26.01.2015
* Top 3 Literário: Três livros com lições valiosas! ♥
Quando o assunto é leitura, adoro uma literatura chic. Não dispenso mesmo! Mas quer me fazer feliz de um outro jeito também? Aceito livros que me ensinam de alguma forma, nem que seja no mínimo detalhe. Às vezes eu não dou nada por ele, mas quando chego na última página, o meu caderninho (com os meus trechos preferidos) fica lotado. Histórias podem nos ensinar muito mais do que imaginamos. Então, para o post de hoje, separei três livros que marcaram e me ensinaram lições valiosas. Claro, que todo livro que eu escolho embarcar me acrescenta, porém esses têm um lugarzinho especial no meu cantinho da leitura (e no coração). ♥

1. A menina que roubava livros

Eu estava passando por uma fase difícil. Daí, vi o trailer no cinema, fui na livraria, a capa me olhou e disse “compra, Carol”. Fui obediente e levei para a casa. E não me arrependi nadinha de nada. A história me acrescentou muito e me ensinou que simples coisas podem fazer milagres quando o mar não está pra peixe. Por exemplo? Uma leitura. Fiquei pensando: por que eu não li antes? Porém, tenho certeza de que a hora que eu resolvi embarcar, era a hora certa. O livro também me mostrou a importância das palavras, da lealdade e da amizade. A vida roubou muito da personagem principal (a Liesel), mas ela deu a volta por cima. Se eu tiver a metade da coragem dela para sempre, já fico feliz. Mas a lição mais valiosa que eu aprendi: que um pai de coração, vale muito mais que um pai biológico. Os dois então, melhor ainda. Hans (pai adotivo da Liesel) é o melhor pai literário, sem dúvida. Ah! E a minha paixão por palavras e por histórias só aumentou. 
2. Coisas para fazer antes dos 30

A princípio, parece que é só mais um livro de comédia. Pelo título, mas o subtítulo já mostra que a história vai além. E vai mesmo! Aos 28 anos, a personagem principal tem que vencer um câncer de mama. Eu sei, parece triste e uma tortura literária. Mas vale dar uma chance. A história é real e a autora conta de uma forma leve tudo que aconteceu na vida dela. Claro que a gente chora, mas a gente vai na onda da personagem e consegue levar de um jeito menos angustiante. Essa história me ensinou (pelo menos na teoria), que uma das chaves para levar uma vida feliz é tentar encarar as coisas não tão boas com leveza. Gosto de ler esses livros para dar mais valor à vida e não ligar tanto para problemas menores. Claro que esses probleminhas são chatinhos e afetam muito, mas se o nosso olhar mudar, a gente consegue encarar essas chatices do dia a dia com mais tranquilidade e menos afobação. ♥
3. O melhor lugar do mundo é aqui


Sabe aquela história de que o livro escolhe o seu leitor? Depois de ter embarcado nessa história, acredito ainda mais nessa teoria. Ele já estava na minha estante há um tempinho, ai um dia pensei: quero ler alguma coisa que me ajude de verdade. E quem estava na estante me olhando? O próprio! Tirei lições valiosas e que vou carregar comigo para sempre. Como a importância do passado, do presente, do futuro e das nossas escolhas! A leitura me mostrou também que sempre tem um saída, sabe? Por mais que os problemas sejam grandes! Então, se a sua vida está boa, vai melhorar ainda mais. Se ela está precisando de uns ajustes, a leitura vai ajudar muito. Ah! Se você tem um caderninho e gosta de anotar trechos dos livros, sugiro separar um especialmente para esse livro. ♥

***

Acho que é isso, gente! Tirando o segundo livro, fiz resenha dos outros dois aqui e aqui.

Agora eu quero saber: qual é o top 3 de livros que ensinaram lições que vocês vão carregar para o resto da vida? Me contem aí! ;-)

Um beijo,
Carol.

