eu pegava e sabia que terminaria de ler no mesmo dia. Até hoje tô com livros aqui que comecei a ler na quarentena e não cheguei nem na metade. Mas se Deus quiser, esse ano concluo esses livros!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  • Olá, Carol.
    Adorei as dicas. Acredito que antes de mais nada a pessoa tem que se interessar pelo que vai ler, por isso sempre indico livros que foram adaptados e a pessoas gostou muito do filme ou da série porque já é meio caminho andado hehe.

    Prefácio

  • carol

    Vanessa: Foi tudo ótimo. E você? E, sim, é um bom começo. ♥
    Marcela: Ótima tática. :)
    Vanessa: Falou tudo, amiga! ♥
    Marta: Oba. Que bom que curtiu! :)
    Ava: Exatamente. Mas aos poucos, a gente vai tentando incentivar. ♥
    Suelen: Vi muito isso acontecer. Mas vai no seu ritmo e não se cobre tanto! Contos também foram ótimos companheiros nessa quarentena. Aliás, eles tem sido. :)
    Silvana: Sim, já dá para imaginar mais ou menos o que a pessoa pode gostar. ♥
    Emerson: Coloca sim e depois me conta! :)