06.01.2015
* Diário de Viagem: Curiosidades da Suíça (que vão além do chocolate e da neve)! ♥
Quando eu era mais nova, a Suíça tinha dois significados para mim: era o lar doce lar da minha tia (e das minhas primas) e colégio interno (vi em algumas novelas hahaha). Aí eu cresci, conheci de pertinho e percebi que ia além das minhas percepções, do chocolate e da neve. Pensando nisso, selecionei algumas curiosidades desse país apaixonante, cheio de qualidades e com alguns defeitinhos também. Curiosas de plantão, o post de hoje é para vocês. ♥
Arquivo pessoal. 

1. Curtir o inverno daqui é uma das melhores coisas do mundo. Mas para fugir do óbvio, que tal aproveitar o verão suíço? Claro que não é um Rio 40º, mas a gente até fala “que calor infernal” hahaha. Enfim, se você vai tirar férias em julho ou agosto, corre para cá. É quando as cidades ficam mais movimentadas e os festivais acontecem. No meio do ano passado, Locarno (que fica na parte italiana) recebeu Laura Pausini, Andrea Bocelli e até Backstreet Boys. Sabia que a gente até consegue pegar uma corzinha? Aproveitar o sol em frente ao lago é bem divertido e rende ótimas fotos. Só não se assuste se você estiver lendo um livro ou conversando com a sua prima, e um pai de família resolver trocar de roupa na sua frente e entrar na água gelada peladão, sem a menor vergonha. Supercomum aqui hahaha. ;-) 

2. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, italiano, francês e romanche. E pelo que eu entendi, cada parte tem o seu dialeto. Quem quiser viver aqui, sugiro um curso de alemão, pois é o que predomina mesmo. Lembrando que o alemão suíço é diferente do alemão da Alemanha. Ah! Se você está no cantão Ticino, que fala italiano, provavelmente os comerciantes vão saber te atender em alemão. Mas se você está em Zurique, esquece o italiano. Passei perrengue lá na estação de trem, mas nada que uma mimica não tenha ajudado hahaha. Nas outras partes, eu ainda não fui. Então, não sei como funciona. ;-) 

3. Aqui na Suíça italiana, os suíços alemães recebem o apelido de “zucchine”, que em italiano significa “abobrinha”. Ou seja: sem sal, sem gosto, sem graça. Pois é, existe uma rixa sim hahaha. Pelo menos entre a Suíça alemã e a Suíça italiana. Eu já conheci alguns suíços alemães bem legais e fofos, mas confesso que me sinto mais em casa na parte italiana. ;-) 

4. Suíços não são muito tolerantes e paciência não existe no vocabulário deles. Eu que sou lerdinha, sofro hahaha! Por exemplo, na fila do caixa do mercado: se vira nos trinta. Tem que pagar, guardar as compras, tudo bem rápido. A pessoa que está atrás de você não tem muita paciência não. Nas lojas, os funcionários não têm muito jogo de cintura não. Uma vez, eu estava experimentando uma roupa e a funcionária entrou na cabine e me expulsou de uma forma mais grossa do que educada. A loja já estava fechando e acho que eles estão certos, mas falar com jeitinho não é pedir muito, né? Claro que a gente não pode generalizar, já fui super bem-atendida em outras lugares, mas dessa loja eu peguei uma implicância. Então, duas dicas: na fila para pagar, já pega o cartão ou dinheiro e corre haha. E se você entrar numa loja quase na hora de fechar, melhor esperar outro dia. ;-)

5. Mais outras curiosidades: Suíça é 8 ou 80, assim como os outros países na Europa. No verão, escurece bem tarde. Oito horas da noite e tudo clarinho. No inverno, quatro e meia e tchau claridade. Os transportes são caros (tipo 4 francos um percurso curto), mas a gente tem segurança e qualidade. Então, vale a pena, né? Se o trem está marcado para tal horário, uns dois minutos você já está quase chegando no seu destino (claro, se o destino não for longe). E se atrasar, eles avisam. Ah! Assim como muita gente reclama do calor insuportável do Brasil, muitos suíços não gostam do frio. É aquela velha história: a gente nunca está satisfeita com o que tem, né? ;-) 

**

Prontinho, gente! Gostaram? Espero que sim! A Suíça tem inúmeras qualidades, mas também não é perfeita. Mas também é questão de cultura, né? Ah! Se eu pudesse dar um conselho para os turistas: deem uma chance para as outras três estações, não só para o inverno. Que é lindo e eu amo muito. Mas a primavera, o verão e o outono são encantadores também. ♥ 
Ah! E para quem duvidou do verão suíço, uma foto para comprovar. ;-)
Arquivo pessoal. ♥

Quem tiver mais curiosidades para contar, escreve na caixinha de comentários. ;-)
Um beijo, 
Carol. 

