11.09.2020
* PJ Entrevista: Gabriela Rodrigues! ♥

Ei, Gente! :) Há séculos não rola uma entrevista aqui, né? Para matar a saudade, entrevistei a autora Gabi (que conheci na blogosfera), que lançou recentemente um livro em homenagem ao nosso bem mais precioso: a família. ♥

O pai dela foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e para ajudar outras pessoas também, a protagonista do post resolveu colocar tudo no papel e transformou tudo em uma história real: Ele tem ELA, elas têm ele.

Vamos lá? Boa leitura! Conta aí, Gabi.

Crédito da Imagem: Gabriela Rodrigues

1. De toda história com o seu pai até o momento, qual é a lição mais valiosa que aprendeu?
R: Aproveitar os momentos mais simples da vida. Depois que descobrimos a doença passamos a dar muito mais valor aos dias que estamos juntos, às tardes de sábado que assistimos um filme ou tomamos solzinho na varanda e quando vemos o Miguel (meu sobrinho e neto do meus pais) brincar e dançar no tapete da sala! E ainda estou aprendendo a não ser ansiosa com o futuro pois isso nos limita a aproveitar o presente!

2. Aliás, conta um pouco sobre a iniciativa de escrever o livro e a trajetória da escrita?
R:
Certo dia me veio essa vontade de contar sobre o processo da descoberta da doença do meu pai, pois a ELAEsclerose Lateral Amiotrófica – é uma doença muito difícil de ser diagnosticada e isso poderia ajudar outras famílias e pacientes. Mas a história da união e do amor da minha família acabou sendo retratada de uma maneira tão intensa que eu arranco lágrimas e muita emoção dos leitores (acho que é um bom sinal! Rs..).
Iniciei o processo da escrita após o curso de “Escrita Afetuosa” com a Ana Holanda, o curso me deu a coragem e a energia necessárias para seguir esse caminho mais sentimental. Em 6 meses finalizei o livro e fui atrás da publicação independente.

3. E o que a sua família achou da ideia de escrever o livro? Conta um pouco a reação deles e tal. :)
R:
Antes de começar a escrever eu contei sobre a ideia do livro primeiro para o meu marido e depois para uma amiga que ama escrever e ambos acharam uma homenagem linda e me incentivaram muito. Amadureci a ideia e contei para todos os que seriam protagonistas da história (meu pai, minha mãe, minha irmã e meu cunhado) e, claro, choramos muito!!! Durante o processo da escrita eles me ajudavam a lembrar de alguns detalhes e foi uma delícia porque revivemos muitas histórias que estavam guardadas em nossas memórias e é sempre bom revisitar algumas, né? =) E agora elas estão disponíveis para que todos possam viver um pouquinho delas com a gente!

Crédito da Imagem: Gabriela Rodrigues

4. A parte mais doce e amarga desse mundo da escrita? 
R:
Sou nova nesse mundo e vi que é muito difícil ser autora independente por aqui! Mas eu escrevi esse livro para homenagear os meus pais e agradecer por tudo o que eles são pra mim, além de, é claro, poder ajudar outras famílias que convivem com a ELA. Já recebi mensagens de familiares de pacientes que estão passando pela mesma angústia que passei e sei como é importante ter algumas dessas informações quando descobrimos uma doença rara e degenerativa na nossa família, então acredito que fiz certo e isso é o que importa!!!

5. Pergunta clássica do PJ: se pudesse salvar três livros da sua biblioteca, quais salvaria? 
R:
É difícil porque eu amo ler! Então separei os 3 que eu sinto que estão ligados ao meu livro: Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach) – O primeiro livro que meu pai nos deu, junto com O Pequeno Príncipe, então foi o primeiro que li e tive na vida (e que eu lembro! rsrs). A Morte é um Dia que vale a pena viver (Ana Claudia Quintana Arantes) – Fala sobre cuidados paliativos e a importância de viver todos o momentos da vida. Como se encontrar na escrita (Ana Holanda) – Fiz a leitura do livro após o curso e foi ótimo para o processo de escrita fluir

***

Sabe aquela entrevista que dá um quentinho no coração? Então, foi essa! Já coloquei na minha listinha para embarcar nessa história e deu ainda mais vontade de escrever. Aliás, obrigada por ter topado, Gabi. Parabéns pela linda iniciativa e que esse livro mude a vida de muita gente! ♥

Ah! Ficou interessado em devorar essa leitura? Corre aqui para saber mais informações para comprar. Quer conversar com a autora de “Ele tem ELA, elas têm ele” (amei muito esse título)? Ela é mega acessível no Insta: @gabrielaer.

No mais, podem opinar à vontade. :)

Beijos, Carol.

Post Antigo: PJ Entrevista – Autora Clarice Pessato
Fan Page ♥ Instagram  


8


8 Respostas para "* PJ Entrevista: Gabriela Rodrigues! ♥"

Gábi - 11-09-2020 (20:04)

Oi Carol,

Muito obrigada pela oportunidade de contar um pouquinho da história da minha família por aqui 🧡

Beijo grande!
Gábi



Laura - 11-09-2020 (20:30)

Oi, Carol!
Amei a entrevista e as perguntas :D
Imagino que deve ter sido emocionante escrever essa história e que pra quem lê não deve ser muito diferente também.
Foi muito bom conhecer mais da autora! Já fiquei com vontade de embarcar nessa leitura :)

Estante Bibliográfica



Hanna Carolina - 12-09-2020 (15:23)

Ai que amor! É realmente de dar um quentinho no coração essa entrevista, assim como é nítido o amor que ela sente pelo pai e a família toda. Realmente foi uma homenagem incrível e não teria outra à altura.
Bjks!

Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob



Chris Ferreira - 12-09-2020 (19:32)

Oi Carol, gostei de conhecer o livro e a autora pela sua entrevista. O título do livro ficou lindo. Imagino como deve ter sido emocionante a construção da história com a família participando e ajudando nas lembranças. Deve ser um livro que traz bons aprendizados e reflexões. É muito difícil lidar com doença em família e levar a situação com sabedoria e amor é muito importante.
beijos
Chris

Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest



Kaila Garcia - 14-09-2020 (12:42)

Vocês arrasaram na entrevista, ainda não a conhecia, mas fiquei doida para conhecer os livros! <3

https://www.kailagarcia.com



Emerson - 17-09-2020 (13:31)

Bem legal a entrevista. Parece ser um livro emocionante.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia



carol - 07-10-2020 (17:15)

Gábi: Imagina. Obrigada você! Amei e todo sucesso do mundo. ♥
Laura: Também. Acho que é impossível nao se emocionar, né? E que bom que gostou. :)
Hanna: Uma homenagem de aquecer o coração mesmo. Quero muito ler! E que bom que curtiu a entrevista. ♥
Chris: Fato, Chris. Não deve ter sido fácil o processo e quero ler muito. A gente deve tirar tantos aprendizados, né? :)
Kaila: Quero muito conhecer também o livro dela e os próximos! ♥
Emerson: Também acho. :)



Pequena Jornalista » Blog Archive » * O que eu comprei na Black Friday? ♥ - 28-11-2020 (20:53)

[…] fim, comprei um e-book de uma blogger que eu adoro e já apareceu aqui no blog: Gabi Rodrigues. Ela lançou esse ano o livro “Ele tem ELA, elas tem ELE“. Ai eu não sei bem se o […]




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2020