22.01.2021
* Livros para quem quer escrever chick lit! ♥

Ei, Gente! :) Essa semana rolou a 1ª live de 2021 lá no Insta do blog. O tema? Chick lit, com a escritora brasileira Rê Lustosa. Foi um bate-papo tão legal e ela aproveitou para indicar alguns livros para quem quer escrever histórias do gênero.

Quem perdeu, fica tranquilo, que a live ficou salva aqui. Mas para facilitar a vida, trouxe as sugestões de lá para cá. Então, bom post. ♥

Escrever não é apenas escrever e pronto. A Rê contou na conversa, que além de ler muito sobre esse gênero, algumas técnicas podem facilitar a vida do escritor. Oficinas de escrita são bem-vindas e livros sobre o tema também. Aqui no Brasil, ela recomendou três, incluindo um de roteiro e diálogos, que são fundamentais para uma história ser bem recebida pelo leitor.

Então, temos: “Como escrever diálogos“, da Silvia Adela Kohan. Esse foi o que mais me interessou e quero muito comprar. Acho que vai me ajudar nos projetos futuros. Também tem “Story“, de Robert McKee. Esse é mais para o lado do roteiro, mas indispensável para autores também. E “A Jornada do Escritor“, de Christopher Vogler, eu já tinha escutado falar. De acordo com a Rê, ele fala sobre uma estrutura que funciona muito com os leitores daqui. ;-)

Crédito das Imagens: Amazon
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

No Brasil, o que a gente repara muito é que esse gênero ainda precisa ser mais reconhecido e explorado. Lá fora, a nossa convidada encontra até mais livros que colaboram com autores de chick lit. Quando meu inglês estiver melhor, vou querer todos os quatro! ;p

Anotem aí: “Will Write for Shoes“, de Cathy Yardley. Dá para perceber que é bem específico e como eu espero que um dia tenha em português. É bem mais fácil aprender na língua de casa, né? Também tem “How to write dazzling dialogue“, de James Scott Bell. Mais um que aborda sobre diálogos! Temos “See Jane Write“, de Sarah Mlynowski e Farrin Jacobs. Outro que dá para perceber que é bem específico! Editoras, vamos trazer para cá? ;-) Por fim, mas não menos importante: “Romancing the Beat“, de Gwen Hayes. A Rê contou que é tipo um livro que ajuda na escrita de romances de beijinhos, digamos assim.

Crédito das Imagens: Amazon
Crédito da Montagem: Pequena Jornalista

É isso, pessoal. :) Essa é mais uma forma de falar: leiam esse tipo de romance, caso o único motivo seja ter um certo receio com esse gênero. Sei que muitos acreditam que são histórias irrelevantes, mas é totalmente o oposto. Arranca risadas e muitos aprendizados (com muita leveza)! ;-)

Ah! Mais uma coisinha que a Rê falou e acho que pode ajudar muito o pessoal que deseja escrever chick lit: leiam outros estilos de livros também. Principalmente, se você tiver no processo de escrita. Quando a gente lê muito, sem querer, pode acabar pegando alguns vícios de autores. É ótimo ter referências, mas que não passe disso.

Gostaram? Podem opinar à vontade. Tem algum livro que pode ajudar? Não deixe de indicar. E obrigada pela ajuda, Rê!! Lembrando que todas as resenhas das histórias da Rê, vocês encontram por aqui no PJ. ♥

Beijos, Carol.

Post Antigo: Por que eu leio chick lit?
Fan Page ♥ Instagram 


18


18 Respostas para "* Livros para quem quer escrever chick lit! ♥"

Juliana Ferreira - 22-01-2021 (17:43)

Que dicas maravilhosas, achei bem interessantes esses livros, procurar alguns para mim

Beijos
http://www.pimentadeacucar.com



Teca Machado - 22-01-2021 (18:41)

Oi, Carol!
Como alguém que ama ler o gênero e escreve exatamente esse tipo de histórias, anotei as dicas.
Já coloquei na lista alguns para comprar.
O da Jornada do Herói eu não li, mas já li muito sobre o Vogler e suas ideias. Ele é ótimo!
Adorei a ideia do post e da live.

Beijoooos

Teca Machado
http://www.casosacasoselivros.com



Marta Henriques - 22-01-2021 (18:51)

Adorei e não conhecia os livros! Obrigada por partilhares! <3

http://www.pimentamaisdoce.blogspot.com



Natália Oliveira - 24-01-2021 (00:30)

Eu já tinha visto esse “A Jornada do Escritor” na Amazon, mas não comprei porque achei bem carinho e não tinha nenhuma indicação dele (agora tenho, mais uma desculpa pra comprar haha). Amei o tema do post! É bem difícil encontrar bons livros sobre escrever, ainda mais abordando um gênero específico e essas indicações são um ótimo norte :)



Alessandra Salvia - 24-01-2021 (09:17)

Oi Carol,
Eu tenho dificuldades com diálogos, amo uma divagação e sei que isso torna mais cansativa a leitura… Gostei dessa dica de livros para facilitar essa parte do romance!
Vou procurar ‘como escrever diálogos’ na Amazon!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/



Vanessa - 24-01-2021 (20:07)

Oi, Carol. Tudo bem?
Dos livros que estão traduzidos só não li o de diálogos e os em inglês tenho todos no kindle, menos o do chick lit. Gosto de escrever também então sempre procuro posts assim, achei sensacional as dicas!

Beijos, Vanessa
Leia Pop



Pâmela - 24-01-2021 (22:49)

Oie Carol!

Sabe que ler seu post me deu saudade de ler CHick Lit?
Minha recomendação sempre é Marian Keyes – pra falar a verdade, faz tempo que não leio outra autora e eu gosto bastante
Mas adorei as dicas de livros, viu?
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer



Diane Ramos - 25-01-2021 (14:25)

Olá…
Amo demais o seu blog porque você fala do genero que mais amo: chick lit! Me identifico demais com seus posts ;)
Tenho certeza que essas dicas serão super válidas pra quem está escrevendo chick-lits… E que venham novos escritores do gênero pra nós!
Bjo

http://coisasdediane.blogspot.com/



Hanna Carolina - 25-01-2021 (17:06)

Amei as suas dicas. Apesar de não ser escritora, pelo menos não de livros desse tipo (os meus textos são mais acadêmicos, rs), eu acho super válidas a dicas de ajuda para quem está se aventurando agora. Alguns livros de chicklit podem parecer fúteis e afins, mas sim, eles tem sua importância em algum momento, pois nos fazem sorrir e dão uma leveza na vida também. Afinal, nada como um suspiro lendo um casal super amorzinho, que termina com um clima de “felizes para sempre” de vez em quando… rs
Bjks!

Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob



Teresa Silva - 25-01-2021 (18:08)

Sugestões muito boas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube



Nana - 25-01-2021 (19:39)

Que livros legais!!!
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com



bruna - 25-01-2021 (23:22)

Adorei as dicas, acho que essas leituras podem até ajudar a nós criadores de conteúdo, na hora de construir uma escrita envolvente! Vou levar as indicações, com certeza!! <33
Também quero chegar no nível de ler livros em inglês!
Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️



Kaila Garcia - 26-01-2021 (11:20)

Ainda não conhecia esses livros e confesso que não escrevo tanto chick lit, mas amei as indicações! <3

https://www.kailagarcia.com



vanessa - 26-01-2021 (13:37)

Oi Ca, para quem quer seguir a linha de escritor o ideal é sempre se atualizar na escrita criativa e oficinas em grupo que ajudam demais, amei as dicas e ler com certeza é maravilhoso porque sempre vaio pegando o jeito.
Beijos.

https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/



Laura - 26-01-2021 (14:32)

Oi, Carol!
Aah acompanhei a live e foi demais! Já vou guardar esse post para comprar todos esses livros e colocar em prática os ensinamentos haha.
Que em 2021 o chick-lit possa ser mais difundido e divulgado :D

Estante Bibliográfica



Isadora - 26-01-2021 (19:05)

Que maravilha de postagem! Muito rica de conteúdo ♥
Vim aqui para agradecer a sua indicação do clube de cartas da papelaria Yellow. Obrigada mesmo pela indicação, eu vou tentar participar! <3
Um beijo e uma ótima semana!



Renata Lustosa - 28-01-2021 (15:08)

Amei ter participado desse bate-papo com você, Ca! Obrigada pelo convite e pelo carinho com o meu trabalho ♡ Espero que nossa live ajude mais pessoas a conhecerem esse gênero maravilhoso!



Emerson - 28-01-2021 (16:08)

Perdi a live, mas o post tá bem resumido sobre ela. Gostei muito do post e das sugestões de livros.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2021