20.11.2020

Ei, Gente! :) 2020 tem tido casos de racismo bem tensos. Aliás, não só esse ano, né? Há tanto tempo isso acontece! :( Às vezes, não sei muito bem como agir. Mas uma forma que encontrei para buscar saber mais o que eu não vivo diariamente, é lendo. Através de histórias, vejo onde posso melhorar, repensar atitudes e tal. Então, no Dia da Consciência Negra, selecionei cinco livros com essa temática, que todo mundo deveria ler! ♥

Crédito das Imagens e Montagem: Pequena Jornalista

1. O ódio que você semeia (Angie Thomas – Galera Record)
Resuminho:
Starr vive entre dois mundos: o bairro pobre onde mora e o colégio particular em que estuda. Até que esse equilíbrio é quebrado: Starr presencia a morte de seu melhor amigo de infância, Khalil, por um policial. Khalil estava desarmado. Starr é a única testemunha. Dizem que a justiça é cega, e é isso que Starr está prestes a descobrir!
Observação da Pequena: É uma história que me fez enxergar o outro lado, que eu tinha uma ideia bem vaga. Vi que temos de parar com achismos e que a gente não sabe nem a metade do que não é a nossa realidade. E apesar do tema ser bem triste, a autora conseguiu contar através de uma escrita leve e fluida. Tem resenha aqui.

2. Na hora da virada (Angie Thomas – Galera Record)
Resuminho:
Bri tem 16 anos e quer se tornar a maior rapper de todos os tempos. Filha de uma lenda do hip-hop que morreu assim que estourou nas paradas de sucesso, ela tem grandes expectativas para superar. Em sua primeira música, Bri joga toda a sua raiva e frustração. A canção viraliza, mas pelos motivos errados. Taxada de ameaça social, ela precisará usar todo o seu talento para virar o jogo.
Observação da Pequena: É também da autora do primeiro livro dessa lista. Esse tem um toque de esperança a mais e mostra que nem tudo está sob o nosso controle. Mas fazer a nossa parte é essencial. E mostra como a base familiar faz a diferença! Tem resenha aqui.

3. Vozes negras (Pétala Souza, Isa Souza, Flor Priscila, Maria Ferreira e Amanda Condasi – Se liga editorial)
Resuminho:
Quatro contos de mulheres duplamente silenciadas, tanto pelo gênero quanto pela cor. Histórias que reivindicam o protagonismo e autoras que narram a trajetórias de personagens que estão em busca de seus ideais e, claro, da representatividade.
Observação da Pequena: É um dos meus livros de contos nacionais favoritos desse ano. Traz representatividade com leveza e seriedade, na medida certa. Mostra o racismo nos mínimos detalhes! Vale cada conto. Tem resenha aqui.

Crédito da Imagem: Ilustra Loh

4. Minha história (Michelle Obama – Objetiva)
Resuminho:
Michelle Obama nos convida para conhecer a sua vida antes e depois de ser a primeira-dama dos EUA. De forma envolvente, o leitor embarca na sua infância em Chicago, invade o jantar romântico entre ela e o Barack e sabe detalhes do endereço mais famoso do mundo: a casa branca.
Observação da Pequena: É representatividade pura esse livro! Entendi a real importância de ter uma família afro-americana na presidência dos EUA. A gente conhece não só os bastidores, mas a força de uma mulher que é bem girl power, com erros e acertos! Tem resenha aqui.

5. Na corda bamba (Kiley Reid – Arqueiro)
Resuminho:
Emira Tucker, um jovem negra que trabalha como babá, está em um supermercado à noite, quando é abordada por um segurança. Ele a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha que ela cuida. No meio da confusão, alguém grava o vídeo e o pai da menina é chamado. Ela prefere deixar para lá, mas a família de Bri não.
Observação da Pequena: Coincidentemente a história começa em um cenário parecido com o que aconteceu no mercado em Porto Alegre essa semana. :( Não é o meu livro preferido, mas a autora plantou mais sementes sobre algumas atitudes que precisam ser repensadas por todos (e eu me incluo nessa)! Tem resenha aqui. ♥

***

É isso, pessoal. :) Que a gente tenha consciência da importância da igualdade racial todos os dias e não só hoje! Fazer a nossa parte é primordial. Nada muda da noite para o dia, mas nos colocando no lugar dos outros, a mudança pode acontecer sim. ♥

E quem tiver mais indicações de livros que abordam esses temas e que nos ajudam a rever e mudar atitudes, é só acrescentar nos comentários!

Beijos, Carol.

Post Antigo: Para assistir – Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi
Fan Page ♥  Instagram

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • Oi, Carol. Tudo bem?
    Realmente um post maravilhoso, ter consciência vai em tudo até no consumo de produções pretas. Eu li O Ódio que Você Semeia e Vozes Negras e realmente são muito bons e colocam para reflexão. Na Hora da Virada está na minha lista e fiquei interessada por Na Corda Bamba.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    PS: O da Michelle Obama minha irmã tem está na lista para ano que vem

  • carol

    Vanessa: São leituras que acrescentam muito mesmo. Depois me conta o que achou das histórias que ainda não leu. E o da Michelle é bem bom. ♥
    Pathy: Fato, amiga. Quando ler, me conta. :)
    Emerson: Imagina. Obrigada! ♥