31.12.2023

Ei, Gente! :)

E aqui vamos nós com mais uma retrospectiva literária. Parece que 2023 começou ontem, né? E agora já estamos nos despedindo dele e torcendo para que 2024 traga bons ventos e, claro, boas leituras.

Por aqui, sempre dou mais valor a qualidade do que a quantidade. Porém, vale lembrar que a qualidade quem define é cada leitor. O importante é ler e não importa se a escolha é um livro clássico da literatura brasileira, um thriller pesado ou aquele romance levinho que dá vontade de guardar em um potinho.

Aliás, a lição mais importante que fica é: leia o que te faz feliz, independente da opinião alheia. ♥ Ah! E não tem problema não gostar de algum livro. Mas é fundamental, respeitar quem tiver uma resenha diferente da sua, sabe?

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

E agora vamos ao ponto central desse post: a retrô literária. Li menos do que gostaria e acho que abusei na compra de livros. Dessa vez, fui bem impulsiva. E a mudança na rotina, meio que bagunçou um pouco a minha vida de leitora. Ah! Lembrando que por aqui, acabo lendo numa quantidade maior por conta do blog. ;-)

No mais, mesmo com essas ressalvas, me deparei com histórias que aqueceram o meu coração. Sai da zona de conforto, fiquei dentro dela, alguns livros mexeram mais do que outros e TODOS me ensinaram alguma coisinha, mesmo que nas entrelinhas.

Ao todo, foram 20 leituras, que inclui contos de autoras nacionais. Falando nisso, uma das metas do próximo ano é ler mais nacional. Enfim, vamos lá? Bom post. ♥

  1. A razão do amor (que comecei em 2022, mas só terminei em 2023)
  2. O amor não tem nome
  3. Instruções para dançar
  4. De olho nela
  5. A biblioteca da meia-noite
  6. De olho em você
  7. Manual para damas em busca de um marido (rico)
  8. Uma noite na Itália
  9. Falsificadas
  10. A morte é um dia que vale a pena viver
  11. O caso da Princesa da Baviera
  12. Sal e Açúcar
  13. A empregada
  14. Loucos por livros
  15. O que sobra
  16. Reticências
  17. Feitiço para coisas perdidas
  18. Amar não é vintage (conto)
  19. O rascunho do amor
  20. Meu dorama da vida real (conto)

E agora com vocês o meu top 5 do ano. :’)

  1. A biblioteca da meia-noite
  2. Manual para damas em busca de um marido (rico)
  3. A morte é um dia que vale a pena viver
  4. Loucos por livros
  5. Feitiço para coisas perdidas
Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Esses foram os que mais amei e não necessariamente os que li em apenas um dia. Para a gente favoritar um livro, não precisamos ter amado a partir do primeiro capítulo. Muita coisa conta, incluindo o momento em que a gente está vivendo.

E é isso, pessoal. :) Espero que tenham gostado da retrô. Aproveito para agradecer cada visita, cada comentário, dica e tudo mais. Ano que vem esperar trazer mais resenhas e de tudo um pouco do meu mundinho. Obrigada mesmo por mais um ano com o PJ.

Que 2024 seja incrível e que não falte alegria para viver e leveza para lidar com os próximos 365 dias. E no mais, já sabem: podem opinar à vontade! ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: Retrô Literária 2022
Skoob ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Oi Ca, sei que já falei aqui que um dos livros favoritos desse ano foi: Amor as causas perdidas. Como esse livro mexeu comigo. Achei tão lindo. Esquentou o coração.
    Teve outro mas.. esse ano foram top 9 dos meus favoritos rsrsrs

    Amei os que você leu e amei participar do clubismo esse ano. Foi incrível apesar de eu não ter conseguido participar de todos os encontrinhos.

    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br

  • Adorei a retrospectiva e em 2024 teremos 366 dias! Será um ano incrível e marcante para todos nós. Certeza.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia