12.04.2021

Ei, Gente! :) E a teoria literária da vez é: o livro é melhor que o filme? Muitas vezes, a sensação é de que a história no papel é muito mais completa e a adaptação bem nada a ver. Mas será que é verdade?

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Bom, eu tenho a minha teoria. Sou apaixonada pelo mundo literário. Vocês sabem! Em contrapartida, também amo um filme. Aliás, uma das minhas maiores saudades da vida “normal” é poder ir ao cine no fim de semana!

Mas vamos ao que interessa: já assisti várias adaptações. Alguns livros eu conferi bem antes e outros só depois de saber a versão da telona. Claro que as diferenças são nítidas na maioria das vezes! Porém, como uma boa cinéfila, o filme também me dá um quentinho no coração. Mesmo não seguindo à risca o que o autor escreveu.

Sei lá, é tão bom ver personagens ganhando vida. Mesmo que o cabelo de tal protagonista seja descrito diferente do que o cine mostra. Mas faz parte, sabem? Afinal, muitas vezes é um livro que inspira. Só uma adaptação mesmo. E 400 e poucas páginas nem sempre são viáveis em uma hora e pouca de filme.

Claro que a gente fica com raivinha quando tudo é diferente. Parece que só pegaram o título do livro e pronto! E dói na alma de qualquer leitor assíduo quando alguém diz “ah, tem filme, não preciso do livro“. Porém, muitas vezes a adaptação pode ser aquele incentivo para futuros bookaholics. E uma maneira de se aventurar em um novo gênero também.

Crédito da Imagem: Pequena Jornalista

Divergente“, por exemplo, me conquistou através das telonas. E quando eu li, claro que era tudo melhor, porém, não diminuiu o meu amor pelo que eu vi. E foi uma forma de explorar as distopias. “Extraordinário” me emocionou nas duas versões. E digo o mesmo para “A menina que roubava livros“. Sei que o filme é mais paradinho, em contrapartida, mexe tanto comigo. Fiquei ainda mais apaixonada pelo livro.

Resumindo: acho que a história literária traz uma visão mais completinha sim. Filme quase sempre tem um toque diferentão. O melhor é não criar expectativas e ir de coração aberto. Tudo tem um lado bom! Acho que valorizar ambos é a saída mais leve.

Mas agora me conta: o que você acha dos filmes adaptados? Ama, odeia, tanto faz ou a opinião segue o mesmo ponto de vista desse post? Podem opinar à vontade!

Beijos, Carol. ♥

Post Antigo: 5 Distopias!
Fan Page ♥ Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  • Oi Carol,
    eu amei os filmes, a menina que roubava livros e Extraordinário, amei tanto o filme quanto o livro, fiquei emocionada e chorei demais rs
    Divergentes eu fiquei encantada pelo filme mas, ainda não li o livro, espero ler um dia já que a cada dia que passa a lista de leitura aumenta muito.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  • OI Carol, eu também ando morrendo de saudades de um cinema. Nossa! Chego a suspirar.
    É podem ter adaptações em filmes que são piores do que o livro, como podem ter adaptações que mostram o livro com um olhar diferente do que tivemos no momento da leitura e que podem até nos agradar mais. Pra mim, acontece os dois casos. Taí, “Extraordinário” foi um que eu gostei mais no cinema. Não sei se por ter a Julia Roberts…
    beijos
    CHris

    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

  • Olá…
    Confesso que sempre fui do time que odeia as adaptações haha… Sempre tem algo que me incomoda, alguma cena que ficou de fora, alguma caracteristica do personagem ignorada e por aí vai… Porém, hoje em dia, estou mais de boa com isso e sempre que vou assistir uma adaptação tento separar o livro do filme e, é claro, ir com menos expectativas.
    Amei o post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

  • Acho que tem adaptações de livros interessantes na telinha, outras que não são tão boas assim e outras que superam os livros. Eu confesso que não gostei muito do filme “A menina que roubava livros”, prefiro o livro. Já “A cabana” eu amo tanto o filme quanto o livro. Então acredito que tudo é variável.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • carol

    Vanessa: Só aumenta mesmo hahaha! :)
    Chris: Sim e podem ter casos dos dois agradarem e muito, né? ♥
    Diane: Melhor coisa hahaha! :)
    Emerson: Varia mesmo. Não tem uma regra! ♥