30


30 Respostas para "* Diário de Viagem: Curiosidades da Suíça (que vão além do chocolate e da neve)! ♥"

Brenda Priscila - 06-01-2015 (17:09)

Oi, tudo bom?
Que legal, nunca dei tanta importância para a Suíça, mas depois deste post fiquei morrendo de vontade de conhecer, o que seria complicado porque não falo alemão e nem italiano rs. O verão deve ser uma delícia, pelas fotos dá pra ver que você aproveitou bastante!
Um beijão,
http://www.vireiprincesa.com

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 4:01 pm respondeu:

Vale muito a pena, Brenda! ;-) E nada que um inglês não ajude. ^^
Beijocas,
Carol

Responder



.lívia. - 06-01-2015 (17:13)

menina que maximo esse post, faz um tempo tenho muita curiosidade em ir pra suiça, adorei saber um pouco mais!

http://www.tofucolorido.blogspot.com
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responder



Isabella de Paiva - 06-01-2015 (20:18)

Ai, que legal esse post de curiosidades sobre a Suiça, adoro posts assim :D
Enfim, não sabia que tinha mil linguas para se falar hsuihsiu jurava que era só francês – ai, que ignorância!
Um beijo,
Isabella
The Urban Trends

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 4:02 pm respondeu:

Hahaha ;-) Muita gente não sabe mesmo!
Beijocas,
Carol

Responder



Diise França - 06-01-2015 (20:18)

Tão bom viajar, né?
E ainda conhecer um lugar bacana desses!
Adorei o post!
Beijos

http://www.utilidadebobagem.com/

Responder



Juliana Medeiros - 06-01-2015 (20:57)

que bacana saber que não é só chocolate e neve né, amei o post

Bjuuuu
http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

Responder



au - 06-01-2015 (21:49)

Tem algumas coisas controversas né, tipo do transporte caro. Mas pra compensar vem a questão de segurança q é muito mais importante! Deve ser um sonho esse lugar, isso sim!!!
Beijão!
http://www.vitaminatrendy.com

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 4:53 pm respondeu:

Acho que quando a gente pago caro, mas tem retorno, é superválido. Mas quando a gente paga caro e não tem retorno, dá muita raiva. É sim, vale muito a pena conhecer! ;-)
Beijos

Responder



Priscilla Barreto - 06-01-2015 (22:30)

Adorei o post Carol!
Me surpreendi com o preço do transporte…. mas pela qualidade, segurança e praticidade acaba valendo né? Podiamos aprender muito com eles inclusive nas escolas e na educação
Me arrependi de não ter ido até lá enquanto morei na Itália, mas não vai faltar oportunidade né?

Bjs e um excelente comecinho de ano p/ vc
Pri

http://www.styledchicas.blogspot.com.br

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 5:05 pm respondeu:

Vale mesmo! ;-) É verdade, tomara que um dia a gente aprenda (principalmente, os políticos).
Ah! Não vai faltar não. Coloca no roteiro, que você vai amar. Feliz 2015. :-)
Beijos

Responder



Teca Machado - 06-01-2015 (23:29)

Carol, que legal!
Adorei o post.
Super quero ir aí e ver show dos Backstreet Boys, hahahaha.
Só não quero ver senhores peladões. NO, THANKS!
Suíça já está nos meus planos faz tempo, de preferência no verão. Odeio frio.

Beijoooos

http://www.casosacasoselivros.com

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 5:20 pm respondeu:

Hahahaha muito bom o seu comentário, Teca! ^^
Visita meu segundo lar doce lar, sim. Vou me casar aqui pra você ter motivo também, tá? E no verão hahaha!
Beijocas

Responder



Chez B. - 06-01-2015 (23:56)

Ameeeeeei esse post! Adoro saber mais sobre outras culturas, ainda mais sendo percepções de pessoas com visão parecida com a minha! Eu fui pra Zurique e Lucerna, mas eu tinha uns 10 anos, então não lembro totalmente. Nossa, eu ia me dar muito mal nessa pressa das filas de supermercado, odeio fazer tudo correndo! hahaha Olha só, e você tá aí visitando a família e vai ficar por mais tempo?