Todo mundo  já curtiu a Fan Page do blog? 
Podem sugerir, criticar e por aí vai! 
Ainda não curte? Clica, clica! ♥

24


24 Respostas para "* Top 3 Literário: Três livros com lições valiosas! ♥"

Emanuelle Regina - 27-01-2015 (01:36)

Sou apaixonada pelo "Menina que roubava livros", perfeito! Os outros ainda não tive oportunidade de ler rs
Beijos, http://www.blogdoseujeito.com.br

Responder



eususpiro - 27-01-2015 (14:26)

Oi Carol!! Nunca li nenhum dos três, mas já ouvi falarem (e muito) da Menina que roubava Livros. Estou beeem inclinada a assistir o filme, pois além de curiosa sou bem fã do ator que interpreta o pai dela. Livros que nos trazem "lições" são muito bons mesmo, mas depois do teu post fiquei pensando e acho que cada história traz um pouquinho de aprendizado. Pensei no Amor nos tempos do Cólera que nos traz lições de persistência, nos faz acreditar mais no amor, e ter esperança. O Sol é para todos é outro incrível e chega a nos revoltar com certas injustiças, mas em contraponto mostra como é importante sermos esclarecidos, tentar conhecer as pessoas antes de estigmatizá-las por boatos ou por simples preconceitos. Enfim… era isso. Beijoca!

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 2:56 pm respondeu:

Também concordo: todo livro traz uma lição importante, né? ;-) Mas esses me ensinaram muito mesmo. Quanto ao filme, assiste sim. É muito lindo e você vai virar mais fã ainda do ator. Esse livro "Amor nos tempos do Cólera" já escutei falar, mas não li ainda. E o segundo já anotei aqui. Obrigada! Beijocas :-))

Responder



Hellz. - 27-01-2015 (15:21)

Realmente… quando a gente vê o segundo livro, imagina logo algo bem felizinho e colorido. MAS… ai, não sei. Corro de temáticas tristes :( Por isso sou tão adepta dos chick lits que me fazem gargalhar.

A menina que roubava livros eu já li, mas como falei… ai… tristeza não :( hahahahha

BEIJO
BEINGHELLZ.BLOGSPOT.COM

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:06 pm respondeu:

Também não dispenso uma boa literatura chic, Hellz. Mas gosto de ler esses livros também pra tirar lições valiosas. Um dia, tenta ler sim, vale muito a pena. Mesmo sendo triste. =)
Beijocas

Responder



Lulu on the sky - 27-01-2015 (20:41)

Olá, Carol !
Chorei litros lendo A Menina que Roubava Livros. É tão emocionante.
Acrescento um na sua lista: O Pequeno Príncipe!
Ótimo dia!
Big Beijos
Lulu on the Sky

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:16 pm respondeu:

É emocionante mesmo! Acredita que eu ainda não li "O Pequeno Príncipe"? Uma vez eu comecei a ler, mas acabei não dando continuidade. Mas esse ano eu termino e estou louca para assistir o filme que estreia esse ano também. ^^ beijos

Responder



Meg's Army - 27-01-2015 (20:47)

Carol, desses só conheço A Menina Que Roubava Livros. E, realmente, é precioso. Gosto de livros assim – que te fazem refletir e tem uma mensagem bacana! Ainda preciso conhecer os outros. :)

Beijo, beijo. Emily – megsarmybookclub.blogspot.com.br

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:21 pm respondeu:

Lê sim, Emily. Vale muito a pena e ensina muito. ;-)
Beijocas

Responder



Fernanda Doria - 28-01-2015 (02:58)

Amooooooooooo ler ♥
Amo livros que nos passam uma mensagem intensa e verdadeira, que dói mas ao mesmo tempo ensina. Nunca li nenhum desses três, acredita? A menina que roubava livros tem aqui na minha mãe, mas nunca parei pra ler. Não assisti o filme pois tenho fé que um dia ainda lerei o livro HAHAHA. Os outros não conhecia, me interessei, vou procurar no skoob ♥

http://www.vodkaescarpin.com.br

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:24 pm respondeu:

