06.01.2015
Quando eu era mais nova, a Suíça tinha dois significados para mim: era o lar doce lar da minha tia (e das minhas primas) e colégio interno (vi em algumas novelas hahaha). Aí eu cresci, conheci de pertinho e percebi que ia além das minhas percepções, do chocolate e da neve. Pensando nisso, selecionei algumas curiosidades desse país apaixonante, cheio de qualidades e com alguns defeitinhos também. Curiosas de plantão, o post de hoje é para vocês. ♥
Arquivo pessoal. 

1. Curtir o inverno daqui é uma das melhores coisas do mundo. Mas para fugir do óbvio, que tal aproveitar o verão suíço? Claro que não é um Rio 40º, mas a gente até fala “que calor infernal” hahaha. Enfim, se você vai tirar férias em julho ou agosto, corre para cá. É quando as cidades ficam mais movimentadas e os festivais acontecem. No meio do ano passado, Locarno (que fica na parte italiana) recebeu Laura Pausini, Andrea Bocelli e até Backstreet Boys. Sabia que a gente até consegue pegar uma corzinha? Aproveitar o sol em frente ao lago é bem divertido e rende ótimas fotos. Só não se assuste se você estiver lendo um livro ou conversando com a sua prima, e um pai de família resolver trocar de roupa na sua frente e entrar na água gelada peladão, sem a menor vergonha. Supercomum aqui hahaha. ;-) 

2. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, italiano, francês e romanche. E pelo que eu entendi, cada parte tem o seu dialeto. Quem quiser viver aqui, sugiro um curso de alemão, pois é o que predomina mesmo. Lembrando que o alemão suíço é diferente do alemão da Alemanha. Ah! Se você está no cantão Ticino, que fala italiano, provavelmente os comerciantes vão saber te atender em alemão. Mas se você está em Zurique, esquece o italiano. Passei perrengue lá na estação de trem, mas nada que uma mimica não tenha ajudado hahaha. Nas outras partes, eu ainda não fui. Então, não sei como funciona. ;-) 

3. Aqui na Suíça italiana, os suíços alemães recebem o apelido de “zucchine”, que em italiano significa “abobrinha”. Ou seja: sem sal, sem gosto, sem graça. Pois é, existe uma rixa sim hahaha. Pelo menos entre a Suíça alemã e a Suíça italiana. Eu já conheci alguns suíços alemães bem legais e fofos, mas confesso que me sinto mais em casa na parte italiana. ;-) 

4. Suíços não são muito tolerantes e paciência não existe no vocabulário deles. Eu que sou lerdinha, sofro hahaha! Por exemplo, na fila do caixa do mercado: se vira nos trinta. Tem que pagar, guardar as compras, tudo bem rápido. A pessoa que está atrás de você não tem muita paciência não. Nas lojas, os funcionários não têm muito jogo de cintura não. Uma vez, eu estava experimentando uma roupa e a funcionária entrou na cabine e me expulsou de uma forma mais grossa do que educada. A loja já estava fechando e acho que eles estão certos, mas falar com jeitinho não é pedir muito, né? Claro que a gente não pode generalizar, já fui super bem-atendida em outras lugares, mas dessa loja eu peguei uma implicância. Então, duas dicas: na fila para pagar, já pega o cartão ou dinheiro e corre haha. E se você entrar numa loja quase na hora de fechar, melhor esperar outro dia. ;-)

5. Mais outras curiosidades: Suíça é 8 ou 80, assim como os outros países na Europa. No verão, escurece bem tarde. Oito horas da noite e tudo clarinho. No inverno, quatro e meia e tchau claridade. Os transportes são caros (tipo 4 francos um percurso curto), mas a gente tem segurança e qualidade. Então, vale a pena, né? Se o trem está marcado para tal horário, uns dois minutos você já está quase chegando no seu destino (claro, se o destino não for longe). E se atrasar, eles avisam. Ah! Assim como muita gente reclama do calor insuportável do Brasil, muitos suíços não gostam do frio. É aquela velha história: a gente nunca está satisfeita com o que tem, né? ;-) 

**

Prontinho, gente! Gostaram? Espero que sim! A Suíça tem inúmeras qualidades, mas também não é perfeita. Mas também é questão de cultura, né? Ah! Se eu pudesse dar um conselho para os turistas: deem uma chance para as outras três estações, não só para o inverno. Que é lindo e eu amo muito. Mas a primavera, o verão e o outono são encantadores também. ♥ 
Ah! E para quem duvidou do verão suíço, uma foto para comprovar. ;-)
Arquivo pessoal. ♥

Quem tiver mais curiosidades para contar, escreve na caixinha de comentários. ;-)
Um beijo, 
Carol. 
carol

leia também

    * Diário de Viagem: Mini Roteiro Verona! ♥
    * Especial Retrô PJ: Melhores Momentos na Suíça! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentários