16.11.2020
* PJ Leu: Na corda bamba! ♥

Ei, Gente! :) E o PJ Leu da vez é Na corda bamba, da autora Kiley Reid. O livro, publicado pela Arqueiro, aborda temas como racismo, desigualdade social, entre outros. Enfim, vamos lá? Boa resenha! ♥

Livro: Na corda bamba | Autora: Kiley Reid | Editora: Arqueiro
Crédito da imagem: Pequena Jornalista
Nota de 1 a 5: 3,5 livros

Sinopse: Emira Tucker, um jovem negra que trabalha como babá, está em um supermercado à noite, quando é abordada por um segurança. Ele a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha que ela cuida. No meio da confusão, alguém grava o vídeo e o pai da menina é chamado.

Alix, mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido e decide que quer justiça pela Emira. Mas por sua vez, ela prefere deixar para lá. Então, quando uma parte do passado de sua “chefe” vem à tona, ambas são confrontadas com verdades que precisam ser encaradas.

Opinião da Pequena: Quando a editora anunciou esse lançamento, logo pedi o e-book para ler. Esse ano, tenho embarcado em mais histórias que falam sobre racismo e tenho aprendido bastante. Mas confesso que me decepcionei um pouco. :( A premissa é muito boa, porém, achei a construção um pouco confusa.

Começou muito bem e, do nada, foi para um outro viés que fiquei perdida. Quanto mais eu lia, mais eu queria saber o que rolaria. E apesar de ter gostado do desfecho, muita coisa, para mim, ficou meio no ar. Sem respostas! Em contrapartida, não é um livro ruim. Pelo contrário!

Mais do que nunca é importante pensarmos nessas questões, como preconceito racial e desigualdade social. E a autora planta uma sementinha na vida dos leitores para nos questionarmos ainda mais. Um atitude que pode ser nada para você, pode ser tudo para o outro.

Aliás, à temática central é tratada de forma sutil, nas pequenas atitudes do dia a dia. Como dar um uniforme de babá ou relacionamentos que seguem um padrão apenas para não serem vistos como racistas, sabem?

Crédito da imagem: Amazon

Quanto aos personagens: Emira está se descobrindo e, aos poucos, foca no que importa e o carinho dela por Briar é incrível. Zara é aquela amiga que eu queria ter na vida real. Não gostei da Alix, nem do Kelley. Acho os dois bem nada a ver. E Bri é uma menina de ouro!

Enfim, deixou um pouco a desejar para mim, mas deixou uma mensagem para eu repensar algumas atitudes, o que é sempre bom! O final é simples e diz tudo! E o que falar da capa? Perfeita, sem defeitos e mostra bem uma cena importante da história, que a propósito, queria que tivesse sido discutida mais.

Mas vale lembrar que o que não funcionou tanto para mim, pode funcionar para você. E, talvez, em outro momento, a história faça mais sentido para mim. Às vezes, tenho a sensação de que não entendi muito bem tudo! Porém, fica a parte do aprendizado. ♥

Já leu? Conta o que achou. Ainda não? Fica a dica.

Beijos, Carol.

Post Antigo: PJ Leu – Vozes negras
Fan Page ♥ Instagram 


7


7 Respostas para "* PJ Leu: Na corda bamba! ♥"

Tay Ribeiro - 17-11-2020 (01:52)

Oiê, amei a resenha. Estou doida para ler o livro e já até coloquei no Kindle, mas estou tentando terminar uma série antes.
Estou com bastante expectativa com esse livro, que pena que não funcionou para você. Agora mesmo que vou enrolar um pouquinho para ler, pois até lá posso diminuir a expectativa.
Beijos



Marta Henriques - 17-11-2020 (07:16)

Olá amiga!! Adorei o post, eu não conhecia mas fiquei muito interessada!
Segui o seu blog e quero convidá-la a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

http://www.pimentamaisdoce.blogspot.com



Alessandra Salvia - 17-11-2020 (09:55)

Oi Carol,
Minha leitura mais recente também tem essa pegada de conscientização e eu devorei! Já conhece Jackpot da Nic Stone? Adorei a escrita dela!
Essa sua indicação, já foi para a lista de desejados!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/



Pathy Guarnieri - 17-11-2020 (10:18)

Mesmo tendo deixado um pouco a desejar, eu fiquei a fim de conferir, Carol. A premissa é bem interessante mesmo!
E respondendo ao comentário, eu super amaria ter uma coleção do Cores! xD

Beijo!
Cores do Vício



Laura - 17-11-2020 (15:21)

Oi, Carol!
Quando soube do lançamento desse livro confesso que não me interessei muito. Pretendo ler mais livros de não ficção e outros que abordem temáticas importantes como o racismo, pode-se dizer que é uma meta pra 2021 haha.
Uma pena que a leitura deixou a desejar! Mesmo assim vou ver se dou uma chance :D

Estante Bibliográfica



Monique - 17-11-2020 (15:59)

Uma pena a narrativa ter sido meio confusa, pois a ideia da história parece ser bem legal e importante. Bacana você estar embarcando em mais livros desse tema nesse ano, acho legal adicionarmos em nossas leituras, livros que nos trazem assuntos relevantes para o nosso cotidiano.



Emerson - 19-11-2020 (13:39)

Um assunto mais que necessário para os nossos dias.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2020