Faço das suas palavras, as minhas! :-)
Olha, tanto o livro quanto o filme "A Menina que roubava livros" valem a pena. São lindos e emocionantes. As outras duas histórias também. ^^ beijocas

Responder



Amanda L.T. - 28-01-2015 (12:22)

Adorei seu post. Só conhecia A Menina que Roubava Livros, e ele sem dúvidas mudou minha vida. Foi o primeiro livro que me fez chorar litros.
Fiquei curiosa pra conhecer os outros, parecem ótimos.
Acho que A Insustentável Leveza do Ser foi um dos livros que mais me marcou e me mudou, recomendo bastante a leitura.
beijos.
http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:29 pm respondeu:

Né? Essa leitura realmente muda a vida. Chorei litros também. E esse que você falou, ainda não conhecia. Vou procurar mais informações sobre ele. ;-) beijos

Responder



Julie Chagas - 28-01-2015 (13:16)

Eu adoro A Menina Que Roubava Livros, super indico! <3
Bisous,
Julie | http://www.juliechagas.com/

Responder



Gil Evans - 28-01-2015 (13:36)

oi carol, eu amo romance amigaa, quando o livro nao tem esse tema me da um desanimo e nao leio por completo kk mas amei a resenha do melhor do mundo é aqui <3
carol me visite tambem:
gilvaniaevans.com

Responder


carol - fevereiro 1st, 2015 em 5:43 pm respondeu:

Também gosto. Que bom que gostou, esse livro vale muito a pena! ;-) Vou visitar, pode deixar! Beijos

Responder



Jessica - 28-01-2015 (14:52)

Esses livros parecem ótimos! =)

NEW POST on http://whattostyle.blogspot.com/

xoxo,
Jessica

Responder



Camila Faria - 28-01-2015 (15:04)

Bacanas as indicações Carol, tenho curiosidade a respeito do terceiro livro!

http://naomemandeflores.com

Responder



Look Day - 28-01-2015 (18:01)

Me interessei bastante pelo ''Coisas para fazer antes dos 30''

Beijos.

Responder



Vestindo Ideias - 28-01-2015 (23:31)

Me interessei pelo último, a menina que roubava livros eu amei! Li e em pouco tempo me vi apaixonada pela história!

http://www.vestindoideias.com

Responder



DMulheres - 29-01-2015 (13:41)

Ainda não li nenhum dos 3, mas a "A menina. está na minha wish list faz tempo!! rsrsr Gostei da resenha do " O melhor lugar do mundo;…" Vão pra minha lista.

Bjos, Sheyla.
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

Responder


carol - fevereiro 2nd, 2015 em 1:33 am respondeu:

Você não vai se arrepender. A leitura dos dois que você escolheu, vale muito a pena! ;-)
beijocas ^^

Responder



Chez B. - 29-01-2015 (18:04)

Oi Carol! Eu realmente preciso ler "A menina que roubava livros", passou da hora já! Tava naquela de não ler por já ter visto o filme, mas tenho certeza que não vou me arrepender. Preciso é achá-lo em casa! O segundo eu não conhecia (acho que tinha visto você citar aqui alguma vez), mas não sei se tô na vibe de algo nesse sentindo, muito embora eu goste dessas literaturas com um contexto bem reflexivo. E o terceiro me interessei super, vou anotar no Skoob pra não esquecer :D Enfim, acho que a leitura encanta por isso: sempre tiramos algo de bom; seja uma lição, um sorriso, momentos de entretenimento, relaxamento… <3

Beijinhos

Bruna
http://www.chezb.com.br

Responder


carol - fevereiro 2nd, 2015 em 1:35 am respondeu:

Bru, vale muito a pena a leitura. O filme é lindo, mas o livro é muito mais. ;-)
E a gente chora muito com os outros dois, mas aprende tanto, que vale a pena. Quando tiver no momento, se jogue. Vai acrescentar muito. E pura verdade: leitura é vida. Só acrescenta! ^^
beijocas

Responder