Beijinhos,

Bruna
http://www.chezb.com.br

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 10:51 pm respondeu:

Que bom, Bru. ^^ Se tiver a oportunidade, volta. Tem essa história da fila, mas é o de menos. Eu até estou mais ágil hahaha. Então, estou passando uma temporada aqui, mas em fevereiro já volto. Amo isso aqui, mas estou morrendo de saudade da minha família, amigos, meu quarto e por aí vai. Sair da rotina é bom, mas voltar é bom também. ^^ Beijocas

Responder



Augusta Saraiva - 07-01-2015 (00:15)

Adoreeei saber mais sobre a Suiça! Sempre fui apaixonada pelo país (mas nunca soube muito sobre ele) e tenho pensando em tentar trabalhar na ONU um dia, então a Suiça com certeza seria uma opção de moradia!

Beijão!
Boneca de Pano Rosa

Responder



Maria Eduarda {@dudsparrow} - 07-01-2015 (03:04)

Que demais! Eu sempre tive vontade de conhecer, deve ser lindo e "desenvolvido". Gosto de ver lugares em que os transportes publicos funcionam hehehe
Boa semana :)
;**

Red Behavior

Responder



Brenda Palma - 07-01-2015 (03:07)

Adorei! Resumindo então esse lugar é tudo de bom ;-)

Beijos
http://www.tudodmenina.com

Responder



Jéssica || Fashion Jacket - 07-01-2015 (05:04)

A Suíça era um dos destinos iniciais do meu mochilão, mas acabamos trocando pela Áustria por motivos de força maior ($$$$$) hahaha as passagens da Itália estavam ficando bem mais caras e decidimos deixar para a próxima vez, mas com certeza farei e eu ainda tenho muita vontade de conhecer. É um lugar que me encanta muito!

Beijos.

Jéssica
Fashion Jacket – http://www.fashionjacket.com.br

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 11:28 pm respondeu:

Coloca no roteiro sim. Você vai adorar! ♥
Beijocas,
Carol

Responder



Julie Chagas - 07-01-2015 (10:24)

Invejinha branca de você, Carol! Fiquei morta de vontade de ir pra Suíça agora.
Bisous,
Julie | http://www.juliechagas.com/

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 11:34 pm respondeu:

Hahaha ;-)! Suíça é vida, Julie! Vem gente! hahaha
Beijocas

Responder



Virgínia Alcântara - 07-01-2015 (13:08)

Suíça é amor, né? <3 É um lugar que eu tenho muita vontade de conhecer – principalmente no verão – porque sei que acontece tanta coisa legal e ninguém valoriza tanto. Sua postagem é puro amor, e me encheu de vontade de ir pra lá agora mesmo <3

Beijos!
Blog Coisas de Vih | Fanpage

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 11:45 pm respondeu:

Muito amor mesmo. Se tiver oportunidade, vem sim. No verão é bem legal e divertido! ;-)
Beijocas,
Carol

Responder



Colecionadora de moda - 07-01-2015 (14:27)

Ai que tudooooo
Eu imagino que seja lindo e tudo mais, mas eu ia voltar com uma mala de chocolate… fato rs
Kisses

Responder


carol - janeiro 7th, 2015 em 11:56 pm respondeu:

Mala de chocolate tem que ter hahaha! ^^
Beijocas

Responder



Lulu on the sky - 07-01-2015 (15:18)

Olá, Carol!
Não sabia que tinha quatro línguas na Suiça. Uma das minhas cantoras favoritas, tem residência fixa aí, a Shania Twain.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Responder


carol - janeiro 8th, 2015 em 12:23 am respondeu:

Tem sim. Legal, né?
Sério, eu acho que já escutei falar, mas não tenho certeza. ^^
Beijocas,
Carol

Responder



Vanessa pereira - 08-01-2015 (21:51)

No que toca às estações do ano, é mesmo isso. Horrível. Sou de Portugal e é inverno…às 5h já está de noite…:S
Adorei o post :D
Beijocas´*

(o fundo está amoroso <3)

Responder



Amanda L.T. - 17-01-2015 (15:18)

Que legal conhecer um pouco sobre esse país além dos esteriótipos. Fiquei ainda mais curiosa pra conhecer e quando for, seguirei suas dicas. hahaha
beijos.

http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

Responder




Pequena Jornalista - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017