25.09.2018
* Passeio turístico literário: Real Gabinete Português de Leitura (RJ)! ♥

Ei, Gente! :) Hoje tem dica de passeio turístico literário: visitar o Real Gabinete Português de Leitura, que fica no centro da cidade do Rio de Janeiro. Vamos lá? 

Real Gabinete Português - PJ - 2

Tudo começou com uma mensagem de uma amiga-mãe-parceira de perrengue literário, Mari, depois do que aconteceu com o Museu Nacional: vamos visitar o Real Gabinete Português, filha? Óbvio que eu topei, né? Amo esses programas culturais e queria fazer mais. Então, na 6ª feira passada, pegamos o metrô e fomos em busca desse ponto turístico. Não foi muito fácil achar não, até porque não encontramos sinalização alguma e TODO MUNDO que a gente pedia informação nos olhava com uma cara de “tem certeza de que vocês estão no lugar certo?”. Até que uma hora, ele estava lá, na nossa frente, nos esperando! YEY! Finalmente! 

O moço da recepção foi um amor, nos explicou com a maior paciência do mundo e antes de entrar, é importante seguir algumas regrinhas, como: não tirar foto com flash, falar alto, tocar nos livros e por ai vai. Mesmo com essas limitações, vale a pena, porque é aquela biblioteca que faz a gente se sentir a Bela, do filme. A música “tudo é igual nessa minha aldeia”, não saia da minha cabeça hahaha. Os detalhes são impressionantes e nos quase 350 milhões de obras (a moça me contou que até o fim do ano, estão aguardando chegar a esse número), encontrei desde a Bíblia até Nicholas Sparks. Além disso, rende fotos lindas e você sai de lá ainda mais apaixonada pelo mundo literário. Eu queria que fosse um ponto turístico mais interativo, afinal, qual é a graça de não poder tocar nos livros e ver um por um? Mas entendo essas ressalvas e tal. Alguns funcionários não são muito simpáticos, a minha sensação é de que mais uma pergunta que eu fizesse, seria expulsa na hora. Porém, é um passeio que mega recomendo. Além de tantas histórias que o Gabinete carrega, é uma forma de ajudar a nossa cultura, que é tão vasta, mas pouco aproveitada, digamos assim.

Real Gabinete Português - PJ - 7

Real Gabinete Português - PJ - 5

Real Gabinete Português - PJ - 6Crédito das Imagens: Pequena Jornalista /Mari Garbes

Além disso, mais algumas informações: funciona de 2ª a 6ª, das 9h às 18h e o passeio é  gratuito. Para pegar livro de lá, você tem que entrar no site, ver o catálogo deles, ir até o local e preencher uma ficha. O livro deve ser lido no Gabinete mesmo, ok? :) Ah! E uma curiosidade: 1 vez por ano, eles recebem doações da Biblioteca Nacional, pelo que eu entendi. E vocês sabiam que é uma das Bibliotecas mais belas do mundo? E, particularmente, não tenho como discordar. 

Para terminar, segue o depoimento da minha amiga Mari: “Entrar no Real Gabinete é como entrar na biblioteca do filme ‘A Bela e a Fera’. Um sonho de contos de fadas para os amantes de livros. Recomendo o passeio para todos os cariocas e quem visitar a cidade“. ;-)

Real Gabinete Português - PJ - 3Obrigada pela companhia, amiga! 

É isso, gente! :) Gostaram da dica? Podem opinar à vontade! O Rio está tenso, mas esses programas fazem a gente imaginar que ainda pode ter jeito, eu acho. E se alguém tiver mais alguma dica literária aqui no Rio, só falar.

Beijos, Carol. 

Para ler: Dica Gastronômica Literária – Itália

Fan Page ♥ Instagram 


2


2 Respostas para "* Passeio turístico literário: Real Gabinete Português de Leitura (RJ)! ♥"

Mari - 25-09-2018 (22:02)

Como não amar esse post e essa visita?
Melhor parceira para nossos perrengues literários. Rs
Qual vai ser o próximo?
Bjos

Responder



Lívia Madeira - 27-09-2018 (20:13)

nao sei porque eu nao fui nesse lugar maravilhoso da ultima vez que fui ao Rio! quero muito conhecer, esse lugar é um sonho! *.*

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responder




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018