19.04.2018

Ei, Gente! :) Essa semana, contei uma gafe literária minha: nunca li nada da Jane Austen, considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa. Absurdo, eu sei! Mas pretendo mudar isso, ainda esse ano. Então, separei três livros dessa escritora ícone e mais dois que tem a autora no meio. Vamos lá?

Jane Austen - Top 5 - PJCrédito das imagens: Saraiva 
Crédito da montagem: Pequena Jornalista

1. Orgulho e Preconceito 
Sinopse: Esse romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato.
Observação da Pequena: É a obra clássica dela, né? E eu sou apaixonada por esse filme, então, não poderia ficar de fora da minha listinha!

2. Persuasão 
Sinopse: Aos 19 anos, Anne Elliot tem a chance de viver feliz para sempre: ela é pedida em casamento pelo homem que ama, Frederick Wentworth, um jovem oficial da Marinha, inteligente e ambicioso. Porém, Anne é persuadida a romper o noivado, pois a união da filha de um baronete com um oficial não seria vista com bons olhos pela sociedade inglesa do início do século XIX. Aos 27 anos, entretanto, Anne continua solteira e sua família encontra-se endividada devido aos excessos de Sir Walter, seu pai. A casa ancestral dos Elliot é alugada e os novos inquilinos são o almirante Croft e sua esposa, que por acaso é irmã de Wentworth. Anne reencontra seu antigo amor, agora um distinto e rico capitão. Persuasão não é apenas uma crítica mordaz de Austen à vaidade e à pretensão, mas também uma comovente história sobre perdão, amor e segundas chances.
Observação da Pequena: Pelo que eu pesquisei, foi o último romance da escritora. Então, não poderia ficar  de fora desse top 5 também!

3. Razão e Sensibilidade
Sinopse: Um romance que trata de amor e desilusão! Duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood, estão em busca do amor verdadeiro e, ao mesmo tempo, tem de enfrentar o mundo de interesses e e intrigas da alta aristocracia. As duas são oposto, enquanto uma é romântica e musical, a outra é a encarnação da prudência e do decoro.
Observação da Pequena: Acho que tem cara de ser um daqueles romances, que a gente devora em um dia!

4. O clube de escrita de Jane Austen (Rebecca Smith – Bertrand Brasil) 
Sinopse: Um guia charmoso e informativo sobre como escrever como Jane Austen, escrito pela sobrinha-neta de quinto grau da famosa escritora. Rebecca Smith analisa vários aspectos da escrita de ficção como enredo, caracterização de personagens, diálogos, cenários e técnicas de escrita, dividindo também com os leitores os conselhos que Jane Austen escreveu em cartas a seu sobrinho e sobrinhas aspirantes a romancistas. Repleto de exercícios úteis e citações esclarecedoras, este livro ensinará métodos, dicas e truques, usando como exemplos a obra de Austen.
Observação da Pequena: Quem me conhece um pouquinho, sabe que eu quero virar uma escritora best-seller. Então, acho que vou aprender muito com esse livro!

5. O clube de leitura de Jane Austen (Karen Joy Fowler – Rocco) 
Sinopse: Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás.
Observação da Pequena: Todo mundo fala tão bem desse livro e do filme, que não poderia ficar de fora também! ♥

***

É isso, gente! :) E se alguém quiser me indicar mais algum para colocar nessa lista, fique à vontade! Ah! Não coloquei a editora dos três primeiros livros, porque edição é o que não falta! Algum exemplar, vocês vão achar. E, deixem eu compartilhar uma coisa: com a novela da Globo, Orgulho e Paixão, inspirada na obra de Jane Austen, muita gente tem procurado por romances da escritora. Não consigo acompanhar essa novela, mas fico feliz que esteja incentivando novos leitores!

Beijos, Carol.

Para ler: Top 5 – Laura Conrado

Fan Page ♥ Instagram 

carol

leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários