Ei, Gente! :)
Livros que falam sobre livros merecem todo o nosso amor. E quando a gente encontra títulos dentro dessas histórias, parece que a nossa lista de futuras leituras só aumenta hahaha.
Para ajudar ainda mais nessa listinha (#denada), trouxe as obras mencionadas pela personagem Helô, de “Vivendo nas entrelinhas“, da Juliana Cirqueira (autora brasileira). Então, vamos lá? ♥
1. Garota Exemplar (Gillian Flynn)
2. A cor púrpura (Alice Walker)
3. Jane Eyre (Charlotte Brontë)
4. O morro dos ventos uivantes (Emily Brontë)
5. O retrato de Dorian Grey (Oscar Wilde)
6. A hora da estrela (Clarice Lispector)
7. Capitães da areia (Jorge Amado)
8. Mar morto (Jorge Amado)
9. A morte e a morte de Quincas Berro D’Água (Jorge Amado)
10. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Marçal Aquino)
11. Madame Bovary (Gustave Flaubert)
12. O conto da aia (Margaret Atwood)
13. O conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
14. A princesinha (Frances Hodgson Burnett)
Desses, eu só li “A hora da estrela“, da Clarice Lispector. “Garota exemplar” assisti ao filme e por já ser pesado nas telonas, acho que deve ser pior nas páginas de um livro hahaha. Tenho vontade de embarcar em “O morro dos ventos uivantes“.
Falando nisso, seguem algumas curiosidades (que eu não tinha ideia): Charlotte e Emily Brontë eram irmãs e faziam parte de uma família literária, onde outra irmã, a Anne, também era escritora (autora de “Agnes Grey” e “A inquilina de Wildfell Hall“).
E pelo que eu li, na época (século XIX), escreviam sob pseudônimos masculinos! Porém, mais tarde as obras receberam seus nomes verdadeiros. Charlotte deixou a literatura inglesa com quatro livros, Emily com um e Anne com dois.
Por fim, as três iniciaram a carreira com uma coletânea de poemas que, a propósito, vendeu apenas dois exemplares! Isso pode e deve ser um incentivo para nunca desistir por nada nessa vida, se esse é o seu sonho. ;-)
Enfim, é isso. Um post para falar sobre livros que encontramos dentro dos livros e algumas curiosidades que ficamos sabendo por conta desses achados =D. Agora me contem: qual dessa lista vocês já embarcaram? E conheciam essa família literária? No mais, pode opinar à vontade!
Beijos, Carol. ♥
Post Antigo: Clássicos que eu ainda não li
Skoob ♥ Instagram
leia também
Livros bem diferentes, com gêneros distintos. Adorei!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia