24.10.2016
* PJ Entrevista: autora Gaía Passarelli! ♥

Essa seção deu uma sumidinha, mas está de volta e com tudo. Quem topou responder umas perguntas para o PJ foi a Gaía Passarelli. Ela já foi VJ da MTV, nos últimos anos já escreveu para importantes veículos como Ilustrada, Rolling Stone, VIP e tem uma coluna no site da revista TPM. Ama viajar e não é a toa que escreve sobre assunto. É autora do livro “Mas você vai sozinha?”, publicado pela Globo Livros. Além disso? Mora em um prédio sem elevador em São Paulo com seu filho e seus dois gatinhos. Quer saber mais? Continue lendo, que essa entrevista está com dicas valiosas, até mesmo nas entrelinhas. ;-)

entrevista-gaia-passarelli-pjPJ Entrevista: Gaía Passarelli
{crédito da imagem: Camila Svenson}

1. Uma curiosidade desse livro que ninguém ou quase ninguém saiba. Aliás conte um pouco sobre ele. :)
R: O “Mas Você Vai Sozinha?” é um livro de crônicas de viagem com histórias que eu vivi/registrei em viagens curtas ao redor do mundo. Apesar do título, em nem todas as histórias eu estou sozinha, mas em todas falo da minha própria experiência. Não é um livro de dicas de viagem, mas em cada capítulo eu dou dicas para viajantes solitárias também. Uma coisa que só quem me conhece pessoalmente sabe é que muitas dessas histórias já estavam escritas em cadernos que eu carrego comigo e guardo em casa, numa caixona velha de madeira. Parte do trabalho foi ler esses cadernos, encontrar as histórias que valiam a pena e reescrever no computador.

2. Qual conselho daria para quem ainda tem medo de viajar sozinha? Por que acha que existe ainda tanto essa pergunta “mas você vai sozinha?”?
R: Comece andando sozinha na sua própria cidade. Vá ao cinema, vá jantar, vá ao museu sozinha. Às vezes a gente precisa de um tempo para ficar à vontade sem o apoio dos outros, é normal e faz parte. E sobre a outra questão: acho que essa pergunta existe independente da mulher viajar ou não. Ainda é esperado que a mulher tenha aprovação para fazer as coisas. Nós mesmas esperamos aprovação dos outros, na real. Outro dia, participando de um tópico num grupo de Facebook sobre “coragem para fazer as coisas sozinha”, percebi que a maioria das respostas das mulheres era “ai, mas tenho medo”. Existe o medo da segurança física, e isso todas nós podemos compreender. Mas existe uma insegurança afetiva muito forte também, da mulher que tem medo de circular sozinha por que acha que vai ser julgada, “ai, mas o que os outros vão pensar”.

gif_1Crédito da Imagem: aqui

3. Como foi sua primeira viagem sozinha? A parte mais doce e amarga dessa experiência?
R: Eu sempre curti minha própria companhia, sempre gostei de estar sozinha, sou uma pessoa introspectiva. Tenho várias neuroses, mas pelo menos essa não! Viajei sozinha várias vezes para cobrir festival como repórter de música, sempre encontrando amigos pelo caminho, mas acho que a primeira vez que decidi que queria viajar sem ninguém pq estava precisando de um tempo só, foi em 2012, numa viagem de um mês para a Inglaterra. A parte mais doce e também a mais “amarga” é ter que tomar as próprias decisões e ter que lidar com elas todos os dias. Você não tem que consultar ninguém quando decide se vai tomar um segundo café da manhã ao invés de almoçar ou se vai ficar em casa num dia de sol, por exemplo. Mas também não tem ninguém pra te ajudar (ou pra culpar!) quando algo dá errado, tipo entrar no ônibus na direção contrária ou gastar todo o dinheiro com excesso de bagagem (duas coisas que já aconteceram comigo e tive que dar um jeito de contornar).

4. Complete…
R: Viajar é… Liberdade!
Lar doce lar é…
Estar em casa vendo Netflix com meu filho!

selinho_1-2Crédito da Imagem: aqui

5. Quais são os três livros que você salvaria de um imaginário incêndio na sua biblioteca?
R: Ah, fácil: o meu Kindle com mais de mil livros! Olha, sabe que essa coisa de biblioteca é algo que dei uma superada, porque há um tempo mudei para um apartamento muito pequeno e não dava para trazer meus livros, então vendi mais da metade. E tudo bem, eu nunca sinto falta! Tenho dificuldade dessa coisa de “livro preferido” pq eu tô sempre mudando de opinião, mas se for pra indicar três preferidos do coração: The Portable Dorothy Parker (as obras completas da escritora norte-americana, minha favorita), o Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Marquez (porque é um livro para ler mil vezes e sempre encontrar algo novo) e uma edição numerada do No Coração da Tempestade, autografada em lápis pelo Will Eisner antes de ele morrer no começo dos anos 2000 (eu sou muito leitora de HQs). Se alguém quiser me dar sugestões de leitura, uso e adoro GoodReads!

***

Muito obrigada, Gaía. Por ter topado participar, por ser tão simpática e ter respondido na hora! ♥ E vocês? Gostaram? Espero que sim! Podem opinar à vontade!

Com certeza vou embarcar nessas histórias e depois conto aqui no blog. Acho que esse livro vai me dar mais um empurrãozinho para fazer muitas coisas sozinhas. Sou que nem ela, gente. Tenho mil neuras, mas já viajei na minha melhor companhia e, por exemplo, amor ir ao cine sozinha! :) Aliás, conte aqui o que você mais gosta de fazer sozinha!

Ah! Quem quiser saber um pouco mais sobre o livro é só clicar aqui. Quer saber mais sobre a autora? O Instagram dela é esse aqui, a Fan Page é essa e para seguir a Gaía no Twitter é só clicar aqui. Também tem o blog dela: Gaía Passarelli.

Beijos, Carol.

Fan Page ♥ Instagram


10


10 Respostas para "* PJ Entrevista: autora Gaía Passarelli! ♥"

Camila Faria - 26-10-2016 (13:18)

Eu adoro a minha própria companhia e faço muitas coisas sozinha. Mas nunca viajei sozinha (tirando viagens bem curtas, de alguns dias só e a trabalho). Preciso fazer isso um dia! E que interessante esse livro, fiquei curiosa para ler as aventuras da Gaía.

Responder


carol - outubro 31st, 2016 em 9:02 pm respondeu:

Já viajei sozinha, mas que nem você, viagens bem curtas, mas que valeu a pena. =) Também to mega curiosa para ler o livro! Beijos, Carol

Responder



Wanessa - 26-10-2016 (13:43)

Gosto demais de ler crônicas, e eu já gostei desse livro!
Só pela forma como ela conta e leva a vida.
Nunca viajei sozinha, apesar de gostar de fazer algumas coisas sozinha, acho que é válida a experiência!
bjoka http://diadebrilho.com

Responder


carol - outubro 31st, 2016 em 9:09 pm respondeu:

Com certeza. Vale pelo menos experimentar. :) Louca para ler!!

Beijos, Carol

Responder



Danielle S. - 26-10-2016 (22:05)

Oi, Carol! Eu não gosto muito de fazer as coisas sozinha, mas com o passar do tempo fui me acostumando a algumas coisas, como almoçar sozinha em um restaurante (eu odiava!). Mas não sei se vou chegar a gostar de ir ao cinema sozinha hahaha.
Gosto da minha própria companhia, claro! Mas eu sinto que falta alguém para conversar e comentar algo :P
Gostei muito da entrevista com a Gaía! Não conhecia seu livro, fiquei super interessada! Parece ser bem legal e interessante, principalmente para as meninas que se interessam em desbravar o mundo sendo sua própria companhia! :)

Beijo!

Responder


carol - outubro 31st, 2016 em 9:16 pm respondeu:

Dani, no começo eu odiava ir ao cine sozinha. Tinha um certo preconceito, mas depois a minha psicóloga me fez reparar quantos filmes eu perdia pelo simples fato de não ter companhia. Ai não queria mais essa vida hahaha. E hoje em dia eu adoro! É um momento só para mim, sabe? Se tiver alguém para ir, eu vou adora, mas se não, vou adorar do mesmo jeito. Acho que a gente tem que experimentar e se achar que não rola, tudo bem. Também to louca para ler esse livro. Beijos ^^

Responder



Débora - 31-10-2016 (11:13)

Gostei muito da entrevista! ^^ Sério! Fiquei com muita vontade de ler o livro dela embora não goste de fazer as coisas sozinha. Claro que gosto bastante da minha própria companhia mas também acho bom ter alguém com quem dividir os momentos. =)
Beijinhos ♥

Contadora de Histórias

Responder


carol - outubro 31st, 2016 em 9:46 pm respondeu:

Que bom que gostou! =) Claro! Acho importante ter os dois momentos, com certeza!! Beijos ♥

Responder



Pequena Jornalista » Blog Archive » * Top 5: já estou disponível para receber livros de presente de Natal! ♥ - 08-12-2016 (23:38)

[…] para lembrar que rolou uma entrevista com a autora aqui nesse post. […]



Pequena Jornalista » Blog Archive » * PJ Leu: Mas você vai sozinha? ♥ - 08-03-2017 (21:46)

[…] Para relembrar: entrevista com a autora Gaía Passarelli. […]




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018