16.09.2019

Ei, Gente! :) Bienal é um evento que a gente pode assistir milhares de palestras incríveis. Têm temas para todos os gostos! Daí, quando eu vi que no último fim de semana ia rolar um bate-papo “Corajosas sim, perfeitas não”, com a Reshma Saujani e Alexandra Gurgel, me programei para não perder por nada nesse mundo. Tudo bem, cheguei um pouco atrasadinha, mas consegui assistir. \o/

71190622_374974379866183_1790693606550405120_nCrédito da imagem: Pequena Jornalista 

O tema era sobre feminismo, mas sem radicalismo. E é válido ressaltar que o feminismo não é o mesmo que machismo. É igualdade, é respeito. É o outro ser o que ele quiser, sem imposições! Também falava sobre a gente ter mais coragem e buscar menos pela perfeição. Aliás, desde novinhas, as mulheres aprendem a fazer tudo perfeito. Porém, por incrível que pareça, a gente não precisa chegar nesse estado. Doses de coragem levam a gente mais longe. ;-)

Enfim, as duas convidadas foram incríveis. A Reshma já conhecia um pouco, por conta do livro que ela publicou pela Sextante. E, sério! Que pessoa calma e que faz a diferença no mundo. Já a Alexandra, conhecia por alto, mas virei mega fã. Ela é super coerente, coloca a sua opinião, mas respeita o próximo. Amei, amei!

No mais, aprendi muita coisa nessa palestra. Por exemplo, muitas vezes a gente acha que é tímida, mas a verdade é que a gente acaba sendo silenciada. Por mais que não seja a intenção do outro. Enfim, foram tantos aprendizados, que resolvi compartilhar mais cinco coisas valiosas desse encontro, que a propósito foi mediado pela maravilhosa Frini Georgakopoulos. Vamos lá? 

70864677_420174992036313_3126012403599278080_nCrédito da imagem: Pequena Jornalista

1. Não romantize o amor-próprio:
Sim, ele é fundamental no nosso dia a dia, mas não é fácil. Tudo bem ter dias sem esse tipo de amor, ok?

2. Pratique a imperfeição: 
Desde novinha, as mulheres são treinadas para serem perfeitas. E a gente não precisa, ok? Um passo para conseguir isso, é praticar todos os dias a imperfeição. Ou seja, se permitir errar. Por exemplo, tudo bem se você mandar um e-mail com erro ortográfico. Você não vai ser burra por isso e se o outro tiver essa impressão, problema do outro.

3. É a gente com a gente mesmo: 
Claro, que têm pessoas que estão do nosso lado. Torcem mesmo pela gente! Porém, no final, é a gente com a gente. Ou seja, nós temos de lutar pelos nossos objetivos e ideais. Ninguém pode fazer isso pela gente.

4. Seja bondosa com você!
Você, muito mais do que os outros, tem de ser bondosa consigo mesma. Perdoa-se. Ame-se. Cuide-se!

5. Levante uma mulher todos os dias:
Unidas, vamos longe. Faça um elogio, dê um sorriso! A gente nunca sabe o que a outra está passando. Julgue menos, apoie mais! Há mulheres com caráter não tão legal, claro. Mas sempre que puder seja gentil e se coloque no lugar do outro.

***

Deu para perceber que a palestra foi incrível, né? Claro, que a teoria é mais fácil do que a prática. Mas acho que a gente tem de ir aos poucos. Por um mundo com mais coragem e menos perfeição! Ah! Aprendi também que devo pedir menos desculpas. Quer dizer, tudo tem a sua hora e pedir desculpas, até quando a gente tá ok, não é tão legal quanto parece, sabem? Enfim, obrigada Reshma, Alexandra e Frini. Foi incrível e rendeu ótimos aprendizados, que pretendo praticá-los! Ah! No final da palestra, tive a oportunidade de conhecer a autora do livro “Corajosa sim, perfeita não”, a Reshma. Em breve, vou ler e conto para vocês, ok? E quero muito ler o livro da Alexandra também. Achei ela maravilhosa e espero encontrá-la na próxima Bienal. E sigam as três, que vale muito a pena!!

71280578_2529205080474242_5632472106848485376_nCrédito da imagem: Pequena Jornalista 

E me contem: vocês assistiram quais palestras nessa Bienal? Se não, quais gostariam? No mais, podem opinar à vontade! 

Beijos, Carol.

Post Antigo: Garota, pare de mentir pra você mesma!

Fan Page ♥ Instagram  

carol
compartilhe

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *